Tempo de leitura: 3 minutos

GabrielGabriel Nascimento | gabrielnasciment.eagle@hotmail.com

Uma polícia bem treinada é aquela que atira na perna, na mão que está o revólver, ou que não atira porque aquele contexto não era o seu de trabalho. Não se trata aí de um membro bem treinado da polícia.

A quem serve uma polícia militarizada? Seja a civil ou a militar, a quem serve um aparelho arcaico, herdeiro de governos militares? A polícia militarizada só serve a um Estado autoritário, que tem políticas compensatórias e enxerga na violência o caminho para acabar com a violência.
A polícia militarizada é uma polícia de guerra, responde por vinculação ideológica como membro das forças armadas do país. Só aí duas incoerências: não estamos em guerra, ao menos expressa, e nem as forças armadas do país servem para combater “inimigos internos”.
Trocando em miúdos, mesmo que a violência civil chegue a rumos tão assustadores, não estamos em guerra civil. Aliás, acreditar nisso é jogar nas mãos do Estado privateiro e autoritário a necessidade falsa de investir em políticas compensatórias e em aparatos de violência, o que sempre foi o salmo de nossas elites atrasadas e provincianas. Matar, matar e matar o inimigo interno. Não há inimigo interno e o cidadão brasileiro não pode ser visto como inimigo. Mesmo que seja traficante, que esteja assaltando ou que troque tiros com a polícia.
Na última semana, no centro de Itabuna, um policial à paisana deflagrou vários tiros em um adolescente que assaltava. No contexto, uma polícia de guerra. Um policial fora do seu serviço comum agindo como um soldado a eliminar um inimigo. Uma polícia bem treinada e não militarizada jamais faria isso. Uma polícia bem treinada é aquela que atira na perna, na mão que está o revólver, ou que não atira porque aquele contexto não era o seu de trabalho. Não se trata aí de um membro bem treinado da polícia.
O lamentável é que essa é uma ação corrente da polícia fardada e militarizada das terras brasileiras do Sem-fim. Em todo território nacional, essa vergonha que tem a mesma ideologia do DOPS/DOI-CODI da Ditadura militar que durante 21 anos causou estrago na vida pública brasileira (perseguindo e matando arbitrariamente quem se opusesse a ela), usa táticas de guerra e trata o cidadão marginalizado como alienígena. Tudo isso sob a tutela de um Estado autoritário que investe cada vez mais nessas medidas atrasadas de segurança.

A polícia não é treinada para proteger o cidadão, mas para eliminá-lo quando necessário. E era, dirão os reacionários, os que guardam consigo a sensação de dever cumprido, como em uma guerra, os que não acreditam em uma educação salvadora, mas que a aproveitam em seus discursos falaciosos.
Uma polícia militarizada não serve a ninguém, nem a ela mesma. Essa é a corporação que tem trabalhadores em segurança pública tratados como lixo, torturados no treinamento e ensinados a ir para a praça de guerra. Entre os policiais, no entanto, vemos surgir resistência a esse modelo atrasado e incapaz de dar conta da violência, como a ASPRA que associa praças dessa polícia.
Em nenhum lugar mais civilizado do mundo, onde haja democracia, existe polícia militar. Nos Estados Unidos, a polícia que faz a segurança pública não sai atirando nos cidadãos suspeitos, mesmo em casos de perseguição. A inclinação de corporações especiais, como SWAT e demais agem apenas em casos de muita urgência. E estamos falando de um dos países com mais circulação de drogas e armas no mundo.
Não adianta rogar pela política de armas, porque, ao mesmo tempo em que sua polícia não é militarizada, as forças paramilitares agem igualmente para estrangeiros e supostos terroristas, o que não atinge diretamente cidadão estadunidense.
No Brasil, é o cidadão brasileiro que está sendo assassinado como se fosse alienígena, e não é. Que o sistema penitenciário seja reformulado para se tornar justo e digno, para que proporcione uma vida de trabalho e aprendizado, e mente ocupada, sem hierarquização criminosa e corrupção policial assistida pelas autoridades, o que não podemos admitir é um atraso chamado polícia militarizada que, repito, é ruim para a própria polícia.
Gabriel Nascimento é professor, mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB).

69 respostas

  1. O autor do texto está equivocado quando escreve que no primeiro mundo a polícia não atira no suspeito. Manda ele falar isso pra família de Jean Charles, que foi assassinado covardemente. Aquí no Brasil, graças a pessoas como o autor do referido texto, o bandido que estupra, que mata, que barbariza o cidadão de bem, é a vítima. Hipocrisia é esse tipo de opinião. Esse policial merece sim, uma medalha de heroi.

  2. Boa Tarde Gabriel,
    Lí seu Artigo, contudo já estamos desde o governo do Ex Presidente Collor (1990), com pessoas contrarias a Ditadura Militar e há DEZ ANOS com Lula e Dilma, o que totaliza 24 (Vinte e Quatro Anos) e não vimos nenhuma providência ser tomada no sentido de reverter esta situação que você descreve, Polícia Cidadã só no adesivo das Viaturas,não sou policial, contudo o que assistimos no dia 25/01/2014 aqui em Ita-buna, foi a reação a dois marginais a voz de prisão de um Policial no exercício do seu Dever; Gostaria ver sua reação se estivesse no lugar do PM que atirou, se seu procedimento seria diferente. É muito fácil esta em uma sala confortável e ficar imagi-nando Fantasias , pois nos países civilizados o procedimento seria o mesmo deste PM. Necessitamos acabar com esta desculpa de HERANÇA MALDITA DA DITADURA e agir ao invés deste jogo de empurra que nada faz, esta de que as Forças Armadas são para a defesa do solo Pátrio é mais uma balela pois há quantos anos estão no HAITÍ fazendo o papel de POLÌCIA, ao invés de estarem guarnecendo nossas fronteiras das entradas ilegais de Armas e Drogas que abastecem a Criminalidade.
    Gabriel, o cidadão que morreu tinha acabado de realizar um assalto a mão armada, se era Trabalhador estava a serviço do CRIME.

  3. Parabéns, ate que enfim alguém que tem coragem de falar da ralidade que vem acontecendo em nossa cidade , policia que atira em bandido pra matar ( salvo em legitima defesa)e igual a bandido , concordo, tinha vários locais pra atirar aquilo foi uma execução.

  4. CARO GABRIEL, UMA PENA QUE VC NÃO TENHA LIDO UM TEXTO DE UMA LEITORA POSTADO EM SUA REDE NO FACEBOOK QUE FALA EM RELAÇÃO A POLICIA, SOBRE O QUE ELA FAZ OU DEIXA DE FAZER. É MUITO FÁCIL SENTAR EM FRENTE UM COMPUTADOR E RELATOR O QUE VOCÊ PENSA. AINDA BEM QUE ISSO É APENAS O QUE VC PENSA E SEI COM CERTEZA VC FAZ PARTE DE UMA MINORIA. VENHA VIVER UMA REALIDADE QUE A POLICIA VIVE E DEIXA DE FICAR RELATANDO SEUS PENSAMENTOS SOBRE ESSA INSTITUIÇÃO QUE VC PASSA LONGE EM CONHECER.

  5. Tá com pena do bandidinho que morreu,sr. gabriel??Leva ele pra sua casa e cria…é cada uma que essa gente dos “direitos dos manos” quer fazer passar….outra coisa,quando precisar de socorro,não chame a Polícia Militar não…afinal,ela não serve,né?

  6. O pior, camarada Gabriel, é o mito da segurança ou “falsa segurança”, se questionarmos um humilde cidadão, as ações acometidas pela polícia para ele são de grande significado e louvor, falo isso, porque já questionei alguns em uma pesquisa. A militarização, trás consigo o resquício da ditadura o que infelizmente agrada muita gente, e que não necessariamente seja elite, mas sim, a classe oprimida por essa mesma polícia.
    Constantemente, vemos que policiais em treinamento, morrem, simplesmente por uma esforço exacerbado e um treinamento para-militar, onde até expostos a sessões de torturas, como longas corridas e terem aos olhos lançados quantidades excessivas de spray’s de pimenta e todas as substâncias utilizadas contra a população. Uma vez um amigo policial meu me disse que durante a escola de treinamento o melhor nome pelo qual trataram sua mãe foi “Puta”.
    As corporações não tem a intenção de transformar homens e mulheres em defensores da lei ou da ordem pública, elas (as corporações) tem a intenção de transformar pessoas em animais, bichos, quem atiram primeiro e perguntam depois

  7. Gabriel, bonitinho seu texto. Para um mestrando em linguística vou lhe dar zero em Segurança Pública! A Alice do País das Maravilhas curtiu seu texto!

  8. O futuro Mestre deve se ater a escrever sobre a sua formação, e não sobre o que não compreende.
    Políciamento ostensivo fardado existe em todos o lugares nos Estados Unidos, onde circulam, sim, muitas armas, mas não circulam tanto as drogas. Pelo menos não da maneira como as drogas estão tomando conta do Brasil.
    O próprio autor escreve que o policial que atirou no assaltante “de menor” estava à paisana. Onde estava a polícia militarizada naquele momento?
    Policiamento fardado (ostensivo) existe em todos o Países do mundo desenvolvido. E, não tem nada de ideológico, mas apenas serve para inibir a ação delituosa (certamente aquele assaltante dimenor só praticou seu ato porque não viu PM próximo…).
    Agora, dizer que a PM no Brasil serve para atirar em cidadãos, aí é demais! Os verdadeiros cidadãos devem ter ficado indignados, ao serem comparados com marginais…

  9. O policial errou, mirou no dedinho do pé do bandido e acertou na cabeça. Precisa treinar mais,
    Este discurso esquerdista bocó que acredita que ao invés de arma a policia jogaria pétalas de rosa nos bandidos é ultrapassado o Brasil perdeu a guerra para os bandidos que agem em qualquer horário em qualquer local para desespero do povo ordeiro que paga seus imposto todos os dias.

  10. Espero que você nem ninguém do seu ciclo sejam vitimas dessa marginalidade que assola o País. Esse seu discurso é utópico, quantos menores assaltam, matam e fazem uso da menor idade para saírem ilesos. Sou a favor da redução da menor idade penal, o policial que eliminou o marginal no último sábado no centro de Itabuna, merece receber uma medalha de honra ao mérito.
    As oportunidades oferecidas hoje, são bem melhores que há 40 anos atrás, o que existe são uma gama de viciados e outra gama que não quer nada com a hora do Brasil – como diz o mais velhos, o mesmo marginal que assaltou, também atirou a receber voz de prisão. Se as coisas fossem o inverso, o marginal tivesse atingido o policial e o mesmo viesse a óbito, você estaria publicando seu artigo defendendo um pai de família e cidadão de bem, morto por um menor vagabundo? Caro professor, bandido bom é o bandido morto.

  11. Olha Gabriel,no começo da leitura me deu ódio ao ver o seu texto,mais depois concordei em partes.Concordo na parte do fim do militarismo nas polícias do Brasil a exemplo do que já acontece em outros países do mundo e que prejudica a muitos militares,só que meu caro,como foi dito por sua pessoa:”a polícia bem treinada deve dar tiros nos pés e mãos do meliante”,rapaz! Você está totalmente ERRADO,pois peço a Deus que um bandido nunca cruze o seu caminho te ameace ou te dê um tiro,pois só quem sabe o que é isso pode dizer o que é.Você está com um discurso ou inocente ou partidário que quer a todo custo culpar sempre a polícia pelos problemas da sociedade,o que não é verdade,bandidos não possuem escrúpulos e não tem nenhum sentimento humano positivo,matam sem dó nem piedade;Em filme é até bonito ver o policial perfeito(dar tiro em pé em mão),mais a realidade é outra meu caro:se você errar o tiro ele te acerta e te mata.

  12. Mais um utopista metido a intelectual.
    Teoria boa para boi dormir.
    Para que serve este texto? Talvez para alguém sem ter o que fazer ler, tal como eu neste momento.

  13. gabriel deveria apresentar uma solução para esses malandros irem estudar, trabalhar e não tirar dos outros o q não lhe pertencem. o cidadão de bem n pode trabalhar para sustentar vagabundo.

  14. Seu comentário é até bom,mas queria que vc fosse policial pra vc pensar se ia atirar em um delinquente na mão e se ele reagir ainda assim e lhe alvejar,falar é fácil viu GABRIEL

  15. Seu papo pode até ser bonitinho, mas, não serve para enfrentar o crime organizado!!!! Certamente, você fala essa coisas porque não se expõe cotidianamente no front para enfrentar a marginalidade. Precisamos de uma política de segurança, concordo que devemos ter mais investimentos em ações para minimizar as vulnerabilidades sociais, contudo, montar uma polpítica nos moldes propostos é um tanto utópico.

  16. Bom, já é sem-tempo de se conceituar de modo cristalino para a sociedade: se estamos numa ‘Democracia’, então o militarismo na PM está equivocado, portanto, D-U-A-S polícias é um equívoco. Agora, se há um enredo que implique em lançar mão de uma lógica militarizada, é bom que se retire completamente alguns capítulos da Constituição Cidadã, e a sociedade saiba e compreenda claramente que vivemos num estado de exceção, óbvio. O fato concreto é que a derivação dessa conclusão deveria, necessariamente, ensejar uma posição pré-definida e proativa da alta administração da PM, ou seja, se vige uma situação de respeito a direitos da pessoa e de cidadania, era para, no mínimo, esses agentes chegarem à conclusão de que a filosofia militar não veste adequadamente com o atual estado democrático de direito, quando se trata de uma instituição que está aí para servir, não para se servir, portanto, precisa se readequar. Claro está que esta passividade e de intencional ‘omissão’ serve para que a realidade continue tal como se apresenta, pois, há quem se beneficie dessa estrutura da maneira como o é. Mudar o time que está ganhando, para quê, senhores ? A lógica social exclusivista e o apego ao capital impõe duas conclusões objetivas: primeira, há que se fazer uma higienização social, uma faxina propriamente dita; segunda, que advém da primeira, alguém deve proteger o capital do mais favorecido, e que seja bem ‘adestrado’. Nada como um ser ‘robotizado’, pois, sendo o Brasil um país enorme, por dedução se resulta no culto à propriedade e acaba por se eleger o patrimônio como de importância preliminar, maior até mesmo que a vida. Também, a falta de cultura e intelecto limitado leva o sujeito crer que sua satisfação pessoal se prende e completa quando há o possuir uma casa, um sítio, um carro, uma lancha enorme, ou seja, a propriedade. Nessa lógica, a filosofia de polícia encontra sua coluna de sustentação, de razão limitada, intencionalmente, parâmetro de quem professa a subserviência e dela se nutre. Por outro lado, não tem fundamento uma democracia ser azeitada pela lógica militar, mesmo porque o termo militar necessariamente enseja a aniquilação declarada a um inimigo determinado, e, quando não se tem este muito bem delineado estabelece-se um critério genérico para respaldar a atuação propriamente dita. Daí, o resultado de tantas arbitrariedades, truculências, abusos de autoridade, e, absurdamente, execuções a pretexto da legalidade. Desde longe, a sociedade percebe essa atuação da instituição tal qual a um grande e desgastante favor, do qual arreda a premissa de que o pacto social impõe esse serviço público como a delegação de mais uma, dentre as inúmeras tarefas que o Estado se presta, do qual essa mesma sociedade tem sido tão mal servida pelos que deveriam ser aqueles sujeitos de referência, nunca a sua excrecência, em hipótese alguma, e a qualidade desse serviço vai por água-baixo, evidente. Então, pela desmilitarização da PM sim, e pra ontem, visto que aqueles que deveriam ser os porta-vozes dessa mudança, ironicamente, escolheram permanecer reticentes, na esperança de que a sociedade assimilasse isto como uma verdade, e permanecesse o status quo existente. Então, façamos a parte daqueles que se omitiram, até porque, para exercer uma plena cidadania, um sujeito não precisa se paramentar metade com um uniforme e outra metade de terno e meia-gravata. E um Estado sem a ousadia de se reinventar, sem evolução no seu recurso humano e sem efetiva mudança em suas instituições é claramente uma nação fadada ao fracasso, sem as rédeas de seu destino, dominada por interesses alheios, incapaz como representante da raça humana e modelo a ser seguido de civilização.

  17. O bandido agonizando te incomodou? Deve ter incomodado muitos, mas tenho certeza que, se a vítima fosse seu pai ou filho, estaria pensando diferente. Não se é policial somente quando se está fardado, viu? Quem é polícia o é 24hs! Quem procurou foi o bandido! Quando um policial morre ninguém vem falar que o bandido deveria ter atirado na perna, ou se quando um ladrao pratica um latrocínio ninguém pergunta por que ele não atirou para assustar e levar o produto do roubo. Fala sério! Me poupe de comentários de quem não sabe nada de Segurança Pública!

  18. E mais… a polícia é cidadã para cidadãos, para bandido a conversa TEM QUE SER outra. E vc deveria agradecer todos os dias por ainda existir policiais que pensem assim. No dia que tirarem o poder de polícia, não quero ver o caos que será instaurado nesse país. Se pudéssemos ver o futuro do indivíduo morto e comentado em seu texto, veríamos um marginal reformado (o que é dificil pelas leis desse país) ou ele roubando, estuprando, traficando e até matando o policial ou qualquer outro cidadão de bem! Então agradeça que nessa ZONA DE PAÍS uma das bases para a ordem pública são os policiais militares! Vamos fazer textos sobre a corrupção, a desigualdade social, a fragilidade das leis penais, ou qualquer outra coisa ruim que afeta o cidadão. Deixa Segurança Pública para aquele que, mesmo não sendo reconhecido, sabe o seu valor com ações no serviço diário que muitas vezes não são divulgadas por não serem relevantes para a mídia.

  19. em que mundos essas pessoas que defendem uma polícia militarizada vivem, é o que pergunto. Em nenhum momento o professor defendeu o fim da polícia. A crítica dele diz que o foco do Estado está errado em apenas reforçar políticas militarizadas de segurança pública, como se fosse guerra civil, e que esse dinheiro seja redobrado em políticas públicas eficientes. A ideologia do “bandido bom é bandido morto” é atrasada e faz parte de uma sociedade colonial que não luta para ser democratizada. O Brasil luta para se democratizar. Isso não significa que não haverá punição. O Estado pode e deve prender, o que ele não pode é matar, porque está matando um cidadão brasileiro. Por isso a polícia militarizada não é cidadã, é militar, serve para eliminar. No caso do brasileiro em Londres, se tratava de um brasileiro. Eles não fazem isso com ingleses. Por isso, esse rapaz que comentou aí tá equivocado sobre o que disse o professor. Na moral, ou vcs não leram direito ou vcs precisam estudar um pouco mais de ciências sociais aplicadas e ciências humanas e parar de assistir a grande mídia conservadora, como Globo e Band. Uma pessoa entra na criminalidade porque há 3 séculos o familiar dela era escravo, e quand “acabou” a escravidão ele foi jogado na periferia sem nenhum amparo social e é comum quando o estado não ampara a criminalidade nascer. A ela se comnbate com um sistema penintenciário digno e justo, onde ele pague e seja afastado, mas não com um tiro na testa. Esse policial foi vergonhoso e todos vocês reacionários que o defendem agem tal qual

  20. Isso que dá uma educação básica de péssima qualidade. As pessoas que leem pouco textos teóricos e livros básicos das ciências sociais não têm condiçao de entender um texto básico como esse

  21. menos polícia mais políticas públicas de qualidade. Polícia pro preto, favelado, que já foi tão violentado na história brasileira? Quem precisa de polícia são os banqueiros que nos roubam todos os dias ganhando o superavit primário

  22. Esse aparato policial conservador só serve à elite. Olha se tem polícia batendo em branco, nos prédios de classe média alta. Estão matando os pretos, filhos da senzala, isso sim. Essa militarização é uma prática de eugenia contra os mais pobres e os pretos. Essa gente merece ler mais

  23. Combate, o que você deve entender segurança pública não passa de governos militares que deram continuidade à escravidão, só que com a violência aos negros na periferia. Governos militares que fracassaram. Se militarismo fosse bom nem haveria criminalidade, pois essa bosta sempre existiu em governos militares. Aliás, a grande maioria dos governos brasileiros em sua história republicana foram militares. Vc não sabia disso, neh, “Combate”. Deveria estudar mais história. Zero em história pra vc. Se essa sua “segurança pública” fosse boa, o Brasil ia bem, pois os milicos governaram esse país em toda sua história e o resultado é esse fracasso na segurança pública. Se toca, cara. Zero em História!

  24. Gente aqui tratando pessoas vítimas dessa sociedade injusta e desigual como bandidos. A violência é mais um problema de saúde pública que tem que ser resolvido com políticas de condições de igualdade e promoção dos diferentes. Polícia é violência e violência ´so gera mais violência. É vergonhoso ver como a população de itabuna é atrasada e conservadora com esses comentários. Se o rapaz tivesse no lugar, duvido que ele daria voz de prisão à paisana e muito menos atirado porque não daria viz de prisão colocando em dúvida a integridade física de algum ser humano, mesmo do assaltante que é um ser humano. tem uma cidadã dizendo que o assaltante é menos cidadão que ela. Será que ela sabe o que é ser cidadão? Deve ser mais uma viúva enrustida da ditadura

  25. Itabuna tem tanta gente reacionária que quando você escreve um texto provocando pela desmilitarização da polícia, as pessoas pedem mais militarização: um fala da limpeza que tem que ter, matando todos esses “bandidos”; o outro defende o policial incompetente e ainda em suas ressalvas me coloca como autor na cena do crime como se algum dia eu fosse me submeter a essa militarização idiotizante; o outro pede para privatizar a polícia, como se já não fosse privateira nesse Estado autoritário em que a coisa pública é lugar de negócios privados (inclusive na corrupção da própria polícia). Com tanto atraso, resta dizer que a polícia militarizada é apoiada por grupos paramilitares e civis que precisam ser sufocados de democracia para entenderem o conceito de democracia plena porque não passam de viúvas da ditadura.

  26. O certo é errado!! naquele momento tenso do assalto envolvia muita situação de risco, mais se o policial tivesse condições de atirar em outro local que não fosse fatal seria mais humano, caso contrário foi usado o mal necessário.

  27. Pelo visto vc realmente conseguiu o ibope que precisava. Faz o seguinte, sai de traz do monitor, e vai para frente de um cano de uma arma, e pensa em cidadania.

  28. Fico indignado com isso, sociedade hipócrita, quando o bandido toca o terror falam que a polícia não age e que a bandidagem ta tomando conta,mas quando age falam que a polícia é arbitrária e assassina e aí vem os filhos da puta dos direitos humanos, agora se ele atingisse o policial aí morrer seria” ossos do ofício” e os direitos humanos nunca iam aparecer pra consolar a família do policial, raça do caralho!!!

  29. Argumentos futuristas que não leva a lugar algum. Senhor Gabriel Nascimento fique sabendo que em qualquer lugar do mundo seja nos Brasil, EUA, JAPÃO ou no SRILANKA a policia “atira depois pergunta”. Não estou aqui para defender policia de organização alguma mas digo que coisas como essa acontece mundo afora, ano passado ocorreu uma situação desta em SP “infelizmente” o vagabundo não morreu. Tenho pra mim que vc´s que “apedrejam” a POLICIA não devem ter sofrido trauma psicológico promovido por vagabundo, por isso fazem comentários “bosteticos”

  30. Interessante todos são experts em segurança pública…
    quero saber apenas uma coisa, quando sua vida ou a vida de alguém importante em sua vida estiver em jogo, você vai dizer atira na mão policial ou vai dizer mata logo?
    é fácil falar de teoria quando não se tem vivencia na coisa, na teoria não há a tensão, não é só a vida do outro que está em jogo há a vida do próprio policial.
    antes de falar pense como seria se eu fosse, mas não na teoria e sim na prática…

  31. Eu sigo a filosofia BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO. O que precisa é nossos legisladores é legitimar mais as ações da policia. O Gabriel deveria vê algumas ações da policia americana. Lá, bandido que recebe ordem de prisão e não acata a policia mata. Desobedeceu a policia… desobedeceu o estado, as leis instituídas que o cidadão deve respeitá-las e cumpri-las. Então meu caro, o seu discurso é contra a lei, é contra a legitimidade do estado. E eu termino dessa forma: “BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO”

  32. Sinceramente eu falei pra mim mesmo que não discutiria sobre ações policiais com pessoas leigas mas diante da repercussão negativa que pode ocorrer com esse texto infeliz vou fazer uma explanação sobre o tema.
    Primeiro,em qualquer lugar do mundo inclusive e especialmente nos Estados Unidos existe uma coisa chamada legitima defesa que é uma excludente de ilicitude o que fez o cidadão agir no referido caso, no entanto vc o anuncia como policial, mas devemos deixar claro aqui que não podemos ou não devemos fazer referencia com sua profissão, haja vista que a ação dele não foi em nome da instituição a qual pertence mas sim em defesa da própria vida e saiba de uma coisa, tal ato deveria ser uma coisa normal e aceitável se o governo não aprovasse um estatuto bizarro do desarmamento que tira armas das mãos das pessoas de bem mas não tem a capacidade de punir e inibir consequentemente o porte ilegal de armas nas mãos de bandidos. Sabemos que nossa constituição prevê dentre outras coisas que a legitima defesa é uma excludente de crime, ou seja, o cidadão tem o direito constituído de se defender. Vc cita a polícia dos Estados Unidos mas é um tanto inocente comparar a polícia do país mais desenvolvido do mundo com a polícia de um país emergente, na verdade o problema não é a polícia mas sim a sociedade, como exigir da polícia se a sociedade não tem educação no sentido amplo da palavra, como exigir de nossa polícia se o código penal é uma piada até para os bandidos? Quantas vezes já me deparei com bandidos dando risada ao ser preso e ainda dizer: “que nada, lá no presidio que é bom, lá eu tenho comida, dormida e segurança de graça, quero mais o que?”, pois é, enquanto as penas forem pífias a violência continuará. Eu tenho pena de vc que vive sob uma ideologia esquerdo-anarquista utópico, vc exige a lei mas aponta o dedo quando em defesa da própria lei ou amparado por ela um policial acaba tirando a vida de um bandido, isso soa um tanto quanto hipócrita. Sugiro que vc vá fazer um trabalho voluntário nas periferias antes de destilar seu veneno promovido pelo seu ódio doentio por uma instituição tão importante para a população. O cidadão independentemente se for policial ou não tem o direito de se defender e eu defenderei esse direito até o fim. O que me espanta é que não vi um texto seu sobre a ação de bandidos que mataram uma criança de 6 anos.

  33. Inicio meu discurso com as idéias de Durkheim onde vivemos em uma Sociedade extremamente doente, ou seja, em um profundo estado de Anomia Social, partindo deste princípio é salutar entendermos que este estresse social provém de nós mesmos enquanto cidadãos e que diretamente afeta também os Órgãos constituídos que são um reflexo da sociedade atual, pois, as instituições evoluem de acordo os anseios sociais e não o contrário. Faço-lhe uma pergunta: Você concordaria em ceder parte do patrimônio que conquistou ao longo de sua vida em prol daqueles que não possuem nada?, Por que faço esta pergunta? Para as pessoas se conscientizarem de que nós somos responsáveis pela criação destes monstros sociais (bandidos) e que não fazemos nada para amenizar ou mesmo solucionar esta problemática, simplesmente ficamos buscando bodes expiatórios para justificar nossas incompetências enquanto cidadãos consumistas, individualistas e hipócritas que somos com discursos demagógicos e que não condiz com a nossa verdadeira realidade que é matar ou morrer, para poder viver!!! Outra questão que gostaria de frisar é que vc precisa ler mais sobre o que é uma polícia desmilitarizada dentro do contexto do Ciclo Completo de Segurança Pública, pois, vc mostra total ignorância à cerca do tema, externando meras conjecturas sem fundamento científico algum, provando assim, a existência da bolha no qual vive. Contudo, no dia que vc tiver uma arma apontada para sua cabeça quero ver se o discurso barato e demagógico irá prevalecer!!!! (Acadêmico de Direito e escritor)

  34. O cidadão do comentário das 23:06, o Nelson disse que em paises democraticos a policia não atira em cidadãos e que o que ocorreu em Londres é porque o morto era brasileiro; na Australia, onde outro brasileiro que ja estava detido foi morto, após ser atingindo por varios choques com a pistola tazer. Agora pergunto ao senhor Nelson, o que dizer dos Estados Unidos reconhecidamente a maior democracia do globo com uma policia altamente treinada, que perseguiu, atirou e matou uma dirigia seu veículo e entrou em uma rua que estava bloqueada a frente do capitolio? E olhe que ela não era nenhum marginal.Por que a policia bem treinada e democratica não atirou na mão ou na perna da mulher? Por que não atirou nos pneus para fazer parar o veiculo? A final não são militares, são bem preparados e respeita o cidadão como de fato era aquela mulher, que apenas surtou por está em depressão pós-parto e que em nenhum momento revidou contra os super policiais ao ouvir a voz de prisão o que não foi o caso do policial que ao dá a voz de prisão teve como reação do marginal um tiro deflagrado contra si.Nos EUA, a policia matou uma mulher desarmada e com uma criança dentro do carro, de fato uma cidadã, e não houve comentarios preconceituosos contra a ação da policia nem dos policiais que participaram da ação, mas aqui vem gente metida a intelectual para criticar a ação do policial que naquele momento era ele o marginal.
    Concluo lembrando ao diguinissimo professor que se ele não sabe deveria saber que policial é policial vinte e quatro horas por dia e que não importa se está uniformizado ou não.

  35. Parabéns pela lucidez, é necessária uma polícia para a política do século XXI, e não do século XIX.
    Muitas vezes é preciso chamar lá o ladrão como cantava Chico pois não raro é o caso em que a própria polícia é bandida

  36. O cara aí em cima citando Durkheim para justificar seu posicionamento contra desmilitarizaçao da polícia, dizendo que o autor é ignorante, sem expor argumentos em seu favor. Cita Drukheim, o maior exemplo de besteirol da filosofia racionalista ocidental moderna, apresenta-se como acadêmico de Direito, mas não argumenta nada em seu favor.

  37. Quando os comandantes agride os comandados a chutes pontapés e tapas ,os comandados deveriam reagir na mesma moeda.Afinal os comandados são maioria.

  38. Precisamos é de ÉTICA, JUSTIÇA e comprometimento das autoridades no combate ao crime. Precisamos de leis que punam os criminosos que aliciam os filhos dos outros, retiram lucros exorbitantes do erário brasileiro, que prejudicam todo os sistemas nacionais, enquanto os pais não podem levar seus filhos pro trabalho para ocupar o tempo aprendendo e ajudando. Enquanto os “avançados” não entenderem isso, nenhuma polícia vai dar jeito, pois por toda parte há pessoas “desviadas” em cargos que seriam de confiança da sociedade.

  39. Engraçado que essas pessoas que comemoram a morte do adolescente nem culpam o Estado pelo rapaz ter entrado nessa vida, nem dão segunda chance, nem exigem sistema penitenciário mais justo e digno, como diz e defende Gabriel, apenas querem que o rapaz, que já é mais vítima do que vilão desse capitalismo brutal, seja assassinado. Realmente, quem merece morrer é quem defende ideologia do “bandido bom é bandito morto” porque, com certeza, fura fila, aceita propina e/ou paga, pescou na escola e cometeu outros crimes, e também são bandidos. Só fazem uma leitura rasa do texto, e da periferia porque na realidade são militarizados como a própria polícia e não entenderam que a ditadura militar já acabou. Essa polícia militar e civil são duas vergonhas, são coisas da idade média. Esse vídeo do menino agonizando é uma vergonha, as pessoas comemorando e gritando, atitude da idade média. Bando de merdas! A polícia militar e a civil são uma vergonha, pow

  40. paulo,
    Os casos que você relata dão no que eu falei: a maioria são estrangeiros em outro país. Estou falando de eliminar sua própria população, a população brasileira, querido. A polícia americana mata sim: latinos, suspeitos de terrorismo, norte-americanos considerados traidores do Estado etc. Mas a polícia não sai atirando com a desculpa de legítima defesa. Ou vcs não leem censos ou leem mal. É só fazer uma pesquisa sobre polícia militarizada no mundo e vc vai ver o atraso que isso significa. Se ligar, rapá, e vá pesquisar e vá ler que faz bem danado à saúde

  41. pow, Gabriel, é difícil: eu sinto mais vergonha do nível intelectual dos reacionários que apoiam o “bandido bom é bandido morto” aqui do que do policial. São eles que dão suporte à própria violência que condenam: violência policial gera mais violência, pois toda violência social é uma resposta. Aí se fosse com repressão policial que resolvesse já tava resolvido: foi isso durante toda a história do Brasil e nada mudou. Alguma novidade? Nenhuma, só essa gente atrasada

  42. Polícia militar = cão vira-lata do capitalismo, defende o interesse de quem tem mais dinheiro no Brasil. Público atendido e assassinado: negros pobres da periferia; Policial militar e/ou civil= capitão do mato, profissional colocado como fantoche do Estado para assassinar e ser assassinado
    Quem apoia= população atrasada que não gosta de estudar e/ou não estuda e lê direito censos, pesquisas científicas e denúncias de organismos internacionais. População que não conhece a história do Brasil

  43. Mestre você foi muito feliz em relatar sobre a questão da desmilitarização da Policia, porém você não deixa claro sobre o que seria essa desmilitarização. sou a favor do fim do vinculo da policia com força de reserva do exercito serei breve em suas palavras de apesar de ter um titulo de Mestre mostra um profundo conhecimento na área policial. A força policial militar está regida dentro dos parâmetro d do texto que “Os Ministros da Marinha de Guerra, do Exército e da Aeronáutica Militar, usando das atribuições que lhes confere o art. 3º do Ato Institucional nº 16, de 14 de outubro de 1969, combinado com o § 1° do art. 2°, do Ato Institucional n° 5, de 13 de dezembro de 1968″. Você faz referencia ao policial de folga que reagiu um assalto quando tinha risco eminente da si e para terceiros. Jean Charles de Menezes- Londres, 22 de julho de 2005) foi um brasileiro que ficou conhecido após ser morto por engano pela SO19, unidade armada da Scotland Yard qeu agrupou todos os tiros no rosto da vitima como determina a lei inglesas ” que todo inimigo deve ser abatido com armas letal sendo os disparos agrupados da região do rosto e coração. Ja na Lei espanhola prevê a contratação de mercenários em combate e eliminação ao ETA. Nos Estados Unidos a tortura e regulamentada como método de confissão e aceita como prova nos tribunais. Então te digo seu texto mostra um profundo desconhecimento de causa e assunto, com descrições na teoria do Achismo, seu texto so aproveitaria 30%, o demais não influencia em nada o conhecimento de pessoas que tem discernimento. No mais convido O senhor a ter um dialogo amigável sobre aspectos jurídicos de segurança pública, sobre abordagem policial, como também, sobre excludente de licitude dentro do código penal. fica minha pergunta Por que o senhor não cita o papel da Policia Federal durante o regime militar. Ricardo Santos, Pós graduado em direito penal, Criminologia, Especialista em Segurança Publica e prevenção e repreensão ao uso de drogas.

  44. ENTAO VC ACHA QUE DIANTE DE UM CIDADAO DE BEM SENDO ASSALTADO A MAO ARMADA O POLICIAL DEVE DIZER ”MAOS AO ALTO” .
    PACIENCIA AMIGO VC PARECE ESTAR FORA DA REALIDADE, COM UM DISCURSO HIPOCRITA.BANDIDO É BANDIDO E PRONTO.O QUE DEVE SER PRESERVADO É A VIDA DO CIDADAO E DEPOIS DO POLICIAL, E NÃO O BANDIDO.
    INFELIZMENTE ACABOU O TEMPO DE LADRÃO DE GALINHA QUE ROUBAVA DESARMADO.
    POLICIAL VC MERECE UMA MEDALHA, QUANDO A JUSTIÇA MUDAR NESSE SENTIDO A VIOLENCIA DIMINUI.
    PACIENCIA VIU!!!!!!!

  45. O problema não é polícia militarizada ou polícia não militarizada…
    O problema é polícia desqualificada e limitada que temos no Brasil (acho inclusive temos uma das piores polícias do mundo)!
    No Brasil temos uma das piores polícias do mundo pelo fato:
    1- baixíssima qualificação dos policiais (inclusive os comandantes que são despreparados tanto em conhecimentos acadêmicos como conhecimentos empíricos);
    2- no Brasil a polícia não cumpre metas, não tem resultados minimamente satisfatórios (comparados a dados da OCDE e com demais países em desenvolvimento);
    3- A polícia militar não age de forma estratégica e com inteligência para ter mais efetividade em suas ações; 3- A polícia civil não investiga nem 90% dos ilícitos e quando o faz, faz de forma incompetente… ampliando a impunidade no Brasil;
    4- Temos uma das polícias que mais mata nesse mundo e sem resultados práticos;
    5- Além de termos uma polícia complacente com os incompetentes, corruptos e que comtem crimes na própria polícia por ter uma corregedoria fraca e ainda permitir que policiais façam parte de polícias privadas ou milícias.
    Assim, temos que repensar nossa polícia não sobre o aspecto de militarizada ou não militarizada; equipada (como a de fortaleza) ou não equipada (como a do maranhão)…. mas sim uma polícia com pessoas qualificadas (o que hj está se tornando exceção)! Precisa-se mandar embora a banda podre, repreender os que abusam de poder (mesmo quando não estão em serviço) e principalmente qualificar muito mais os policiais com conhecimentos acadêmicos, científicos e empíricos/práticos para termos uma polícia que um dia possamos nos orgulhar!!!

  46. Engraçadinho:Policial é policia qualquer hora no banho, no almoço, no jantar, não precisa estar trabalhando ou de farda.Para de tanta demagogia barata e vai dar sua contribuição para uma população melhor, ajudando a educar crianças em bairros perefericos que aí sim vai conseguir ser útil se é que é esse o seu interesse.

  47. Ricardo Santos,
    Diego, Gabriel fala que essas polícias de outros países não são militarizadas no sentido de agirem para eliminar os cidadãos daquele país. Em geral, e esses são os dados, as execuções e mortes se dão com estrangeiros, como é o caso de “terroristas” (que não são nem um pouco terroristas, sendo aí preconceito) e infratores estrangeiros nesses páíses. A polícia militarizada brasileira atinge o cidadão. É nesse sentido que o professor Gabriel brilhantemente defendeu a desmilitarização de uma polícia atrasada. Aliás, como vc é especialista em prevenção ao uso de drogas poderia discutir também como um Estado liberal que criminaliza o uso de drogas é ausente pq deveria legalizar para controlar. Em todos os países q vc citou vc só referenda o que disse o prof Gabriel, pois a polícia elimina estrangeiros, como os Estados Unidos que são a polícia do mundo

  48. Professor,deve ser reconfortante dormir sabendo que as suas palavras revolucionarias e totalmente inéditas,produziram mudanças profundas nesse mundo especifico em que você vive,aguardo ansioso o seu próximo texto `eu quero mudar o mundo`.

  49. Um tiro. Um tiro de efeito moral disparado na direção daqueles que fomentam esse modelo de segurança arcaico, vicioso e prejudicial.
    Em outra ocasião, lia um texto do Machado de Assis que falava sobre a agitação que que fora criada logo após os jornais anunciarem uma parede dos açougueiro. em determinado momento no texto, o autor dizia que o corte feito na carne pelo açougueiro descaracterizava o ato hediondo de se comer um pedaço de carne.
    deixando Machado de lado e voltando para a nossa realidade, cabe uma simplória analogia: o caráter hediondo dos atos praticados pelas policias militarizadas é mascarado pelos aplausos da nossa população que, metaforicamente falando, ainda não saiu da Matrix.

  50. Meu querido professor. Não sei a matéria que vc leciona, mas gostaria que fizesse o seguinte cálculo: 2,5×9/5+41-19=???? Quanto tempo vc levará para responder? acho que qualquer ação policial levará bem menos tempo do que vc para fazer esse calculo, então não me venha com falácia, a segurança pública não se trata de um texto em que busca-se analisar um fato ou notícia, ela é real, é prática, é caótica mesmo, não é defendendo ou incriminando o policial que mudará o fato de que a violência é muito mais problema de gestão publica do que de policia. Garanto que antes mesmo desse jovem que morreu ser um problema da policia, ele foi um problema da família e da escola, portanto, um problema seu ou ao menos de sua classe. Se um cidadão tem sucesso é mérito dele e dos professores que o ensinaram, se errar e virar marginal ninguém aparece pra assinar a culpa? Apontar a falha do outro é fácil quero ver fazer a diferença quando eles optaram pelo caminho errado!

  51. O que o Brasil precisa é de um governo que pense na sociedade e nunca pense
    em si mesmo.
    E nesse pensamento em prol da sociedade não tem espaço pra Polícia militar,
    a mesma tem em sua raiz a semente que é nociva a se mesma e a sociedade.
    E para isso é necessária erradicar o nome,dogma e tudo que envolve esta carcomida instituição e não jogar no lixo mas,jogar num museu para ser estudada por outras gerações.
    A escola,Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praça,CFAP.No Rio de Janeiro, foi acusada pelo Ministério Público de “maus tratos” e “Tortura” nos treinamentos aos alunos. Fonte,Jornal Extra.28-01-2014.Rio de Janeiro.
    Na Bahia em 1979,na mesma escola,CFAP. Humilhou,torturou alunos,determinou que os candidatos ficasse rosnando como um animal rodando nos pés de coqueiros da escola.
    Para completar a tortura,cada um candidato obrigado a passar no corredor polones e cada um bater no outro com as camisetas molhadas.
    Sem falar na porcaria da alimentação servida e outras humilhações.
    Para encerrar,isto ocorre em todo Brasil,sempre a sociedade recebe notícias de Policias Militares mortos nos treinamentos.
    Portanto,quero dizer-lhes,quando uma sociedade grita,é uma prova que ela vive,nestes comentários é a realidade da lucidez da sociedade.
    O que queremos é um governante honesto,governe com transparência,pense sempre no melhor da sociedade e nunca o melhor para se.
    Nste sentimento,não tem espaço para a continuação das Polícias Militares do Brasil,a mesma nunca foi e nunca será uma Polícia cidadã.

  52. POLICIAIS PAULISTAS MASSACRADOS PELA MÍDIA E ONGs, QUANDO:
    O VERDADEIRO CRIMINOSO ERA JUSTAMENTE O ANJO Fabrício, AQUELE DO ESTILETE MAS QUE NINGUÉM ACREDITOU NA VERSÃO DOS POLICIAIS, SÃO POR ESSAS E OUTRAS QUE AS PMs BRASILEIRAS SÃO MASSACRADAS POR BAJULADORES DE ANARQUISTAS, MUITA GENTE ATÉ PODE NÃO GOSTAR DA “Veja”, MAS, DESDE O COMEÇO ELA MOSTRAVA O ÓBVIO.
    —————————————————————————————————————-
    “Se não querem pedir desculpas à Polícia Militar, muitos difamadores da corporação deveriam ao menos pedir desculpas aos policiais envolvidos na prisão de Fabrício Proteus Chaves, aquele que quase vira herói não fossem duas câmeras de segurança.
    Um novo vídeo, publicado pela Folha Online, vem a público agora e, nele, por incrível que pareça, o que vemos é Fabrício correndo atrás de um policial. Vejam ali. Sim, o rapaz é que perseguia um PM, que se refugia num posto de gasolina. Depois é que aparecem outros fardados, que seguem no seu encalço. Segundo informa a Folha, os policiais que participaram da operação atuavam na área administrativa. Para a segurança, melhor PM na rua do que no escritório.
    Atenção! A imagem confirma a versão dos policiais, que dizem ter sido ameaçados por Fabrício duas vezes: no posto de gasolina e, depois, da esquina das ruas Sabará com Sergipe. Nesse caso, o outro vídeo, já de todos conhecido, mostra o momento em que o rapaz avança contra os PMs, quando leva, então, dois tiros.
    É impressionante o massacre a que foram submetidos os policiais, criticados pela imprensa, por ONGs, pela Defensoria Pública, por abelhudos. Não fossem essas imagens, quem daria crédito à versão dos PMs?
    A verdade é que algo de muito grave está em curso. A impunidade que tem sido garantida a esses grupos, que saem por aí quebrando tudo e jogando coquetéis molotov contra a polícia, está incentivando comportamentos como o desse cara. Basta ver o vídeo para constatar que o policial está, sim, correndo dele — e deve fazê-lo por uma boa razão. Ele admitiu em depoimento que avançou com o estilete contra os PMs, mas diz que foi só depois de levar o primeiro tiro. Vocês acreditam?
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/106035/

  53. Caro Gabriel, não irei ostilizá-lo, porém observa-se que esta COISA que você escreveu repercutiu muito mau no âmbito social onde, formadores de opiniões, só possuem duas avaliaçõpes: Ou você quer aparecer, ou sua formação é mais uma daquelas que só servem para inchar as estatísticas da educação brasileira. Repense, isso não depende só de cultura mais principalmente de educação.

  54. (policial),
    ora! senhor policial, pasmei com a péssima defesa feita pelo senhor e também pude perceber que a sua compreensão em relação ao texto ficou aquém do que deveria ser, mas tudo isso é perfeitamente compreensível já que uma parcela expressiva da corporação também é vítima do sistema, ou seja, é proveniente das classes populares onde a educação e a informação nos presenteia com cidadãos que pensam de maneira tão elementar como o senhor.
    Outra coisa importante a ser falada (e falada) em letras garrafais É QUE NÃO SE FAZ DEBATE Á SOMBRA DE CODINOMES já que a manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato.
    #ficaAdica

  55. É cada herói que me aparece!”A policia nos estados Unidos não sai atirando”…a policia americana sabe que nos USA existe a Prisão Perpétua e e Pena de Morte.Como um cidadão senta para escrever tanta babaquice.Esse tipo de texto só serve para ajudar a criminalidade do país

  56. Lula,
    Não Lula… essa polícia que descrevi é a Polícia LIMITADA.
    Se você não compreendeu, tanto a polícia civil dos estados quanto as polícias militares dos estados têm em comum a falta de qualidade de muitas pessoas em seus quadros e isto contribui como caracterizada como uma das “piores polícias do mundo” (inclusive corroborado por muitas estatísticas, como homicídios por habitante, homicídios por policiais,nº de crimes solucuinados, impunidade de policiais pelos dados de punições nas corregedorias)!!!
    Tanto faz se é militarizada ou desmilitarizada… o que almejava é que a polícia fosse competente, eficiente, eficaz, efetiva, respeitadora e íntegra (o que hoje em dia está difícil de verificar)!!!
    Ahhhh… e essa qualificação dos policiais não passa por salários melhores (que inclusive acho que deveriam ser condizentes com o serviço prestado à população e caso melhorasse poderia ganhar mais). Esse fato de que NÃO é o salário que qualifica as pessoas na polícia é de fácil assimilação quando se cruza dados dos salários com o número de homicídios – como se verifica no link desta matéria jornalística: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/pm-do-df-nao-quer-trabalhar-mas-vale-dar-aumento-salarial?page=1
    Assim o que falta é qualidade técnica que é alcançada com muito estudo e treinamento… o que está longe de se ver na polícia brasileira (militarizada e desmilitarizada – exceção da polícia federal, mas que também é deficiente em várias áreas mais intelectuais (pedem ajuda da RFB, MP, BC…) apesar de levarem a fama pela boa área de comunicação que tem.
    Infelizmente temos, hoje em maioria, os piores policiais do mundo.

  57. Sim, o policial muito provavelmente (talvez certamente)esteja despreparado para lidar com situações de alto risco, é verdade.
    Sim, talvez o desfecho não tivesse que ser necessariamente a morte de um ser humano; ou talvez sim, talvez fosse a morte de outro: do policial, da vítima, de um transeunte inocente, quem sabe uma criança, quem sabe seu filho, seu amigo, seu irmão, sua mãe, você…
    Sim, talvez no mundo perfeito dos seus sonhos de gloriosas auroras de fraternidade socialista o bandido responderia obedientemente ao policial após este ter avisado que lhe desferiria um tiro no pé: “Não, camarada policial, eu me rendo, por favor, encaminhe-me a uma das nossas exemplares penitenciárias, onde terei a chance de ler Foucald, Derrida e todos os outros sapientíssimos mestres que me impregnarão de genialidade e senso de justiça social!”
    Mas, não! Minto miseravelmente! Na utopia do porvir não haverá sequer ladrões, porque é absolutamente lógico que todo ser humano é fraterno e justo, e apenas essa corrupção maldita do capital, da sociedade de consumo, dessas malditas relações sociais herdadas do feudalismo medonho é que os corrompe e transforma em seres trapaceiros e traidores dos seus iguais.
    É claro que no mundo socialista até os tigres seriam camaradas vegetarianos, e não se atreveriam a manchar a ordem perfeita do universo com essa carnificina anti-natural de predador e presa, pelas barbas de Marx, não! Basta ver como seguiram os exemplos históricos de perfeição social científica que foram e são a União Soviética e essa ilha paradisíaca de felicidade terrena chamada Cuba, da qual se sabe universalmente e sem sombra de dúvidas que não existem crimes nem violações das liberdades individuais.
    Mas veja como são tristes as coisas da realidade neste nosso mundo, aqui onde existem erros e imperfeições, onde o bandido, e o policial, e a vítima, e você, e eu, e até sua mãe somos feitos de carne, osso, desejos, erros, medos, coragem, enfim, um barro sujo misturado com água clara, ouro e bosta.
    Aqui, onde os erros às vezes se pagam com a própria vida, e outras vezes com a vida dos outros. Aqui onde nem tudo é tão claro e unívoco como entre as paredes maternais da academia, na qual alguns intelectuais se escondem e vivem suas vidinhas medíocres como em uma extensão eterna do jardim de infância. Aqui o bandido talvez não queira dialogar, nem ir para a cadeia, nem talvez tenha muito que perder mesmo. Aqui talvez esse policial humano como você queira viver, e a única maneira de continuar vivendo seja eliminar a ameaça, que infelizmente, por uma série longa de erros e injustiças que devem ser corrigidas, claro, é outro ser humano.
    Querido Gabriel, não digo que você esteja certo, nem errado, apenas acho que é necessário pensar desde o desconforto, não desde o porto seguro de uma ideologia pré-fabricada.
    Melhor seria que sua inteligência não se transforma-se em bandeira amarrada a um pau estático, mas sim uma vela de barco, empurrada pelos ventos da razão através do mar das incertezas.
    Boa sorte. Já dizia aquele, que navegar é preciso.

  58. você Gabriel reclama da polícia,da militarização da polícia,mas Dilma e Vagner também reclamou,mas hoje no poder se servem dela e não falam em acabar,seu texto só servi para sua aprovação no mestrado,mas em área de segurança pública você esta reprovado,texto como o seu não vai me proteger quando sai de casa,ainda bem que os vagabundos raio A e B não leem,se fizessem lhe presenteava com um quilo de maconha.

  59. Gabriel Nascimento é professor, mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB)…Péssima opinião,na verdade uma pessoa que nao entendi nada de segurança pública.Deveria voltar pra faculdade e aprender aquilo que ainda não aprendeu.

  60. Fiquei triste e até desesperançoso com a maioria dos comentários sobre esta matéria.
    Revela a cultura de um povo ignorante sobre SEUS PRÓPRIOS DIREITOS!!
    Lançar mão de exemplo com mulher grávida á apelação!
    Até porque, o horror vivido pela vítima de violência e criminalidade, acontece com mulheres, grávidas ou não, e com homens também!!
    Mas vamos para o outro lado da moeda: e se o SEU filho for confundido com um marginal e a polícia atirar para matar? (acontece sempre)Como fica? Daí você vai pra imprensa pedir “justiça”?
    A MATÉRIA VERSA SOBRE QUESTÕES FUNDAMENTAIS EM UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO (só lembrando: Estado Unidos, Japão, Alemanha, Inglaterra, Espanha e por aí vai) não pode ter uma POLÍCIA MILITAR.
    A ONU vem pressionando o Brasil nesse sentido. MILITAR nas ruas só é admissível em tempos de Guerra!
    Daí, a indignação das pessoas sem informação: Mas como ficamos?
    POLÍCIA MILITAR SÓ EXISTE EM DOIS OU TRÊS PAÍSES NO MUNDO SUBDESENVOLVIDO!
    Atividade policial é civil. TODO Brasileiro assiste filmes americanos. NENHUM POLÍCIA AMERICANA É MILITAR!, Nem em nenhum outro país do mundo.
    Porque a SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL ESTÁ UMA DROGA?
    Porque são usadas táticas militares para cuidar da violência civil. Isso Não funciona! Se funcionasse, o Brasil seria uma maravilha!
    O texto fala sobre capacitação dos policiais: MILITARES NÃO RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA TRATAR DA VIOLÊNCIA CIVIL.
    MILITAR SÓ SABE DAR TIRO! Vejam nos protestos que ocorreram no ano passado quanto despreparo da polícia para enfrentar um distúrbio civil. mas se fosse pra montar uma barricada e usar a metralhadora, com certeza eles teriam sucesso, MAS COMO NÃO ERA UMA AÇÃO MILITAR… ficaram perdido.
    QUEM AMA SUA FAMÍLIA!
    QUEM AMA SUA PÁTRIA!
    QUEM QUER FICAR SEGURO QUANDO SOUBER QUE SEU PARENTE FOI ABORDADO PELA POLÍCIA,
    Sabe que POLICIAMENTO URBANO É FEITO POR POLÍCIA CIVIL TREINADA!

  61. Quando voce for vitima de um assalto em seu carro de luxo, ou abusada (estupro) por um menorzinho desses, ou ate ter sua casa ou alguem seu feito de refem, ou quem sabe ter a vida de alguem de BEM de sua familia ceifada por um coitadinho desse, ai sim voce venha aqui por um comentario desse.
    Lembre-se vivemos sim uma guerra civil, onde o cidadao de bem fica atras das grades de suas casas, sem poder mais sair as ruas, pois nao sabe se voltam com seus pertences ou vivo. Parabens PM vc perto incomoda(alguns) mais longe faz falta a muitoos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *