Tempo de leitura: 2 minutos

(Foto Moreira Mariz/Ag. Senado)

Marival Guedes, de Salvador

O senador Walter Pinheiro afirma que o minuto do celular pré-pago no Brasil é o mais caro do mundo e os serviços prestados pelas operadoras de telefonia são ruins. Estimativas apontam que, pelo menos, 80% dos celulares no país funcionem nesse sistema.

Pinheiro diz ter adotado várias ações contra as empresas telefônicas pra que elas cumpram o contrato com os usuários. Acompanhe uma rápida entrevista concedida pelo senador baiano ao blog.

PIMENTA – Qual a avaliação que o senhor faz sobre os serviços prestados pelas telefônicas?

PINHEIRO – Nós temos que fazer a utilização deste serviço para a área de educação, saúde e segurança. Usar ao extremo um serviço que é um importante insumo para o desenvolvimento e que na prática as empresas, todas multinacionais, até mesmo a Oi que agora tem uma participação da Portugal Telecom, mesmo trabalhando com tecnologia de ponta, ainda é muito atrasado.

PIMENTA – E os lucros são altos …

PINHEIRO – São empresas que faturam muito, o sistema fatura mais de 170 bilhões. Então nós estamos cobrando da estrutura pública, Anatel principalmente e  Ministério das Comunicações, que haja um rigor maior para que as empresas cumpram os contratos.

PIMENTA – Repercutiu ligação telefônica entre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula que teve a linha cortada. [O fato aconteceu no dia oito de agosto do ano passado. A ligação caiu três vezes, na presença  do ministro  das Comunicações, Paulo Bernardo. Dilma não gostou e pediu providências ao ministro]. Houve algumas ações após este episódio?

PINHEIRO – A Anatel fez ações. Não é só a queda de ligação com Dilma, é de todos os brasileiros. Aquela foi uma das milhões das ligações que caem. As empresas fazem promessas e não cumprem.

PIMENTA – E o usuário paga caro…

PINHEIRO – Muito caro. O minuto do celular pré-pago no Brasil é o mais caro do mundo. Então tem que mudar. Várias ações foram adotadas. O governo tomou posições, assim como a Anatel, mas é preciso ir além. Volto a dizer, nós estamos falando de um serviço que tem excelência de tecnologia. Então, não pode prestar um serviço ruim.

PIMENTA – Concretamente, o que foi feito em um ano?

PINHEIRO – Nós estamos com várias ações. Entramos no Ministério Público, na Anatel, cobramos multa, cobramos cumprimento do contrato, entramos com um projeto no Senado para que as empresas cumpram o contrato. São estas ações que estão em curso.

3 respostas

  1. A OI patrocina o Brasil na copa do mundo e joga contra o cidadão.

    Protesto organizado contra a operadora esta sendo organizado em Itabuna.

  2. A MANIFESTAÇÃO E O NAVIO FANTASMA

    Está em tramitação, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que coloca em risco vários direitos do povo brasileiro. . “O “temeroso” PL 4330/04 que pretende ampliar a terceirização em todas as empresas privadas, estatais e do serviço público no país. Na prática, ele permitirá que as atividades sejam executadas por firmas terceirizadas. O PL mencionado poderá ser votado no próximo dia 11 de agosto.
    Hoje, terça-feira, (6), centrais sindicais e movimentos sociais, contando 35 entidades, além do Movimento Contra a Morte Prematura, estiveram mobilizados, na Praça 9 de Novembro, (Centro) para alertar a população quanto a mais esse golpe contra o trabalhador brasileiro.
    A fragilidade do ato, na manhã deste dia deu piedade! Pode-se comprovar facilmente, a experiência dos Sindicato dos Bancários, Comerciários, CUT e o próprio MCMP em juntar pessoas e receber aplausos. Hoje, foi registrado, por nossa lente, notar o olhar frieza dos transeuntes, como se nada tivesse acontecendo na Praça.
    Era como se, em vez de sindicalistas, microfones, alto-falantes, veículos etc., houvesse fantasmas. O motivo é simples: boa parte dos sindicatos, associações e movimentos sociais hoje é aliada dos governos municipal, estadual e federal, e com raríssimas exceções, estas entidades não vêm cumprindo o seu papel de representar e defender o povo.
    O atual governo é um excelente exemplo disso, pois patrocina e agrega diversos sindicatos. Enquanto o país está navegando em pleno nevoeiro, com o mar bravo e a atual comandante dirigindo com um misto de incompetência e ruindade, o povo deixou de acreditar em boas intenções.
    Nada sai do papel, nada acontece e a oferta de propostas bate de frente com a incredulidade, com a incerteza, por isto, muita gente está ignorando e correndo do Navio Fantasma.

    (João Melo – http://www.conquistanews.com.br/)

  3. Na veja temuma materia que fala justamente dessa cumplicidade entre a Oi e entidades ligadas ao governo.
    O edcandalo maior refere_se ao depoimento de uma cineasta sobre o Mindia Ninja, poupando as lojas da Oi quando nos ataques dos mascarados nos movimentos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *