Tempo de leitura: 2 minutos
Banco de sangue precisa de mais doadores (Foto Divulgação).
Banco de sangue precisa de mais doadores (Foto Divulgação).

A vacinação contra a gripe e os casos de dengue são apontados como prováveis causas da queda de doadores do Banco de Sangue em Itabuna. Quem se vacina contra a gripe, somente pode doar sangue 30 dias após ser imunizado. O ideal é que o doador se vacine após a ida ao banco de sangue.  Já nos casos suspeitos de dengue, a doação de sangue só pode ocorrer 60 dias após o diagnóstico da doença transmitida pelo Aedes aegypti.

O Banco de Sangue precisa contar com uma média de 54 bolsas de sangue coletadas por dia para que o estoque seja considerado seguro. No entanto, o serviço não tem coletado mais que 30 bolsas.

A baixa no estoque neste período junino acontece em um período crítico, quando ocorre aumento da demanda por sangue devido, principalmente, às cirurgias de emergência. A demanda é por todos os tipos de sangue, segundo a coordenação do Banco de Sangue de Itabuna. Mas a maior demanda é ainda maior pelos tipos “O Positivo” e “O Negativo”.

O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna funciona no Hospital Calixto Midlej Filho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7 às 12 horas. Durante o São João, a Unidade somente não realizará coleta na quarta-feira (24).

– Atendemos a todos os hospitais de Itabuna e temos uma grande responsabilidade em ajudar a salvar vidas, mas o doador é o agente principal desta corrente do bem – disse um dos responsáveis pelo Serviço de Captação de Doadores da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Rosildo Ribeiro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *