Tempo de leitura: 2 minutos

Polícia tenta controlar a manifestação (foto Pimenta)
Polícia tenta controlar a manifestação (foto Pimenta)

Carros no pátio da Settran foram reduzidos a cinzas (foto Pimenta)
Carros no pátio da Settran foram reduzidos a cinzas (foto Pimenta)

Manifestantes atearam fogo em pneus na Avenida J.S. Pinheiro (foto Pimenta)
Manifestantes atearam fogo em pneus na Avenida J.S. Pinheiro (foto Pimenta)

A revolta tomou conta da comunidade do bairro Lomanto, em Itabuna, desde a manhã deste domingo (16). No local, acontece forte manifestação depois que uma viatura da polícia militar atropelou um adolescente durante perseguição a suspeitos (ver nota postada mais cedo). O adolescente, de prenome Nadson, morreu no acidente.

Um ônibus foi incendiado e há pouco alguns manifestantes invadiram a área do antigo aeroporto, hoje utilizada pela Secretaria de Transportes e Trânsito, e atearam fogo em pelo menos sete veículos.

A polícia militar está com forte aparato na comunidade na tentativa de controlar a situação. Para dispersar os manifestantes, foram utilizadas inclusive bombas de efeito moral.
 

14 respostas

  1. O Brasil só vai ter ordem quando estes bandos de salteadores de estradas não ser derrotado nas urnas,mais a sociedade fazer com eles os mesmos que foi feito com Luís XVI e Saddam Hussein.
    Estas corjas serem derrotados nas urnas sairão com lucros e os bolsos cheio de dinheiro saindo pelo ladrão.
    É tanto dinheiro que os salteadores de estradas presos arrecadam que chega ser imoral,vergonhoso do deboche à sociedade brasileira.
    O que o Brasil se transformou uma grande lavanderia.
    Esta manifestação que a sociedade do Bairro Lomanto faz contra a polícia militar,que acaba de assassinar uma criança,para o governo do PT,isso não é nada.
    O desgoverno do Brasil e da Bahia quer que a sociedade que se lixe,os mesmos não esta nem ai,os salteadores de estradas estão preocupado é com os bolivianos,venezuelanos e cubanos.
    Estes são sua turma,eles querem limpar os cofres do Brasil e enviar nossas riquezas pra lar,aqui a sociedade brasileira eles mandam é a polícia e o exército para bater e prender.
    “A política é exatamente como uma guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez,na política diversas vezes.”
    Winston Churchill.

  2. Este fato só demonstra o quanto a população brasileira está vulnerável. Aproveitando-se da revolta alheia, os baderneiros e vândalos, agem interditando o direito do cidadão de ir e vir , incendiando bens públicos e privados, intimidando as pessoas que nada tem a ver com os protestos. É perfeitamente aceitável a revolta e a dor da família pela perda do adolescente, mas porque um adolescente de 14 anos estava conduzindo uma motocicleta, e ainda fura o bloqueio da polícia, o que esperar de uma atitude como esta? A polícia pelo que me parece estava fazendo o papel que a sociedade espera. Não vejo a necessidade de apontar o dedo para quem está errado, se os pais, o adolescente ou a polícia. O episódio só remete os pais a avaliar o comportamento e atitudes de seus filhos. O que não pode e não é aceitável é vândalos revestidos de manifestantes sair quebrando e incendiando tudo, prejudicando quem não tem nada a ver com a situação.

  3. Bom esse adolescente comete um crime quando ao ser menor pilota uma moto sem CNH. Esse rapaz talvez seja mais uns daqueles aviõezinhos do tráfico (como muitos em Itabuna) aí se tratando de um bairro onde tem muitas pessoas de péssima índoles, nós cidadãos de bem ficamos privados de tranquilidade por causas dessas escórias sociais. Onde estavam os pais desse “bom garoto” quando ele pegou uma moto sem ter CNH? Qual a procedência dessa moto? São questionamentos que temos que fazer antes de condenar a PM. Outra coisa e os criminosos que atearam fogo ao ônibus onde estão? Cadê a punição? A cada dia vejo que fiz a opção correta quando sair de Itabuna e vim morar na “selva”.

  4. As reflexões são importantes. As palavras precisam ser ditas.
    Assim como diz Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”
    Um jovem de apenas 13 anos perdeu a vida de uma maneira muito violenta. Talvez para muitos de nós este seja apenas mais um jovem que entrará para as estatísticas. Porem, gostaria de deixar a seguinte pergunta:
    E SE FOSSE SEU FILHO??????

  5. Faço minhas as palavras do comentarista Ricardo Santoa e outros questionamentos que põem em destaque a condição de “menor em situação melindrosa”.
    Esse pobre garoto iludido por leis incentivadoras não teve tempo de desafiar os policiais: “Sou de menor” posso fazer o que quiser!
    Que lástima!

  6. Nota do PSTU de Itabuna sobre a morte do adolescente Nadson pela PM
    Somos todos Nadson! Nenhum Amarildo a mais! Não iremos nos calar!
    O PSTU de Itabuna vem a público manifestar seu repúdio e indignação à ação da PM que resultou na morte do adolescente de 13 anos, Nadson Almeida, no Bairro Lomanto em Itabuna neste domingo, dia 16/02. A PM de Jaques Wagner assassinou o jovem estudante e trabalhador covardemente. Segundo relatos dos moradores, a viatura da guarnição que fazia abordagens no bairro Lomanto teria perseguido Nadson que estava em uma moto e passado duas vezes por cima do corpo do menor, na Rua Jorge Amado. O assassinato do jovem causou comoção no bairro, desatando uma revolta popular contra a violência policial. Foi a gota d’água para um cotidiano de opressão, humilhação e violência da polícia contra a população negra da periferia. Moradores dos bairros Lomanto e Odilon fizeram barricadas, incendiaram ônibus e carros e fecharam por horas a Avenida J.S. Pinheiro. Não bastasse ser alvo da violência policial, a população pobre da periferia não tem sequer o direito de expressar sua insatisfação. A revolta que sucedeu o assassinato foi brutalmente reprimida pela Tropa de Choque da mesma Polícia Militar, até mesmo a Polícia Rodoviária Federal e homens do exército foram usados a fim de controlar os protestos.
    Esse bárbaro assassinato perpetrado pela Polícia militar é mais um crime do Estado que criminaliza a pobreza e mata nossa juventude como ocorre cotidianamente Brasil afora, vitimando sempre a juventude negra e pobre da periferia. Isso aconteceu com Amarildo no RJ, o garoto Joel em Amaralina- Salvador e com o Douglas na Zona Leste de São Paulo e tantos outros milhares. Nós do PSTU nos solidarizamos e prestamos nosso apoio aos familiares e amigos de Nadson.
    Fim da PM já!
    A barbárie policial que fez explodir a revolta popular na periferia de Itabuna traz à tona, mais uma vez, a necessidade mais do que urgente de pôr fim à Polícia Militar, esse entulho autoritário da época da Ditadura e que, cada vez mais, expõe seu caráter racista e elitista. A própria ONU já recomendou o fim da Polícia Militar.
    É preciso acabar com a PM e construir em seu lugar uma polícia civil, unificada, com direito de greve e sindicalização, e totalmente controlada pela população.
    Somos todos Nadson ! Nenhum Amarildo a mais! Não iremos nos calar!
    -Contra o genocídio da população negra e pobre!
    -Por uma outra política de segurança pública. Fim da PM, já!
    -Dilma e Wagner! Exigimos aplicação e ampliação dos recursos do programa “Juventude Viva” (Programa de Redução da Vulnerabilidade à Juventude Negra da Periferia). Pelo fim da operação delegada!
    Itabuna-Ba, 16 de fevereiro de 2014
    Direção Municipal do PSTU

  7. Não se deve julgar antes de terminar a investigação. Mas por que esse menino esta na moto sem idade suficiente e habilitação, e ainda fugir da polícia? Não creio que os policiais cometeram esse crime. vamos aguardar. Infelizmente no Brasil os valores estão se invertendo. governo do pt.

  8. estou aqui para repudiar ,um fato que ocorreu hoje na praça de taxi, em frente ao Sesp. um sujeito de nome José Luis ex taxisista também é proprietário de um carro nesta praça. agrediu a socos e ponta-pés um Sr,que aparenta ter uns 65 anos. aí eu pergunto:como fica o estatuto do idoso? e a família deste Sr? num vai prestar uma queixa? Sr pimenta espero encarecidamente que o Sr divulgue esta nota de repúdio

  9. Governo PT???O que tem haver o PT com um menor pegar a moto sai de casa e por fatalidade é perseguido pela policia e acaba em tragédia!!Esse pensamento só para certos eleitores do DEM.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *