skip to Main Content
19 de setembro de 2020 | 11:24 am

ITABUNENSE COORDENA CAMPEONATO BRASILEIRO DE KETTLEBELL

Tempo de leitura: 2 minutos
João Rosário entre atletas campeãs brasileiras e mundiais.

João Rosário entre atletas campeãs brasileiras e mundiais.

Liliane Pólvora
O primeiro Campeonato Brasileiro de Kettlebell Lifting será realizado em São Paulo, no próximo domingo (19). O evento, que é organizado pela Federação Brasileira de Kettlebell Lifting – FBKL, visa desenvolver o Kettlebell Sport no Brasil, promovendo a troca de experiências e cooperação entre os participantes.
O itabunense João Rosário, um dos organizadores do evento e atual presidente da FBKL, explica que a federação foi fundada com o objetivo de divulgar o kettelbell e organizar campeonatos de kettlebell lifting no país. Ele destaca ainda que os vencedores do primeiro campeonato estabelecerão o recorde oficial das provas no Brasil.
Rosário reside atualmente em Joinville, Santa Catarina, e é profissional de referência na modalidade no país, sendo o percursor do treino com kettlebell no estado em 2009.
Como treinador, levará quatro atletas catarinenses para disputar o campeonato, duas delas são as atuais campeãs americanas de kettlebell. “Nicole Zaniz e Flávia Karolina foram campeãs americanas de Kettebell na prova Long Cycle, onde o kettlebell é levado da altura do joelho até o peito e do peito até acima da cabeça, no USA Nationals 2014, realizado no mês de agosto em Nova Iorque”, explica.
A COMPETIÇÃO
Um peso no formato de uma bola de ferro com alça que possibilita a execução de movimentos específicos e que, segundo especialistas, melhora o condicionamento físico geral com ganho expressivo de força. Além do uso para fitness, o kettlebell lifting é uma modalidade esportiva com campeonatos mundiais organizados e atletas que fazem preparação específica para o esporte.
No domingo (19), atletas do país participam do primeiro Campeonato Brasileiro, que terá quatro provas:  Snatch (5 min) e o Jerk (5 ou 10 min), Long Cycle (5 ou 10 min) e Biathlon (jerk + snatch) (10 min) nas modalidades iniciante e amador, masculino e feminino, divididas por categoria de peso corporal.

Na categoria iniciante para homens será utilizado kettlebell de 16 kg e no amador, kettlebells de 20 kg e 24 kg. Nas provas Jerk e Long Cycle  masculino serão utilizados dois kettlebells. No feminino para iniciantes será utilizado kettlebell de 8 kg e amador 12 kg e 16 kg. Podem participar atletas maiores de 18 anos, membros da FBKL e outras Federações, e de academias e grupos amadores do país, bem como atletas amadores de outros países que não possuam registro em federação internacional.
O atleta que conseguir executar mais repetições no tempo específico de cada prova levará o título e estabelecerá o recorde brasileiro da prova. Os vencedores da cada prova ganharão uma placa de premiação, diploma e reconhecimento como atleta de Kettlebell Sport podendo, se quiser, ser integrante da seleção brasileira de Kettlebell Sport pela FBKL.
O campeonato terá início a partir das 8 horas do dia 19 de outubro, mas no dia anterior os atletas devem comparecer ao local do evento das 13 às 16 horas para participar do sorteio dos grupos, onde será definido também a ordem de apresentação. As inscrições para o primeiro Campeonato Brasileiro de Kettlebell Lifting podem ser feitas no site  www.fbkl.com.br  ou no dia da pesagem (18).

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top