Tempo de leitura: 3 minutos

Karoline VitalKaroline Vital | karolinevital@gmail.com

O Teatro Popular de Ilhéus, que sempre se preocupou em levar ações para a periferia ilheense e a zona rural, consegue alçar voos mais longos.

A força do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) vai além da plasticidade dos seus espetáculos. É um grupo que resiste bravamente às intempéries econômicas, políticas e sociais. O primeiro espetáculo do grupo criado por Équio Reis em 1995 (a data exata ninguém se lembra com exatidão) colocou à prova os artistas sociais. Apresentando A estória engraçada e singela de Fuscão – o quase capão – e o cabo eleitoral, o elenco precisou fugir da “plateia” enfurecida, no bairro Teotônio Vilela.

A primeira peça do grupo era encenada na rua, entre os transeuntes desavisados que estavam em meio ao palco. O enredo era baseado no drama de um homem passando mal que não recebia atendimento porque um puxa-saco de político queria promover seu candidato. O “público” enfurecido reagiu à situação esdrúxula dando uma carreira nos atores, atirando pedras e concedendo predicados impublicáveis. A provocação do espetáculo surtiu efeito, já que o povo demonstrou saber como reagir às injustiças.

Desde então, é impossível assistir aos espetáculos do Teatro Popular de Ilhéus e não sentir a pulsação da essência do grupo em cada cena: a arte como instrumento de transformação social. Mas é assistir de verdade, saboreando com os sentidos cada fala, movimento, música, luz, etc. A valorização da cultura popular, o discurso crítico que coloca o povo como protagonista, a provocação sobre as posturas da comunidade, o sonho de um mundo mais justo. Esses são os temperos básicos de cada montagem, independente da idade do público.

O Teatro Popular de Ilhéus é formado por uma turma que carrega ideais acima de vaidades. No TPI, não há espaço para estrelas ou vedetes e, com modéstia, todos trabalham para promover o conteúdo das montagens. Capitaneados com a ousadia de Romualdo Lisboa, desde o falecimento de Équio em 2001, seguem remando contra a maré do entretenimento vazio, da alienação ideológica e desvalorização das riquezas da nossa terra, da falta de apoio financeiro.

É incrível ver como o Teatro Popular de Ilhéus, mesmo com recursos limitados, mantém o único espaço cultural da região com programação regular não só de espetáculos, mas que oferece cursos e oficinas artísticas. Um grupo do interior da Bahia que possui cinco peças em seu repertório atual e mais de 20 produções em seu currículo, todas escritas, produzidas e executadas com alta qualidade técnica. Cada montagem é uma gestação e um parto, embasada em pesquisas científicas, apoio técnico de acadêmicos, preparação de corpo e voz com profissionais, além de muita inventividade.

Mesmo primando pela excelência, nem sempre o TPI conta com a atenção do público local ou de agentes financiadores que desejem investir em um produto cultural tão vivo e instigante. Os apoios financeiros dos governos Estadual e Federal garantem a estrutura básica para execução das ações. Através dos editais, conseguem financiar algumas atividades, escrevendo e submetendo mais de 20 projetos por ano. Porém, a falta de visão e interesse da iniciativa privada não permite a ampliação dos projetos planejados para beneficiar toda uma região, agregando diferentes grupos, artistas, linguagens e fortalecendo a nossa identidade cultural.

O Teatro Popular de Ilhéus, que sempre se preocupou em levar ações para a periferia ilheense e a zona rural, consegue alçar voos mais longos. Já pousou em outras cidades do interior baiano e até do sertão de Alagoas e deixou sua marca nos palcos de grandes capitais como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Mas, ao invés de despertar vaidade pelos aplausos e reconhecimento nacional, o amadurecimento reforçou o sentimento de responsabilidade sociocultural com sua terra mãe.

Eu sou muito feliz por fazer parte de um grupo que não carrega um discurso individualista. Em cada pequena revolução que promove, o Teatro Popular de Ilhéus lança sementes de ideias por um mundo melhor. E isso me enche de orgulho.

Karoline Vital é jornalista e coordenadora de Comunicação do Teatro Popular de Ilhéus.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *