Tempo de leitura: < 1 minuto

haddadAlguns dirão que é demagogia, mas o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), adotou o hábito de ir para o trabalho de ônibus. Segundo a colunista Mônica Bergamo (Folha de São Paulo), a atitude do gestor paulistano é uma tentativa de dar exemplo, já que o governo municipal faz campanha para que a população troque o carro próprio pelo transporte coletivo.

Haddad, de acordo com a colunista, não alterna horários nem os pontos onde pega o ônibus, o que produz calafrios em sua segurança. De qualquer maneira, o prefeito pensa em baixar decreto determinando que secretários municipais e assessores mais próximos igualmente deixem o carro na garagem e adotem o “buzu”.

A postura leva a uma necessária reflexão sobre a mobilidade urbana, inclusive em cidades de porte médio, como é o caso de nossa Itabuna. Com uma frota superior a 60 mil veículos em circulação, acrescida dos que afluem de suas circunvizinhas, a cidade precisa urgentemente priorizar o transporte coletivo, o que implica em melhorar a qualidade do mesmo. “Ir de bike”, como se tem pregado em algumas cidades, é também uma boa solução para reduzir o caos urbano.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *