Tempo de leitura: < 1 minuto

Puxada do Mastro de São Sebastião. Foto Gidelzo Silva (Secom)Janeiro 2013.

A Estância Hidromineral de Olivença, em Ilhéus, faz os últimos preparativos para a festa da Puxada do Mastro de São Sebastião. O evento, que mistura o sacro com o profano,  é promovido pelos índios e caboclos da comunidade com apoio da Secretaria Municipal do Turismo.
A festa começa no sábado (11), às 21 horas, na Praça Cláudio Magalhães, com apresentação da banda Top Gun. O dia seguinte terá celebração religiosa, com os shows iniciando às 15 horas. Estão programadas as bandas Flor do Caribe, Tri Farol e Batuk Bom.
A Puxada do Mastro de São Sebastião é uma tradição que surgiu no século XVIII e que mistura elementos da espiritualidade medieval e religiosidade cabocla. Na cerimônia, faz-se um clamor aos santos contra todos ao males que atingem a humanidade. A festa é realizada anualmente em Olivença.
Canavieiras – A festa também acontece em Canavieiras, onde o mastro será levado por nativos e turistas às 20 horas deste sábado, percorrendo o trajeto entre o cais do porto, no sítio histórico, e a Praça da Capelinha. O cortejo tem a participação de filarmônicas e de um minitrio. No domingo (12), a partir das 18 horas, é realizada a “Levada do Mastro”, na Ilha da Atalaia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *