Tempo de leitura: 3 minutos

Reitor da UFSB, Naomar Almeida, explica detalhes do projeto (Foto Águido Ferreira).
Reitor da UFSB, Naomar Almeida, explica detalhes do projeto (Foto Águido Ferreira).

Domingos Matos
Representantes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) começaram a discutir aspectos da parceria entre as duas instituições, especialmente em relação ao início das obras do campus Jorge Amado e do Parque Tecnológico do Sul da Bahia. O evento, realizado no auditório da Ceplac, serviu para apresentar as instalações do órgão aos novos professores da UFSB, assim como também para detalhar a parceria das duas instituições a representações do funcionalismo da Ceplac.
O professor Naomar Almeida, reitor da UFSB, observa que lei que criou a universidade trouxe algumas exigências, sendo a principal delas a de que a reitoria deverá ser no município de Itabuna. Com a doação de dois terrenos, pelos municípios de Itabuna e Ilhéus, e a parceria com a Ceplac, que garantiu, por exemplo, a cessão de uma área de 37 hectares, a UFSB já planeja o início das obras do campus Jorge Amado e do Parque Tecnológico para o próximo ano.
O reitor afirma que a escolha da área geográfica mais próxima à Ceplac é estratégica. Como determina a lei, a reitoria será construída em solo itabunense e o campus Jorge Amado vai utilizar as áreas doadas pelos dois municípios e se conectar com a estrutura existente no órgão, a exemplo dos laboratórios do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec).
– Na região existem muitos equipamentos de construção do conhecimento, que são agregados pela Ceplac, fundamentalmente. Isso representa um enorme potencial para a nossa universidade mais rapidamente começar produzir conhecimento e tecnologia e ajudar a redinamizar a região – define Naomar Almeida.
Já o superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart, definiu a chegada da universidade nessa parceria com a Ceplac. “A UFSB nos ajudará no nosso processo de modernização, enquanto nós a ajudamos no processo de amadurecimento institucional. Em breve, essa região terá uma bela constelação, e poderá retomar, agora em bases sustentáveis, seu desenvolvimento, depois de mais de duas décadas de estagnação”.
INÍCIO DAS OBRAS
A vice-reitora Joana Angélica Guimarães afirma que o cronograma de construção do campus Jorge Amado se inicia a partir da contratação, nos próximos meses, das empresas que vão elaborar todos os projetos, até o fim do primeiro semestre de 2015. “Com todos os projetos prontos, vamos iniciar o processo licitatório para, ainda em 2015, no segundo semestre, iniciar as obras”.
A visita de terça-feira contou ainda com a participação do professor da faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Sérgio Erkeman, que será o responsável pelo projeto arquitetônico do campus Jorge Amado e dos demais campi da UFSB.

“Visitamos diversos prédios aqui na sede da Ceplac e já temos algumas ideias em mente, mas nada definitivo. O que sabemos é que nossas construções devem dialogar com o que já existe, um trabalho do Sérgio Bernardes, arquiteto muito importante na historiografia da arquitetura brasileira”.
Erkeman elogiou o “belíssimo trabalho” de Bernardes, desde a disposição dos prédios aos elementos utilizados, como as tulipas pré-fabricadas que são a estrutura das construções. “Antes de tudo, será um tributo a isso, claro que incorporando elementos novos, mas dialogando com esse trabalho. Será uma forma de traduzir, na arquitetura, essa parceria entre as duas instituições. Essa proximidade que vemos, esse diálogo constante, deverá aparecer também nas construções do campus Jorge Amado”.

3 respostas

  1. Parabéns ao reitor Naomar e a sociedade itabunense por deixar de lado essa rivalidade boba e que só atrasa o desenvolvimento de Ilhéus e itabuna. Agora ficou mais justo , o campus vai ficar em território ilheense (ceplac), enquanto a Reitoria na cidade de itabuna. Para ilhéus ficou ótimo porque impostos e serviços produzidos no campus deverão aumentar a receita do município, e deve ficar com a maior parte devido ao tamanho,enquanto itabuna agrega receita da reitoria,mas discordo do nome do campus(jorge amado) a Uesc ja deu essa homenagem ao escritor,portanto pouco criativo e na falta de um nome é melhor deixar Campus Ilhéus mesmo.

  2. Observador está correto quanto ao nome do campus da Uesc, foi um lapso momentãneo nosso,mas em razão de que Jorge Amado já foi muito homenageado por Ilhéus,dando nome a aeroporto,rodovia,casa de cultura, ruas, pavilhão na Uesc, festival etc.enquanto Itabuna não o reconhece e essa história de dizer que Jorge Amado é Itabunense é uma forma de tentar se auto afirmar, pois o mundo todo conhece Ilhéus como a terra de Jorge Amado e de gabriela. Mas enfim,voltemos ao assunto UFSB, não é questão de rivalidade mas de geografia, o município de Itabuna é pequeno e não tem área para abrigar uma Universidade Federal,Observador está equivocado quanto ao território e localização do Campus da UFSB, infelizmente o que se constata é um jogo de palavras dos políticos de Itabuna e da reitoria para não criar polêmica e revolta em Itabuna. A área onde se levantará o campus da UFSB pertence ao município de Ilhéus, não é atoa que terão que pedir autorização e alvará à prefeitura de Ilhéus. Não se enganem, não tem área nenhuma perto ali do Los Pampas que seja Itabuna no sentido Ilhéus. Tudo ali a partir do MACRO,CIDADELLE E ATACADÃO é território de Ilhéus. Peguem os materiais de divulgação desses empreendimentos inclusive do Posto de combustível do MACRO e vejam o endereço e também o alvará de funcionamento,onde poderão constatar que é da Prefeitura de Ilhéus pessoal. Voc~es acham que se o território fosse de Itabuna eles no evento iam citar a prefeitura do município de Ilhéus? Visitem o site da SEI – Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia http://limites.sei.ba.gov.br/wp-content/uploads/2014/09/ILH%C3%89US_MAPA_100K_2014_24_SEI.pdf ou http://limites.sei.ba.gov.br/wp-content/uploads/2014/09/ITABUNA_MAPA_100K_2014_24_SEI.pdf

  3. Nasci em Rio do Braço distrito de Ilhéus, fui criado em Itabuna, trabalho em Ilheus e sempre morei em Itabuna… Conheço a realidade das ruas, do comercio de Itabuna, pouco sei de Ilheus… conclusão: Amo Itabuna e gosto de Ilhéus, Que seja bem vinda a UFSB a região agradecerá… Sobre o Nome Jorge Amado, pra mim fede mais do que cheira quem está morto, com todo respeito à memória do grande Escritor reconhecido mundialmente.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *