Tempo de leitura: 2 minutos
Luiz Ribeiro aproveitou a nota para negar candidatura a prefeito (foto Pedro Augusto)
Luiz Ribeiro aproveitou a nota para negar candidatura a prefeito (foto Pedro Augusto)

A provocação feita pelo vereador Carlito do Sarinha (PTN) contra a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) teve resposta em nota emitida pela entidade.

O texto afirma que a ACI considera “errônea” a avaliação do vereador sobre a participação da entidade na campanha pelo voto aberto na Câmara Municipal de Itabuna. A mobilização, iniciada no calor das manifestações de junho, coincidiram com o período de tramitação das contas do ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM), referentes a 2011. As contas foram reprovadas no dia 13, confirmando parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

A ACI nega ter procurado influenciar o voto dos vereadores. De acordo com a nota, o presidente da entidade empresarial, Luiz Ribeiro, “esclarece que, ao longo da campanha, a ACI sempre defendeu a transparência nas decisões dos poderes constituídos”. Acrescenta que “em nenhum momento, pretendeu interceder na decisão do voto dos vereadores”.

Entrando no mérito da provocação de Carlito do Sarinha, o qual recomendou que a ACI direcionasse suas preocupações para os comerciantes locais que dão calote em fornecedores, a instituição declara desconhecer “qualquer envolvimento ocorrido na atualidade”.

O presidente da associação aproveitou a nota para negar rumores de que pretenderia candidatar-se a prefeito de Itabuna em 2016. Segundo Ribeiro, a possibilidade está descartada, por ele se encontrar absorvido pelas atividades empresariais.

Leia a íntegra da nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante das declarações infundadas, feitas pelo vereador Carlito do Sarinha, que classifica de forma errônea a participação da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) em favor ao Voto Aberto na Câmara de Vereadores de Itabuna, o presidente da Luiz Ribeiro esclarece que a entidade precede ao nascimento da cidade de Itabuna, e, aos 105 anos de existência tem a obrigação de defender os interesses que influenciam a vida da população itabunense, independente de classe ou posição social.

Luiz esclarece que ao longo da campanha, a ACI sempre defendeu a transparência nas decisões dos poderes constituídos (políticas), especialmente os eleitos por votação popular, porque entende que as pessoas precisam ter conhecimento sobre o que está sendo deliberado, em qualquer instância política. Ao mesmo tempo, defende que, em nenhum momento pretendeu interceder na decisão do voto dos vereadores, e ressaltou que a entidade nasceu de uma mobilização de empresários itabunenses contra o arrocho fiscal na cobrança do imposto de consumo pelos idos de 1908.

Sobre a informação de que empresários estariam aplicando um calote em fornecedores, a entidade desconhece qualquer envolvimento ocorrido na atualidade e destaca que Itabuna vive um momento de crescimento econômico, diante da instalação de vários empreendimentos importantes, a exemplo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), o Maxi Atacado e demais instalações que ainda estão por vir.

Com relação a informação que insinua uma possível candidatura sua a prefeito de Itabuna, o presidente afirma, categoricamente, que não existe nenhuma possibilidade de pleitear (a)o cargo do Poder Executivo, tendo em vista a necessidade de continuar à desenvolver as atividades empresariais e a de estar à frente dos seus negócios.

Lembrou ainda o presidente da ACI que os políticos e os detentores de cargos públicos precisam aprender a entender o espírito que rege a democracia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *