Tempo de leitura: 2 minutos
Feira da Guanabara será revitalizada (Foto Secom Ilhéus).
Feira da Guanabara será revitalizada (Foto Secom Ilhéus).

Maurício Maron | Agência Sebrae
Espaço de comercialização de produtos da Agricultura Familiar em Ilhéus, a Feirinha da Guanabara é, também, alvo de uma histórica polêmica. Fica instalada, diariamente, em pleno centro da cidade e a sua localização divide opiniões. “É muito desorganizada, acumula sujeira em uma área muito próxima do comércio e de residências na região central da cidade”, argumenta o comerciante Orlando Silva. “Mas é importante. A gente não precisa ir longe para encontrar produtos do dia-a-dia”, defende a dona-de-casa Maria da Anunciação. Diversas administrações municipais já tentaram transferir a feirinha que resiste ao tempo. São mais de 50 anos de atividades no mesmo local.
Agora, a Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), autarquia do governo da Bahia, vai iniciar a entrega gratuita de 75 barracas padronizadas a pequenos vendedores da Feirinha. O objetivo é organizar o espaço. Do total, serão distribuídas 50 unidades a ambulantes que comercializam hortifrutigranjeiros e outras 25 para quem revende peixes e mariscos. A ação faz parte do projeto de requalificação das feiras livres do município e conta com o apoio do Sebrae.
Além da padronização, os feirantes da área vão passar por cursos de capacitação, através de oficinas do SEI, estimulando o associativismo e boas práticas com alimentos. Os cursos acontecerão no primeiro semestre de 2015, em datas que ainda serão marcadas, de acordo com José Carlos Oliveira, gestor do Território de Cidadania Litoral Sul. “A nossa participação tem o objetivo de fazer com que os feirantes tenham condições de gerir o seu próprio negócio, oferecendo um bom atendimento, organização, boas condutas de higiene”, explica.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *