Tempo de leitura: 2 minutos

Aposentado-do-INSS-reajuste-salarialKarine Melo | Agência Brasil
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (12) o substitutivo do senador Paulo Paim (PT-RS) ao Projeto de Lei (PLS) 159/2013 mantendo pelo menos até 2021 a atual política de reajuste do salário mínimo. A mesma proposta também garante ganho real aos aposentados que recebem acima desse piso, hoje com benefícios corrigidos apenas pela inflação.
Pela fórmula proposta por Paim no substitutivo, as aposentadorias passariam a ser corrigidas pela média do crescimento da massa salarial, segundo ele um valor próximo à variação do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior. O projeto original é do senador Mario Couto (PSDB-PA).

Ante o impacto da medida sobre as contas da Previdência, a votação da proposta chegou a ser adiada uma vez e a expectativa hoje era de que a liderança do governo pedisse novo adiamento, até que haja uma manifestação dos ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Previdência Social sobre custo do projeto nas contas públicas, o que não ocorreu.
“Não fui procurado para qualquer outro tipo de mediação, e por isso entendo que [o projeto] pode ser votado com tranquilidade”, disse Paim, antes da aprovação.
O projeto original fixava o valor do salário mínimo nacional em R$ 1,4 mil a partir de 1º de janeiro de 2014, além de estender a mesma política aos aposentados que ganham acima do piso. No relatório, Paim considerou que um aumento repentino de quase 80% para o salário mínimo poderia causar sérios distúrbios ao sistema econômico.
O texto seguirá agora para exame terminativo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

3 respostas

  1. O Salário mínimo tem que aumentar mesmo ,isso é uma vergonha
    tantos roubando e outros que realmente trabalham não conseguem ter uma
    vida digna,como merecem
    FlÕR

  2. Vender receber e não entregar o vendeu ,para qual que outro é estelionato,para a previdência é normal ,e não tem policia que dê voz de prisão,e nem juiz para fazer valer a lei.Nós que somos segurado ou segurada da previdência temos que ficar atentos,nós que eu tó falando é de todos nós trabalhadores(a) com a carteira assinada ou segurados(a) avulso.É necessário que nós tenhamos a consciência , que somos segurados e que não estamos pedino favor,temos que dar queixa pôr estelionato .Diz o dito popular que quem não pode com o pote não pega na rodilha.Se não pode garantir o que promete por que vende!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *