Tempo de leitura: 2 minutos

Mosquito da denguePor meio da assessoria de comunicação, o secretário da Saúde de Itabuna, Plínio Adry, informou ao PIMENTA que o LIRAa feito na semana passada detectou que o município está com índice de infestação bastante alto (21,76%), mas abaixo do percentual histórico registrado em dezembro passado (27,5%).
O percentual também fica abaixo dos 27,1% aferido em janeiro do ano passado.
Os bairros com mais altos índices de presença de larvas do mosquito da dengue são, de acordo com o levantamento feito pela secretaria, o Daniel Gomes, com 47,83%, Pedro Jerônimo (46,21), Maria Pinheiro e Novo Fonseca (ambos com 45,71%) e Alto Maron (16%).
O levantamento não detectou presença de larvas em locais que, historicamente, apresentam índices consideráveis, a exemplo do Bairro Góes Calmon. Outra localidade foi o centro comercial.
Afora estes bairros, os percentuais mais baixos foram registrados no Loteamento Nossa Senhora das Graças (8,57%), Castália (9,52%), Jardim Grapiúna (9,67%), Parque Boa Vista (9,75%) e Corbiniano Freire (10%).
O blog questionou a autoridade em saúde o motivo da queda no percentual de infestação mesmo Itabuna enfrentando chuvas alternadas com sol forte e tendo aumento do número de casos de dengue.
A resposta: um combinado de fatores pode ter ajudado na redução (áreas onde houve forte redução da quantidade de focos de larvas do mosquito e eficiência do larvicida que está sendo aplicado), além do levantamento ser uma pequena amostragem e, por isso mesmo, ter margem de erro alta.
Atualização às 13h51min – Os dados passam por revisão. O índice de infestação predial deve ficar acima dos 23%.

3 respostas

  1. Ué, não eram membros do governo dessa cidade que estavam, há poucos meses, se gabando no Facebook dizendo que a cidade estava praticamente livre da dengue?

  2. A secretaria de saúde está um caos. O prefeito tem que capacitar, reformular…enfim, fazer com que funcione de maneira efetiva.A grande polêmica era a vinda da PLENA, que vei,o e até agora nada mudou.
    Só para informação dos leitores deste apimentado blog, a segunda pessoa do secretário “blábláblá” de saúde é a esposa do Diretor (de alguma coisa) Rosivaldo Pinheiro, a mesma é um tipo de “JOELMA” da saúde. Vá entender ou vá explicar o motivo porque as coisas estão bem difíceis para o prefeito Vane.
    Tenho a esperança do prefeito acertar,pois a nossa cidade precisa desenvolver, crescer economicamente e se livrar dos parasitas viciados da politica.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *