Tempo de leitura: 4 minutos
(Foto Pimenta).
(Foto Pimenta/Arquivo).

Com o semblante mais tranquilo que a quinta-feira de reuniões tensas, o prefeito Claudevane Leite participava nesta sexta á tarde (26) da inauguração da sede da Bahiagás em Itabuna. Ao lado do vice-prefeito Wenceslau Júnior e do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, ambos do PCdoB, o prefeito dizia em entrevista ao PIMENTA que ainda não havia definido o nome do novo secretário da Saúde. 

O nome mais provável para o cargo, no entanto, participava da solenidade: o médico e empresário Eduardo Fontes. Vane desconversou quando questionado sobre o nome para o lugar de Renan Araújo, demitido por dificuldades de mostrar avanços em uma área. “Realmente, a atenção básica deixou a desejar, não funciona como gostaríamos”, disse Vane, reconhecendo o esforço do ex-secretário no retorno da Gestão Plena. Confira a entrevista.

BLOG PIMENTA – O que levou à demissão do secretário da Saúde?

CLAUDEVANE LEITE – Entendemos que uma das pastas mais complicadas é a Saúde e reconhecemos que houve um esforço muito grande de Renan [Araújo], mas esse é um momento de mudança, tomar outro rumo, sem briga. No momento que a gente entender que um secretário precisa ser mudado, que precisa de uma dinâmica diferente, a gente vai fazer isso.

PIMENTA – Mas qual o motivo específico da exoneração?

VANE – Nós avançamos em algumas áreas: Cedorf, Hospital de Base, retorno da Gestão Plena, mas, realmente, a atenção básica deixou a desejar, não funciona como gostaríamos. Temos problemas de estrutura e a maioria das unidades é alugada. Mas esse não é o motivo principal da saída dele. A gente entende que precisa de um novo rumo. Por isso, a mudança.

PIMENTA  – Essa mudança  significa avançar em quais áreas?

VANE – O Hospital de Base melhorou bastante. A gente pegou salários atrasados, saiu de 4 para 9 leitos de UTI, amanhã (hoje) vamos inaugurar a reforma geral do hospital, mas o que precisamos hoje é que a atenção básica funcione melhor. Itabuna, como todas as cidades do país, sofre com a falta de médicos. Nós entendemos que essa reivindicação da sociedade  pelo melhor funcionamento dos postos de saúde é legítima. Espero que em agosto, setembro possamos mudar essa realidade com os postos funcionando de uma melhor maneira.

PIMENTA – O senhor já tem algum nome para o cargo?

VANE – Durante a campanha, nós prometemos que os cargos seriam indicação política, mas nunca sem perfil [para a área]. Vamos buscar uma pessoa com perfil. Nessa necessidade urgente de fazer com que a atenção básica funcione, pessoalmente estarei trabalhando neste sentido para que essa dinâmica de melhoria nas unidades possa acontecer o mais rápido possível.

__________Vane4

Não há briga com nenhum partido, muito menos o PCdoB. O PCdoB é aliado, ajudou muito a gente, tem quadros importantes no governo.

__________

 

PIMENTA – Dá para conciliar essa função com a de prefeito, levando em consideração a complexidade da Secretaria da Saúde?

VANE – É como eu estou falando… Sou prefeito de todas as secretarias, da saúde, da educação, da infraestrutura, só que colocamos pessoas capazes em cada área. A gente sente hoje que a maior dificuldade da cidade é a saúde. Com certeza, vamos ajudar muito mais a saúde. Estamos mais perto, negociando pessoalmente, vendo a questão dos recursos, para que a gente possa fazer com que a atenção básica, tão criticada com razão pelas pessoas que precisam, funcione melhor.

PIMENTA – O secretário será do PCdoB ou indicado pelo partido?

VANE – Pode ser alguém do PCdoB, pode não ser. Mas eu sempre digo que, do secretário ao gari, a nomeação é do prefeito. Há a indicação, mas sempre a gente analisa.

PIMENTA – Pelo lado político, o senhor não teme um atrito se a indicação não for do PCdoB?

VANE – Com toda a sinceridade, não há atrito no governo. O governo está unido, tem objetivo. É um governo só, uma prefeitura só, um prefeito e todas as secretarias precisam vestir essa camisa que é a da gestão.

PIMENTA – Não há atrito?

VANE – Não há briga com nenhum partido, muito menos o PCdoB. O PCdoB é aliado, ajudou muito a gente, tem quadros importantes no governo… Nós estamos trabalhando com harmonia. Nós só sentimos que precisávamos dar uma nova dinâmica, uma dinâmica melhor à Saúde. Reconhecemos o papel de Renan, que foi útil, deixou coisas boas, mas entendemos que é preciso outra dinâmica.

PIMENTA – O senhor elogiou o trabalho no Hospital de Base. Paulo Bicalho é o nome escolhido para a secretaria?

VANE – Paulo Bicalho é um técnico, já foi secretário [da Saúde]  de Itabuna e de Camaçari, tem todas as condições, mas Paulo tem feito um trabalho fantástico no Hospital de Base. Paulo mudou a realidade do hospital. Quando chegamos, desculpe a expressão, o Base cheirava mal. Era uma situação muito ruim. Com a nossa determinação, confiança, Paulo, sem interferência política, conseguiu sanear o Hospital de Base. A tendência é que ele permaneça no hospital para que possamos ajudá-lo, principalmente após a vinda da Gestão Plena.

20 respostas

  1. Vane, nossa cidade está “comemorando” o 103º Aniversário… ..quais as obras? Centro da cidade pintado, capinado, varrido?

    Tenha ciência que sua gestão está deixando a desejar, pena que no seu caso, troca apenas de 4 em 4 anos…

    Por falta de opção, tive que votar no senhor… …era o menos pior….

  2. Entrevista com o Prefeito Vane:
    Entrevistador: Vane você completou quase 8 meses de governo e ainda não disse para que veio, agora no aniversário da cidade você não tem nada a dar de presente a população de Itabuna-BA?
    Vane – Como não tenho? vou dar a cabeça do secretario de saúde para ser servida em praça pública, no dia da cidade… quer presente melhor???

  3. Que vergonha algumas pessoas já tinham comentado sobre o afastamento do secretário de saúde, não foi meramente pelo fato da pasta não ter avançado mais por troca de favores entre a nova gestão e a deputada Ângela que já tinha ordenado a pasta ao filho.

  4. Pessoal… obras só de infraestrutura é fundamental, mas, precisamos verificar também obras como SANEAMENTO DAS DÍVIDAS, CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS JUNTO AO GOVERNO FEDERAL (o que significa que podemos gerir PROJETOS e executá-los), pagamento dos atrasados deixados pelo gestor anterior (maioria entrega a justiça e pronto)…, retorno do ESPORTE, redução da criminalidade (ainda em número grande, mas…) .dentre outros….
    Como querem infraestrutura…. RESTAURANTE POPULAR, BAHIAGÁS…
    Ainda teremos muito o que comemorar no decorrer do mandato… podem acreditar… Com relação aos Postos de Saúde, houve desvio das verbas em torno de 3 milhões na gestão anterior E A CULPA É DE VANE. Estamos arrumando a casa para depois colocar a mobília…o INVERSO não dá certo, ok?

  5. O que lamento é isso, as pessoas dizendo que apostou em Vane e olha o resultado? Sinceramente? Era de se esperar, na verdade ainda não me surpreendeu, um ex vereador por 8 anos que a cidade não conhecia e ainda achavam que o nome “vane” era mulher… ta de brincadeira não é?

    Esse lance de anônimo ser da noite para o dia um alcaide, não dá certo, ou o cara tem experiência e serviço público prestado, ou nada feito, de teoria não vive e nem se come e sim de ação!

    Acorda Prefeito, para de ficar ainda insistindo nas mesmas palavras como “dinâmica” “entendemos” e “mudança” que nenhuma dessas são aplicadas e si ditas, você ainda Prefeito acha que está em campanha política, acorde moço… quieta que ta feio!

  6. Gente, podemos ver explicitamente que tudo na cidade continua ruim, sabemos que a herança que o prefeito herdou foi das piores, e temos a convicção que em 6 meses não recuperaria o que foi destruído em 10 anos, mas não só a saúde, como infra estrutura, educação, saneamento… continuam péssimos na nossa cidade. Vane tem que assumir que de fato, há uma intriga entre os seus secretários e o PCdoB. Abre o olho VANE, tem muitos aí que deveriam cair também, são sangue-sugas, vieram de gestões passadas, com um passado negro. Como é o caso de Othon (da controladoria)e outros aí, pra ele esse cargo foi sopa no mel. Licitações, falcatruas é com ele mesmo. Vamos aguardar…

  7. Meu Camarada, todos os prefeitos deixaram débitos, mais correram atrás,e não ficaram todo o mandato reclamando do anterior,vane não sabia disso, que vereador ele foi, o que vane fez contra os prefeitos anteriores, já sei, si preocupou com as diárias e contra-cheques dos funcionários,si passaram sete meses,e ainda estam culpando o governo anterior, vai trabalha vane.

  8. Prefeito atenção básica não funcionou e nem vai funcionar porque lá os seus técnicos são incompetente e se não mudar a lerda a lenta a quem não diz pra que veio e so pensa na campanha futura do seu marido com essa carinha de anjo e espirito de demonio não vai funcionar Prefeito o seu corpo técnico não funciona. O Ex Prefeito de Itabuna Fernando Gomes na sua primeira gestão analfabeto deu um show. Renan tinha que sair sim, mais o desastre da atenção básica a coordenadora da atenção basica não suprir um aparelho de pressao em cada unidade? Mim Poupe me economize, até as enfermeira que querem mostrar para o que veio traz de seu próprio uso quando quer somar.

  9. ENQUANTO OS PARTIDOS ADMINISTRAR A VIUVA NÃO AVANÇA, ENQUANTO RENAN CORRIA ATRAS A COORDENAÇÃO NÃO MOSTRAVA SERVIÇO, É O SEU CORPO TECNICO PREFEITO E VICE, EU NÃO VEJO RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE,VEJO PERSEGUIÇÕES POR QUEM QUER CONTRIBUIR. QUEM É 10 É PERSEGUIDO SO VOCE PREFEITO FAZ DE CONTA FECHA OS OLHOS E O PCdoB DESTRUINDO SUA IMAGEM. OU O JOGO É PESADO

  10. É POUCO TEMPO PARA O ATUAL GESTOR FAZER UM BOM TRABALHO AO QUAL FICARAM 8 ANOS E DESTRUIRAM A CIDADE, SO QUE FERNANDO E GERALDO MANDAVA E A DOENÇA O ESPIRITO DE AZEVEDO PASSOU PARA CLAUDEVANE ELE SENTOU NA CADEIRA MALDITA SEM FAZER UM CULTO DE LIBERTAÇÃO FORTE ESTA AI O DESASTRE E NÃO VAI MELHORAR POIS A FERIDA CRONICA VEM DE MUITOS ANOS, FORA OUTROS DETALHES.

  11. Zeca… explique como adquire experiência…. pelo que disse ninguém vai ser prefeito pela primeira vez…. tem que partir prefeito já de terceira sem passar pela primeira?
    É igual a colocar o cartaz: precisa-se de empregado, com experiência. Se fosse cumprido à risca, ninguém estaria empregado.
    Só vou começar a criticar negativamente depois de 01 ano, por enquanto, só ponderações, sugestões, críticas construtivas, etc….
    Claro que precisa de alguns ajustes, mas, convenhamos, ainda é cedo para quem pegou as últimas administraçoes um caos.
    Hoje vi comentários que Geraldo Simões estava bem na pesquisa, mas, ao ler, vi que ele tinha 28% de abordagem positivas e 37% de negativa, ou seja… PRECISAMSO INTERPRETAR…..

  12. Que alcaide mais sem noção!!!! Exonera um incompetente e convoca um empresário do ramo hoteleiro, que por acaso é médico mas não é referência nem na especialidade dele, quanto mais no conhecimento de Saúde Pública e Gestão em Saúde.
    E o absurdo dos absurdos é sua excelência ousar dizer que “nessa necessidade urgente de fazer com que a atenção básica funcione, pessoalmente estarei trabalhando”…
    Se o Deus que o senhor prefeito crê, e eu também creio, permitiu que ele fosse uma pessoa limitada, é para que acolha com humildade tal realidade, apesar de já ter sido vereador e atualmente a autoridade maior da cidade, e tenha um lampejo de competência, colocando um técnico para verdadeiramente organizar o que um político não conseguirá.

  13. Itabuna ,cidade mãe,acolhedora da região,berço da civilização,trajeto principal do escoadouro do cacau,mãe comercial.Tem um serviço saúde péssimo e um governante cego visual,coloca um dr. empresário para secretário de saúde,que nem nas plásticas foi triunfal ,imagine que desgraça total.Pior por pior ficaria o atual.Diante tantos médicos,uma escolha visual pela auge da fama e esqueceu do primordial.De um médico real,competente e ideal para assumir compromissos para uma saúde legal.Meus pêsames prefeito Vane por esta escolha irracional.

  14. Prefeito Vane, para o bem da saúde de Itabuna, um bom nome hoje para assumir a saúde de Itabuna e messias boaventura ex secretarío de saúde de porto seguro.

  15. Não conheço o sec de saúde anterior. Não quero nem entrar na discussão que sua exoneração seria meramente a famosa politicagem. Será que o prefeito não pensa que trocar de secretário NÃO vai resolver os problemas. Resolve os problemas investindo, planejanto, trabalhando, roubando menos, não deixar a “fatia da maquina pública ser tão fatiada”. Isso muda alguma coisa. Não apenas trocando de pessoas, como se troca de sapatos. Pois vejo a anos: não tem remedio, não tem profissionais, troca o sec de saude, troca o diretor, etc. Não tem merenda, livros, aulas, troca o sec de educação.
    Quando os responsáveis vão acordar, ou melhor, agir, pois saber que é assim que se procede, já sabem.

    PS: parabéns à equipe do Pimenta pelas perguntas claras e diretas.

  16. TITULO ORIGINAL: ADEUS, CINCO LETRAS QUE CHORAM

    MUSICA DO SAUDOSO: FRANCISCO ALVES

    CANTA O CORAL: SUL DA BAHIA

    ” R E N A N ” CINCO LETRAS QUE FEZ MUITA GENTE CHORAR
    1 2 3 4 5

    ADEUS, ADEUS, ADEUS
    CINCO LETRAS QUE FEZ CHORAR
    NUM SOLUÇO DE DOR
    ADEUS, ADEUS, ADEUS
    É COMO O FIM DA SAUDE
    CORTANDO A ENCRUZILHADA
    PONTO FINAL DE UM ROMANCE DE AMOR

    QUEM PARTE TEM OS OLHOS RASOS D’ÁGUA
    SENTINDO A GRANDE MÁGOA
    POR SE DESPEDIR DE QUINZE MIL REAIS
    VANE E WENCESLA,LAU TAMBÉM FICAM CHORANDO
    COM O LENÇO ACENANDO
    POR QUE VÃO PARTIR TAMBÉM

    ADEUS RENAN, ADEUS RENAN, ADEUS TCHAU…

  17. É uma falta de vergonha essa política descabida, todos estão cansados de saber que a exoneração de Renan não passa de manobra política vergonhosa para um gestor que sobretudo se intitula cristão!!!! Vane, mais respeito, o povo não é burro!!!!!!!!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *