Tempo de leitura: 2 minutos

marco wense1Marco Wense

Todas as pesquisas eleitorais visando o Palácio de Ondina, encomendadas pelos dois lados, oposição e situação, apontam ACM Neto em uma posição privilegiada.

E mais: a diferença de Neto para a turma do governo, sob a batuta do governador Jaques Wagner, é considerável. Outro detalhe é que Paulo Souto e Geddel, segundo e terceiro colocados, são oposicionistas.

A fila segue com Lídice da Mata, Wálter Pinheiro, Otto Alencar, Rui Costa e Marcelo Nilo, respectivamente na quarta e oitava colocações. Todos da base de apoio ao governo estadual.

O engraçado no traiçoeiro e movediço jogo sucessório, quase sempre marcado por desconfianças recíprocas, fica por conta da senadora Lídice da Mata.

A ilustre parlamentar, que é presidente estadual do PSB e líder da legenda no Senado, quer o apoio do governador Jaques Wagner independente do cenário nacional.

“Se Eduardo Campos for candidato não impede que o governo me tenha como candidata”, diz a senadora. Campos é governador de Pernambuco e presidenciável pelo PSB.

Pois é. Lídice quer um palanque diferenciado, sem a presença de Dilma, que busca a reeleição, e de Lula. Quer se fortalecer com o apoio de Wagner para pedir votos para Eduardo Campos.

Lídice também criticou a articulação política do governo Dilma: “Ninguém imaginava Cézar Borges como ministro e Otto Alencar como vice de Wagner. O PT se misturou”.

Se o saudoso Gonzaguinha estivesse vivo, diria que o governador Jaques Wagner não tem “cara de panaca” e “jeito de babaca”.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

4 respostas

  1. Zelão diz: – Quem vê cara, só vê a aparência

    “Se o saudoso Gonzaguinha estivesse vivo, diria que o governador Jaques Wagner não tem “cara de panaca” e “jeito de babaca”.

    Wagner pode até não ser, mas que tem cara e jeito, isso tem. Só não vai acontecer é Wagner apoiar Lídice na sua sucessão e Lídice está jogando pra platéia ao sonhar com tal possibilidade.

    Ao meu ver, Wagner tem dois nomes para a sua sucessão: – No plano “A,” no caso da candidatura de Dilma não decolar, será o senador Walter Pinheiro. No plano “B,” caso venha a ser Lula o candidato – com reais possibilidades de ser eleito – o nome será o do seu fiel escudeiro Rui Costa. Pelo plano “A,” mesmo perdendo a eleição o senador Walter Pinheiro continuará no mandato e Wagner além de apaziguar os ânimos dentro do PT baiano, sempre poderá atribuir a derrota ao plano nacional. No plano “B,” com Lula, fica mais fácil – diante da expectativa de vitória – empurrar o seu “poste” de confiança.

  2. Não voto no PT, não gosto do PT e acho que seus métodos políticos são os mais criminosos de todos os demais, bem que eu gostaria, mas não acho que a Dilma perca essa eleição, primeiro porque não temos uma oposição coesa e eficiente e o segundo e principal motivo foi as costuras que Lula conseguiu fazer ao longo desses 10 anos de poder petista. Pela primeira vez na república brasileira um governo fez alianças espúrias em quantidades assustadoras com políticos, empresários e quase 90% da mídia, até na imprensa internacional o governo Lula/Dilma é generoso em distribuir a grana pública, quanto a senadora Lídice, por pior que seja o PT ou Wagner ela ainda deve agradecer, pois se não fosse eles ela e seu fiel escudeiro Domingos Leoneli estariam no ostracismo, é só ver como anda o PSB nacional, a direção da legenda teve que apelar para alguns formadores de opinião como, atletas, atores e músicos, pois os famosos “SOCIALISTAS” já não enganam mais ninguém.

  3. Boa TArde

    Gostaria de ver o Prefeito de Feira de Santana, Jos[e Ronaldo CArvalho na lista dos favoritos ao Governo do Estado.Ele realiza um excelente trabalho em Feira de Santana-BA

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *