Tempo de leitura: < 1 minuto

O volume de veículos licenciados, em novembro último, caiu 4% sobre outubro com um total de 294,6 mil unidades vendidas, acumulando no ano um recuo de 8,4%. No mesmo período (novembro) a produção diminuiu 9,7% na comparação com o mês anterior, totalizando 264,8 mil unidades produzidas e queda de 15,5% desde janeiro.
Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O desempenho reflete o fato de novembro ter tido o feriado do Dia da Consciência Negra, no último dia 20, segundo observou o presidente da Anfavea, Luiz Moan.
O executivo avalia que apesar desse resultado negativo, os negócios diários fechados ao longo de novembro revelam um mercado mais aquecido com média de vendas em 14.734 unidades, número acima da média que vinha sendo 13 mil. Para ele, se o comportamento do consumidor continuar no mesmo ritmo do registrado no segundo semestre, em 2015, é possível que no próximo ano as montadoras instaladas no Brasil tenham crescimento das vendas.
Pelos cálculos do executivo, se neste mês de dezembro a comercialização for igual ou próxima da obtida no mesmo mês de 2013, haverá queda no ano de 7,6%. De acordo com a avaliação, o setor foi afetado por um desempenho ruim no primeiro semestre. Além de um mercado interno mais retraído, a baixa no mercado argentino dificultou as exportações: estas caíram 2,5% em novembro ante outubro e acumulam redução de 29,9% em número de unidades. Em valor, o acumulado do ano atinge US$ 10,7 bilhões. Da Agência Brasil.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *