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Renata Smith | Agência Sebrae

Duas questões essenciais para o sucesso de qualquer negócio, gestão financeira e atendimento ao cliente, serão tratadas em dois cursos oferecidos pelo Sebrae nos meses de janeiro e fevereiro, em Itabuna, sul do estado.

De 26 a 30 de janeiro, o tema abordado será Gestão Financeira na Medida. O curso é direcionado às microempresas e tem o objetivo de estimular a mudança de comportamento dos empresários, bem como demonstrar a importância da gestão financeira.

Já de 2 a 5 de fevereiro, será a vez do curso de Atendimento ao Cliente, voltado a empresários e profissionais que mantêm contato direto com os consumidores e buscam ter diferencial competitivo através de um padrão de excelência.

A capacitação sobre gestão financeira apresentará aos participantes instrumentos e informações que permitirão projetar o fluxo de caixa, refletir sobre a formação do preço de venda, entender o demonstrativo de resultados e analisar os retornos de seu empreendimento.

“Para a boa gestão financeira das microempresas, é necessário ir além dos controles internos”, assegura Michel Lima, analista do Sebrae e gestor do Ponto de Atendimento (PA) de Itabuna. “Desta forma, também devem ser feitos a análise, o diagnóstico e o acompanhamento financeiro, que possibilitem aos proprietários e sócios uma visão do desempenho econômico e financeiro da empresa”, completa.

O analista lembra que a capacitação apresenta o diferencial de oferecer duas horas de consultoria presencial nas empresas, além das aulas, divididas em cinco encontros com carga total de 20 horas, de 18h às 22. O valor do investimento é de R$150 e pode ser pago em cartão de crédito/débito ou à vista.

Atendimento ao cliente

Já os interessados no curso de Atendimento ao Cliente terão carga horária de 15 horas, divididas em quatro encontros, das 18h15 às 22h15, também no PA do Sebrae Itabuna.

“Algumas das questões abordadas serão se o empreendedor entende a diferença entre tratar bem e atender bem, se sabe como superar as expectativas do cliente e se define diretrizes para o tratamento de reclamações”, explica o analista Michel Lima. O valor do investimento é de R$80 e pode ser pago em cartão de crédito/débito ou à vista.

Ambos os cursos acontecerão no PA do Sebrae em Itabuna (Rua Paulino Vieira, 175, Edf. Lizete Mendonça – Centro). É possível obter mais informações sobre os cursos e as inscrições nos telefones (73) 3613-9734 ou (73) 9974-2262, ou ainda através do e-mail ag.itabuna@ba.sebrae.com.br.

De 26 a 30 de janeiro, o tema abordado será Gestão Financeira na Medida. O curso é direcionado às microempresas e tem o objetivo de estimular a mudança de comportamento dos empresários, bem como demonstrar a importância da gestão financeira. Já de 2 a 5 de fevereiro, será a vez do curso de Atendimento ao Cliente, voltado a empresários e profissionais que mantêm contato direto com os consumidores e buscam ter diferencial competitivo através de um padrão de excelência.

A capacitação sobre gestão financeira apresentará aos participantes instrumentos e informações que permitirão projetar o fluxo de caixa, refletir sobre a formação do preço de venda, entender o demonstrativo de resultados e analisar os retornos de seu empreendimento.

“Para a boa gestão financeira das microempresas, é necessário ir além dos controles internos”, assegura Michel Lima, analista do Sebrae e gestor do Ponto de Atendimento (PA) de Itabuna. “Desta forma, também devem ser feitos a análise, o diagnóstico e o acompanhamento financeiro, que possibilitem aos proprietários e sócios uma visão do desempenho econômico e financeiro da empresa”, completa.

O analista lembra que a capacitação apresenta o diferencial de oferecer duas horas de consultoria presencial nas empresas, além das aulas, divididas em cinco encontros com carga total de 20 horas, de 18h às 22. O valor do investimento é de R$150 e pode ser pago em cartão de crédito/débito ou à vista.

Atendimento ao cliente

Já os interessados no curso de Atendimento ao Cliente terão carga horária de 15 horas, divididas em quatro encontros, das 18h15min às 22h15min, também no PA do Sebrae Itabuna.

“Algumas das questões abordadas serão se o empreendedor entende a diferença entre tratar bem e atender bem, se sabe como superar as expectativas do cliente e se define diretrizes para o tratamento de reclamações”, explica o analista Michel Lima. O valor do investimento é de R$80 e pode ser pago em cartão de crédito/débito ou à vista.

Ambos os cursos acontecerão no PA do Sebrae em Itabuna (Rua Paulino Vieira, 175, Edf. Lizete Mendonça – Centro). É possível obter mais informações sobre os cursos e as inscrições nos telefones (73) 3613-9734 ou (73) 9974-2262, ou ainda através do e-mail ag.itabuna@ba.sebrae.com.br.

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