Tempo de leitura: 2 minutos

Juraci, de boné, ao lado do ministro Cardozo: crime continua impune.
Juraci, de boné, ao lado do ministro Cardozo: crime continua impune.

A morte do agricultor Juraci Santana completou duas semanas sem que a polícia civil consiga prender os autores do crime. O produtor foi assassinado a tiros na madrugada da terça (11), no Assentamento Ipiranga, na Região do Maroim, em Una.
Testemunhas do crime informaram à polícia as características – e os nomes – dos três homens que executaram Juraci, que havia denunciado ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e prestou duas queixas à Polícia Federal sobre as ameaças de morte sofridas por ele. Os acusados são supostos caciques tupinambás.
Era final de noite, início de madrugada, quando três homens invadiram o assentamento à procura de Juraci. Os assassinos não se importaram com a presença da esposa e da filha da vítima. Cercaram a propriedade, aproximaram-se da vítima e desferiram vários tiros.
15 DIAS DE IMPUNIDADE
Um líder do movimento de agricultores da área do conflito disse ao PIMENTA que bilhetes anônimos foram entregues à polícia civil. Neles, informações sobre a localização dos executores de Juraci:
– Há um clima de revolta por causa dessa impunidade. Eles nos sufocaram, nos calaram com polícia, Força Nacional e Exército. Parece que tudo isso é pra gente, por que até as reintegrações de posse eles suspenderam, enquanto os assassinos continuam gozando de liberdade – disse a liderança que, temendo represálias, pediu anonimato.
Ele próprio explica o porquê do anonimato:
– A polícia não nos protege e os tupinambá ou sei lá o que continuaram aprontando depois do crime, retaliando as pessoas. Até a casa de uma agricultora de mais de 90 anos eles tocaram fogo, destruíram, porque ela participou do velório e do enterro de Juraci. Estamos sem proteção. Protegidos estão os supostos índios.
CONFLITO ATINGE 3 MUNICÍPIOS
Região viveu intenso confronto no dia da morte de Juraci (Foto Gilvan Martins/Pimenta).
Região viveu intenso confronto no dia da morte de Juraci (Foto Gilvan Martins/Pimenta).

O conflito envolve produtores e autodeclarados tupinambás. A disputa ocorre em uma área de 47,3 mil hectares entre os municípios de Una, Buerarema e Ilhéus onde estão cerca de 800 pequenas propriedades, 100 das quais já invadidas, segundo a Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema (Aspaiub).
A disputa ficou ainda mais acirrada após a Fundação Nacional do Índio (Funai) apresentar um relatório de demarcação estabelecendo a área que, supostamente, pertenceria aos tupinambás. O relatório foi entregue ao Ministério da Justiça. O documento foi devolvido à Funai por ser considerado “inconsistente”.
Apesar da violência e do clima de instabilidade que afeta propriedades rurais e turísticas, os prefeitos dos três municípios permanecem em silêncio – Jabes Ribeiro (Ilhéus), Diane Rusciolelli (Una) e Guima Barreto (Buerarema), o que provoca revolta dos produtores.

6 respostas

  1. Ué o mandante não é o Cacique Babau? Então prende ele e aí chegaremos aos executores. Não é simples? Ou será que não é bem assim? Nem tão óbvio assim? Tem que prender esse burocrata engravatado aí de cima, ele é cúmplice nesse e nos demais assassinatos que porventura acontecerem daqui para a frente.

  2. O Brasil precisa resgatar o sentimento de brasilidade.
    É mesmo que morrer um cachorro,talvez um assassinato de um cachorro este governo maldito se importa.
    O governo do PT assassina 75 pessoas por dia,somente através do uso do craque,que é liberado pela Bolívia,país maior produtor de cocaína do mundo,60% é liberado a entrar para o Brasil.
    O Sr.Marcos Valério disse:”tudo que o PT faz recebe ágio,somente de ágio que a Petrobras cobrou de um contrato de 9 bilhões de dólares com uma Companhia holandesa.
    Estes mequetrefe e corruptos,o que se formou uma coja de salteadores de estradas,pior do que traficante de droga e assaltantes de banco,se enturbou fazendo um tubo de corrupção na Petrobras,cobrando ágio de 30 milhões de dólares.
    Assassinarão Celso Daniel,pelo fato de ser contra a corrupção.Outro mafioso e bandido procurado pela Interpol,Policia Internacional,o russo,que investiu no Corinthians,fazendo uma lavanderia,o mequetrefe,Boris Berezsky,encontrou proteção do seu colega,o então homem que governava o Brasil e governa,determinou que a polícia federal não encoste um dedo.
    Na Ucrânia um governo maldito,a sociedade botou pra fora,o bandido e mequetrefe,Viktor Yanukovich, assassinara 100 pessoas,hoje o infeliz é procurado pela Interpol.
    O Brasil vive um retrato de uma tragédia,se a sociedade não se ater.Este maldito governo vai transformar este país numa Cuba,um venezuelão tá a caminho,vamos viver nas trevas.
    Em nome de uma ideologia primitiva,A funai e os religiosos do Cimi e os Sem Terras,tendo o governo do PT,querem acabar com as propriedade deste país e sustentar a sociedade com ração,como a Coreia do Norte.
    A corda Brasil,será que a sociedade esqueceu da letra do Hino Nacional,ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil,,, nos falta o sentimento de brasilidade.

  3. SOCIALISMO É BARBÁRIE
    Ninguém precisa da esquerda para fazer uma sociedade ser menos terrível, basta que os políticos sejam menos corruptos (os da esquerda quase todos foram e são), que técnicos competentes cuidem da gestão pública e que a economia seja deixada em paz, porque nós somos a economia, cada vez que saímos de casa para gerar nosso sustento.
    Ela, a esquerda, constrói para si a imagem de “humanista”, de superioridade moral, e de que quem discorda dela o faz porque é mau. Ela está em pânico porque estava acostumada a dominar o debate público tido como “inteligente” e agora está sendo obrigada a conviver com gente tão preparada quanto ela (ou mais), que leu tanto quanto ela, que escreve tanto quanto ela, que conhece seus cacoetes intelectuais, e sua história assassina e autoritária.
    Professores pautados por esta mentira filosófica chamada socialismo mentem para os alunos sobre história e perseguem colegas, fechando o mercado de trabalho, se definindo como os arautos da justiça, do bem e do belo.
    A esquerda nunca entendeu de gente real, mas facilmente ganha os mais fragilizados com seu discurso mentiroso e sedutor, afirmando que, sim, a vida pode ser garantida e que, sim, a sobrevivência virá facilmente se você crer em seus ideólogos defensores da “violência criadora”.
    Ela sempre foi especialista em tornar as pessoas dependentes, ressentidas, iludidas e incapazes de cuidar da sua própria vida. Ela ama a preguiça, a inveja e a censura.
    (PARTE DO TEXTO DE Luiz Felipe Pondé)
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/luizfelipeponde/2014/02/1416607-socialismo-e-barbarie.shtml

  4. Se o agricultor Juraci Santana, fosse cinegrafista ou jornalista de alguma emissora de TV, com certeza, já teriam achado os bandidos. Enquanto isso, a família do morto sofre e chora o descaso e a irresponsabilidade da “nossa justiça”. Afs, que nojo!*&¨%$#@”§

  5. Essa táticas de usurpar e roubar as conquistas dos verdadeiros homens que trabalham e sustentam a nação são típicas de partidos políticos BOLIVARIANOS (leia-se) PT, PCdB, fARCS, Chavismo, Cuba…. etc, que se utilizam da opressão, autoritarismo e totalitarismo, para se perpetuar-se no “poder”. Verdadeiros FASCISTAS! Baruch Spinoza, inspirado em Maquiavel, diz que um poder sem leis é quimera. Contudo, observa ele, os lideres não pode impor aos dirigidos coisas absurdas e revoltantes. O autoritarismo pode ser compreendido como a tentativa de impor às pessoas posturas que neguem a sua força mental. Já na democracia, argumenta Spinoza no livro “O Tratado Teológico-Político”, é quase impossível que a maioria dos “homens” (grifo meu), concorde com tais absurdos. Porque nela “ninguém transfere seu direito natural a um outro , de tal modo que não seja mais consultado”. Porque nela “ninguém transfere seu direito natural a um outro, de tal modo que não seja consultado”. O regime democrático “mostra quanto é útil a liberdade no estado”. Sem a democracia, conclui o filósofo holandês, “os que governam o estado ou dele se tornaram os donos sempre se esforçam para tingir os crimes cometidos com uma aparência de direito e persuadir o povo de que agiram honestamente; eles conseguem facilmente tal coisa se a interpretação do direito só depende deles. Pois, é claro que de semelhante direito eles arrancam grande licença para fazer o que desejam e seu apetite exige. Uma grande parte da licença lhes é subtraída se o direito de interpretação as leis pertence a outros e sua interpretação verdadeira é manifesta e incontestável para todos”. Em um estado onde reina a democracia, ninguém, sobretudo os governantes, tem licença para impor seus fins e doutrinas à cidadania. A situação piora, segundo Spinoza, se a imposição de atitudes e crenças se faz em proveito de quem ocupa os palácios. O que o PT procura impor a nós brasileiros, é exatamente isso; absurdos coloridos com tintas falsificadas de direito, como a compra de votos para garantir projetos úteis ao “PLANALTO”. O mercadejo deveria ser visto como legitimo e necessário, digno de raison d’étar. Tudo feito para manter os cargos públicos sem competência administrativo.

  6. ninguém , nem esquerda e nem direita estão satisfeito com essa administração, irresponsável e inconsequente na nossa Nação! Esse boçal conhecido tb com “O rei dos holofotes ” !Toma posições , de acordo com o seu humor ou o que lhe dá mais notícias! quem esquece que ele foi indicação de lula E FEZ TODO ESSE TEATRO PARA DEPOIS PEDIR A BENÇAO AO Próprio lula? Essa sujeira toda já foi longe demais ! ni9nguem hoje no Brasil tem garantia de nada! mas, um dia o povo se revoltará com tudo isso! Que Deus nos proteja!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *