skip to Main Content
14 de julho de 2020 | 10:01 pm

CONFLITO TUPINAMBÁ: AGRICULTORES SÃO MANTIDOS REFÉNS EM BUERAREMA

Tempo de leitura: < 1 minuto

15 agricultores e trabalhadores rurais são mantidos reféns por índios e autodeclarados tupinambás, na zona rural de Buerarema, segundo parentes das vítimas. Mais de dez viaturas da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança foram acionadas para tentar libertar os reféns.

Neste momento, mais de duas mil pessoas estão aglomeradas em frente à delegacia de Polícia Civil do município em busca de notícias dos trabalhadores e pequenos agricultores. O grupo saiu da sede de Buerarema pela manhã em um Ford F-4000 para fazendas onde iriam realizar colheita de cacau.

As primeiras informações são de que os trabalhadores teriam sido tomados como reféns pelo Cacique Babau com um bando de, aproximadamente, 50 homens. Antes de ir para as fazendas, os agricultores pediram escolta e autorização da Federal, o que teria sido negado. Eles também teria sido aconselhados a não ir para a zona rural sem proteção da PF ou da Força Nacional.

Agricultores e tupinambás disputam 47 mil hectares de terra no sul da Bahia. A área abrange, além de Buerarema, os municípios de Ilhéus e Una. Somente neste ano ocorreram 62 invasões a propriedades rurais nestes municípios.

ATUALIZAÇÃO

00h07min – A Força Nacional e a Polícia Federal conseguiram resgatar 13 das 15 pessoas mantidas como reféns por tupinambás nesta sexta (8). Uma das pessoas resgatadas, identificada como Sandro, necessitava de atendimento médico devido a agressões que sofreu. Agricultores pressionam as forças de segurança para que retornem à zona rural a fim de tentar localizar e resgatar as outras duas pessoas.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top