Tempo de leitura: 3 minutos
LIRAa deixou de ser feito, mas ações serão intensificadas (Foto Pimenta).
LIRAa deixou de ser feito, mas ações serão intensificadas (Foto Pimenta).
Renato Freitas, de branco, aponta áreas com maior incidência de dengue (Foto Gabriel Oliveira).
Renato Freitas, de branco, aponta áreas com maior incidência de dengue (Foto Gabriel Oliveira).

Pela primeira vez nos últimos seis anos, Itabuna ficou de fora da lista dos municípios brasileiros com os maiores índices de casas com focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Mas a razão para isso é o próprio coordenador de combate à dengue, Renato Freitas, quem explica:

– O LIRAa Não foi feito. Vai ser feito. Não tem nada demais – disse em entrevista ao PIMENTA há pouco.

O LIRAa é o Levantamento de Índices Rápidos de Aedes aegypti e deveria ser feito entre 1º de outubro a 8 de novembro. O município foi por quatro vezes campeão nacional em infestação de larvas do mosquito da dengue (relembre aqui).

Renato apontou problema na aquisição de material. “Não há facilidade para a compra do material”.

Renato explicou, no entanto, que o material já chegou e o trabalho começará assim que forem definidas as áreas para aplicação do LIRAa, o que é feito por sorteio, segundo explicou ao blog. Este foi o segundo levantamento cancelado, nos últimos cinco meses, devido à falta de material (relembre aqui). Itabuna registrou 2.705 casos de dengue até o final de outubro.

QUEDA DE 68% NO NÚMERO DE CASOS

Para o coordenador, não há razões para preocupação por o município não ter feito o levantamento. Ele cita a redução de 68% no registro de casos de dengue no município no comparativo deste ano com 2012.

Segundo Renato, a queda se deve a ações desenvolvidas pela secretaria, a exemplo de “armadilha” para coleta de ovos do mosquito da dengue (ovitrampas) e os bloqueios nas áreas onde há registro de casos.

Existem ainda outros dois fatores responsáveis pela queda, conforme observação de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde: as subnotificações de casos aumentaram no primeiro semestre e a população itabunense passou a ter maior resistência aos vírus tradicionais da doença (1, 2 e 3).

CONTRATAÇÃO DE AGENTES

O município intensificará as ações contra a dengue neste verão. Há duas semanas, o prefeito Claudevane Leite anunciou a contratação de 139 novos agentes de endemias para o combate à dengue no município, parte deles será para substituir 44 contratos a vencer ou vencidos. A contratação será feita por meio de seleção pública.

ILHÉUS E ITABUNA CORREM RISCO DE SURTO DE DENGUE

A lista dos municípios que correm risco de sofrer surto de dengue neste verão foi divulgada ontem (19) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. São 157 municípios em todo o país, sendo 16 deles baianos. No sul da Bahia, Ilhéus, que registrou mortes por dengue hemorrágica neste ano, faz parte do grupo de risco.

O coordenador do Programa Estadual de Controle da Dengue, João Emanoel Araújo, numa entrevista, define a situação de Ilhéus e Itabuna como preocupantes. Outros municípios assim classificados são Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Jequié, Mucuri, Salvador e Teixeira de Freitas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *