Tempo de leitura: 2 minutos

dengueO percentual de casas que possuem focos de larvas do Aedes Aegypti em dezembro é, na média, o maior da história de Itabuna. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados há pouco. Das residências visitadas pelos agentes, 27,5% possuem larvas do mosquito da dengue.

Em janeiro, o percentual já era altíssimo: 27,1%. Os percentuais foram aferidos no Levantamento de Índices Rápidos de Aedes Aegypti (LIRAa).

O resultado de hoje põe a cidade ainda mais em alerta para este verão 2013/2014. Pela classificação do Ministério da Saúde, o percentual registrado agora indica possibilidade de surto epidêmico da dengue em Itabuna.

Os percentuais apurados neste ano são bem superiores ao último registro de 2012: 18,4%, em novembro, quando a cidade tornou-se, pela quarta vez, campeã nacional em infestação por larvas do mosquito da dengue.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável pouco menos de 1%. Itabuna está na faixa dos municípios que correm sério risco de surto epidêmico de dengue.

Os dados divulgados nesta sexta (6) revelam que o trabalho de controle e de combate à dengue no município não registrou avanços. O secretário de Saúde, Plínio Adry, reconhece que o índice está elevado, mas afirma que houve redução de 65% no número de casos.

A redução, como já afirmado neste blog, se deve muito mais a fatores como resistência imunológica adquirida pela população ao longo de quase 20 anos de surtos de dengue, e à subnotificação. Casos deixam de ser notificados ou porque o paciente não procura a rede pública de saúde ou porque a unidade de saúde do bairro não funciona, o que foi uma queixa geral no município durante quase todo o ano.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *