Tempo de leitura: < 1 minuto

Força Nacional está há mais de um ano no sul da Bahia (Foto Gilvan Martins).
Força Nacional está há mais de um ano no sul da Bahia (Foto Gilvan Martins).

O Ministério da Justiça prorrogou, por mais noventa dias, a permanência de tropas da Força Nacional de Segurança na área de conflito entre agricultores e tupinambás. A portaria foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
A Força Nacional está no sul da Bahia há um ano e três meses. As tropas chegaram logo após a revolta de moradores de Buerarema, em agosto do ano passado, quando houve onda de invasões de fazendas e saques a casas comerciais. Nos protestes, três carros foram incendiados em Buerarema.
Os conflitos na região começaram há mais de dez anos e se intensificaram há cinco anos. Em 2009, a Fundação Nacional do Índio (Funai) reconheceu como indígena uma área de mais de quarenta e sete mil e trezentos hectares.
Após o ato da Funai, mais de cento e vinte fazendas foram invadidas. Nos últimos meses, a Força Nacional de Segurança e as polícias militar e civil aumentaram o policiamento e as investigações na área que envolve Buerarema, Ilhéus e Una. A intensificação do policiamento pacificou a área.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *