Tempo de leitura: < 1 minuto

Caminhões de construtora descarregavam entulho no aeroporto
Caminhões de construtora descarregavam entulho no aeroporto

Material despejado irregularmente ameaça assorear um córrego
Material despejado irregularmente ameaça assorear um córrego

O finado aeroporto de Itabuna, que um grupo luta para ressuscitar, vem sendo usado como depósito de entulho por uma construtora da cidade. Caminhões foram flagrados esta semana descarregando material indevidamente na pista e às margens de um córrego situado nas imediações.
A diretoria do Aeroclube de Itabuna denunciou o fato à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e aguarda providências para que a irregularidade seja combatida. Sete dos 23 hectares da ocupados pelo terminal desativado pertencem ao aeroclube,enquanto o restante da área ainda é objeto de disputa entre Prefeitura e Derba.
O aeroclube trabalha para viabilizar o aeroporto, que seria destinado à aviação executiva e serviço de UTI aérea.

8 respostas

  1. O Brasil precisa excluir os entulhos dos governantes que não só de Itabuna,muito embora de Itabuna vamos continuar com o entulho até 2016.
    Vamos excluir e mandar enrolado o governador que quebrou a Bahia para a Ilha de Cuba.
    Todavia,aproveitando o camburão do navio e leva a Marcia ou Mônica Rouseff.
    O próximo governador e presidente do Brasil,vai restaurar a moralidade e recupera os estragos destes meliantes.
    E o nosso Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho,vai surgi das cinzas e trazer Itabuna ao seu devido lugar de desenvolvimento e progresso.

  2. Toda obra, precisa de um bota fora.. mas Todo bota fora tem que ser licenciado para receber o entulho..
    Logo a INCOPETÊNCIA da prefeitura em saber que existe a CONAMA 307/2002 que regula este tipo de atividade a faz tomar este tipo de atitude.
    para começar o Ministério publico deveria meter o ferro na prefeitura, seguido da construtora..ja que a Corresponsável..
    Como é que pode alijarem o setor ambiental desta forma em uma prefeitura em um momento em que o MUNDO vive sob cuidados. O Governo Federal faz sua parte em tomar as medidas ambientais, mas vemos todos os dias a prefeitura relegando a sua função.
    é impossível conceber uma prefeitura sem técnicos capacitados..e pelo visto esta prefeitura não os tem..Engenheiros ambientais, Civis, agrimensores, devem passar longe.
    Exemplos de Itabuna:
    – Lixão.. O que foi feito? Existe a lei do saneamento basico, que limita os municipios com mais de 200.000 habitantes a receber qualquer recurso, se este não possuir no mínimo um ATERRO CONTROLADO ou ATERRO SANITÀRIO.. Este, bem que poderia ser pensado e montado em forma de consórcio intermunicipal privado via PPP, pois é um negócio lucrativo que gera Creditos Carbono.
    – Quantas áreas de descarte Itabuna possui (Bota-Fora)?? Eu não tenho a menor idéia.. mas o licenciamento deve ser feito pelo proprietário do terreno que receberá o entulho.
    – Área de empréstimo de material, Itabuna tem? Se tem o mesmo esta licenciado? Esta área é a que fornece cascalho para as diversas obras que a cidade quiser fazer. A mesma precisa ser licenciada.
    – Cooperativa de catadores. Existe, dentro do plano nacional de saneamento, um adendo referente a montagem de cooperativas. Estas podem ser estimuladas para coletar o material reciclável, vender, gerar renda e emprego aos associados. A prefeitura poderia dar o apoio minimo, como maquinário para triagem/compostagem, galpão e área livre. Os recursos são federais.
    São varias as formas de se fazer um trabalho sério com o meio ambiente. o GF disponibiliza os recursos.. basta um PROJETO..coisa que esta prefeitura não tem!!
    Malditos!!!

  3. Poderiam aproveitar esta área do “finado” aeroporto de Itabuna para construção de casas populares, ou, até mesmo para a construção de uma nova avenida ligando o centro de Itabuna até a BR 101, como uma expecie de extensão da cinquentenário. A população de Itabuna precisa entender e aceitar que o aeroporto Tertuliano não possui mais condições de segurança para voltar a operar regularmente, visto que, a área ao seu redor foi totalmente ocupada por casas, além de que nas pontas da pista de pouso ficam de um lado o centro de Itabuna e do outro a BR 101. Além do mais, será construido o novo e moderno aeroporto da região do Cacau que irá beneficiar mais a Itabuna do que Ilhéus, devido a proximidade maior com Itabuna.
    Está mais do que na hora de Itabuna se desapegar ao passado e pensar em novas alternativas de investimento para que ela retome o caminho do progresso, caso contrário, estará fadada ao atraso, sendo ultrapassada por outras cidades polo que já estão em ritmo acelerado de crescimento.

  4. Não entendo como vocês do Pimenta passam mais de 24 horas sem atualizar o blog, assim começa o descrédito e o esquecimento, tomem cuidado.
    Da Redação: Sr. Raimundo, o senhor está correto e , nós, atentos a esta questão. Agradecidos pelo carinho para com o site.

  5. Minha observação.
    1o. O Tertuliano Guedes, não é mais AEROPORTO. Fato.
    2o. Essa pista e a área, há muito tempo, nos governos anteriores já havia sido invadida por populares para construírem seus casebres (com as vistas grossas) dos seus gestores. Ademais, jogar entulho ali, já era uma norma deles; pena, que continua nesse governo.

  6. Prezado comentarista,Vitor Lima.
    “Itabuna desapegar o passado” Numa sociedade civilizada,a mesma nunca deixa de desapegar seu passado,muito pelo contrário,preserva como se fosse a própria existência do ser humano na terra.
    E nesta civilização que a nossa sociedade vive,é como uma terra de Capicongo!
    O Capicongo é do brilhante comentarista,Sérgio Oliveira.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *