Tempo de leitura: < 1 minuto

Joselito Reis e Waldyr Montenegro coordenam pesquisa (Foto Viviane Cabral).
Joselito Reis e Waldyr Montenegro coordenam pesquisa (Fotos Viviane Cabral).

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna está resgatando a sua própria história com uma ampla pesquisa no Arquivo Público de Itabuna José Dantas de Andrade e no Centro de Documentação e Memória Regional (CEDOC) da Uesc. O objetivo é promover exposição para contar aos itabunenses os 105 anos da associação que é mais antiga que a própria cidade.
A pesquisa é comandada pelos jornalistas Waldyr Montenegro e Joselito Reis e conta com apoio dos profissionais do Cedoc da Uesc e do Arquivo Municipal.
A partir desta pesquisa, sabe-se que a ACI nasceu durante uma mobilização de empresários contra o arrocho fiscal. Era 14 de junho de 1908.
–  A ideia é promover uma semana de exposição de fotos e documentos do arquivo da entidade e, em seguida reunir esses fatos em um livro para ser distribuído nas escolas de Itabuna, de modo que a sua história continue viva – diz o presidente da entidade, Luiz Ribeiro.
Além das consultas aos arquivos públicos, a entidade também está contando com a colaboração de interessados, que podem sugerir documentos históricos  – também valem fotografias e recortes de jornais. As sugestões podem ser feitas por meio de telefone – 73-3613.1171 – ou por emial (aceitabuna@gmail.com).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *