Tempo de leitura: 2 minutos
Consuelo era presidente do IHGB (Foto Reprodução).
Consuelo era presidente do IHGB (Foto Reprodução).

Do Bahia Notícias

Morreu na manhã desta quinta-feira (14), aos 81 anos, Consuelo Pondé de Sena, que ocupava a presidência do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e era membro da Academia de Letras da Bahia (ALB). A historiadora, que estava internada há cerca de duas semanas, no Hospital Português, sofreu uma arritmia cardíaca, por causa de complicações decorrentes de uma pneumonia.

Consuelo será velada na tarde desta quinta-feira no IGHB e cremada às 8h desta sexta-feira (15), no Cemitério Jardim da Saudade. Antes do internamento Consuelo chegou a publicar um artigo no jornal Tribuna da Bahia, onde era colunista, no qual falava sobre a doença e como a enfermidade afetava sua vida.

– Desde que passei a conviver com essa ‘pulmonite’, comecei a experimentar novas e desagradáveis emoções, antes jamais por mim sentidas. Doença terrível que me tolhe o tônus vital, deixando-me diferente do que sou, ou fui. Não tenho certeza de que voltarei a ser a mesma, porque senti na pele a fragilidade da nossa condição humana e me sinto outra pessoa.

Consuelo Pondé ocupou cargos importantes como: Chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia da FFCH da Ufba; Diretora do Centro de Estudos Baianos da Ufba(1974-1983); Diretora da Associação Baiana de Imprensa (1984); Conselheira do Conselho Permanente da Mulher Executiva da Associação Comercial (1982), ocupando sua vice-presidência; Conselheira da Associação Comercial, ocupando função na Mesa Diretora da Casa (1985); e Diretora da Casa de Ruy Barbosa(1985).

A historiadora também foi membro da diretoria do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia(1982), exercendo, na oportunidade, a função de Oradora; Diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia (1987); Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, empossada em 1996, reeleita em 1998, 2000 e 2003; Membro do Conselho Consultivo da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).

Uma resposta

  1. Essas pessoas não morrem,se perpetua nas nossas memórias e através das suas obras estamos sempre vivendo o presente.

    Muitas vezes recebi convite do instituto Geográfico e Histórico da Bahia,para participar de congresso da História da Bahia,bem como seminário de renomados historiadores brasileiro,baiano, europeu e americano.

    Aqui nas minhas caixas de papelões se encontram convites,certificados e diplomas destas piscinas de conteúdo histórico do dia a dia dos baianos,desdes os primeiros habitantes,a economia,a sociedade e as fortificações,os governos etc e tal.

    Muitos destes documentos consta a assinatura desta imortal historiadora,pela qual deixa um legado histórico inestimável, comparado com os nossos imortais de Taboca,cuja obra nos faz vivenciar o presente.

    Como ver,não se engane,eles estão vivinho da silva,por geração a geração,nós que
    somos uns privilegiados por desfrutarmos de suas obras e cujo momento nos trás de volta o presente.

    Itabuna Minha Terra. Autor,Adelino Kfoury Silveira.
    O Jequitibá da Taboca.Autor,Professor,Oscar Ribeiro Gonçalves.
    Documentário Histórico de Itabuna.Autor,José Dantas de Andrade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *