Tempo de leitura: < 1 minuto

Parece que o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, cederá aos apelos de políticos ilheenses e, contrariando a Lei 13.204, de 11 de dezembro de 2014, transferirá, de Itabuna para a Terra de Gabriela, a sede do Núcleo Regional Sul da Sesab.

Até ontem, o governo anunciava o núcleo em Itabuna. Hoje, ao dar posse aos diretores dos nove núcleos regionais, dentre eles Marisa Eduane (Sul), Vilas-Boas divulgou a sede da regional da Sesab em Ilhéus. A escolhida para comandar a regional sul da secretaria, Maria Eduane, é de Itabuna, lotada na extinta 7ª Diretoria Regional de Saúde (7ª Dires).

Tecnicamente, a sede deverá ser em Itabuna, devido à sua localização e, também, por abrigar maior número de serviços públicos em saúde. Porém, Ilhéus possui um hospital geral de grande porte – pertencente ao estado – e deverá contar com outro hospital regional, a ser construído na Rodovia Ilhéus-Itabuna, entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Banco da Vitória, bairro ilheense.

Uma resposta

  1. “Puxando a sardinha para o seu lado”

    Cada vez mais não se percebe isenção do editor quando o assunto é Ilhéus e Itabuna.Ao afirmar que “tecnicamente (vago) a sede do núcleo sul da sesab deverá ser Itabuna,devido à sua localização e maior número de serviços” o editor revela que sofre ainda dos sintomas de uma rivalidade infantil e arcaica que alguns itabunenses e ilheenses ainda insistem em perpetuar. Da mesma forma alegar e alardear que Itabuna é a cidade pólo em outras áreas como educação e sempre incluir nos números a UESC,que situa-se no município llheense soa sempre como um “puxar a sardinha para o seu lado”
    No mundo moderno em que vivemos,apenas a localização rodoviária de um lugar não é suficiente para estabelecer ou definir este como o local ideal para centralizar serviços ou produtos. é bom lembrar que Itabuna hoje não tem nenhum hospital administrado pelo Estado, ao contrário de Ilhéus que está muito próximo de receber o segundo Hospital Regional em breve. O Nucleo sul da Educação já foi definida com sede em Itabuna e não vejo nada demais Ilhéus ser sede do Núcleo sul da saúde, até porque Ilhéus só está a 25 km da BR 101 e conta com Aeroporto e Porto, não precisa nem explicar o que isso significa para uma boa estrutura de logística não é? a Penso que temos duas cidades que são pólos e que se complementam,mais tem muita gente que prefere permanecer “puxando a sardinha para o seu lado”.

    Da Redação: Senhor “geocidadao”, o senhor usou os mesmos argumentos da nossa postagem. Crítica equivocada?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *