Tempo de leitura: 2 minutos
Água invade sala de aula em escola do Salobrinho.
Água invade sala de aula em escola do Salobrinho.
Alunos têm aula em sala alagada.
Alunos têm aula em sala alagada.

O início do ano letivo nas escolas da rede pública municipal de Ilhéus ocorreu nessa segunda-feira (27), mas os problemas parecem ter “repetido” o ano 2014. Um caso que chama a atenção é o da escola do Salobrinho.

O problema é histórico. Como há mais de três décadas, o espaço físico Escola Municipal do Salobrinho só abriga a metade dos alunos matriculados no estabelecimento, aproximadamente 1.000 alunos. Os estudantes do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) até 2003 ocupavam salas cedidas pela Uesc.

Desde 2003, os alunos retornaram ao prédio escolar do bairro, desalojando as crianças da educação infantil, que passaram a estudar em salas denominadas “anexas”, espaços sem ventilação, luz solar, instalações sanitárias precárias, sem acesso para deficientes e funcionários suficientes para limpeza.

Em 2015, a situação não mudou. Até a sexta-feira (24), a Secretaria de Educação de Ilhéus não havia definido a nova direção da escola, o que, segundo profissionais da rede, prejudica o planejamento do ano letivo.

A presidente da Associação de Moradores do bairro, Zenilda Rosa, em reunião com pais de alunos, se comprometeu a mobilizar a comunidade e cobrar das autoridades providências. O bairro é representado na Câmara Municipal por dois vereadores, um deles presidente da Casa. Salobrinho também tem o status de “bairro universitário”.

Uma resposta

  1. O poder público tem culpa sim e disso ninguém duvida, mas a comunidade onde está inserida a escola e principalmente a sua diretoria parecem estar letárgicas diante do problema. Então está ruim e eu deixo assim mesmo !!! Será que não tem pedreiro e pintor na comunidade e vassoura e pás na escola e/ou nas casas do Salobrinho. Ora, de quem são as crianças que estudam neste lugar fétido ????????????????? Por acaso são filhos do Senhor Prefeito ????????????????? É dever dele (prefeito) estar atento e autorizar que se façam as melhorias mas a comunidade e a diretoria da escola também são responsáveis por tudo isso.

    Desculpem !!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *