Tempo de leitura: 2 minutos
Rui Costa vence na assembleia com apoio de opositores (Foto Mateus Pereira).
Rui Costa vence na assembleia com apoio de opositores (Foto Mateus Pereira).

Do Política Livre

A articulação política do governador Rui Costa (PT) conseguiu hoje um feito na Assembleia Legislativa. Aprovou dois projetos de interesse do governo com o apoio apenas da oposição e dos deputados petistas. A grande maioria dos deputados dos demais partidos da base ausentou-se do plenário, mas ninguém teve coragem de pedir verificação de quórum, o que teria feito a sessão cair, impedindo a votação.

As matérias aprovadas envolvem a cessão de duas rodovias baianas (BAs) à União, sem ônus para o Estado, a fim de que o governo federal as recupere, proposta relatada pelo deputado oposicionista Pablo Barroso, do DEM, e a cessão de um terreno para a construção do projeto Minha Casa, Minha Vida, também do governo federal. Os deputados da oposição têm uma explicação para o resultado da votação.

Eles alegam que teriam deixado de fazer um jogo a que se habituaram nos últimos meses: ajudar os governistas que pressionam por cargos ou outras demandas junto ao governo a barganhar com o executivo. “Como julgamos que os projetos não prejudicam o Estado, aceitamos votar com o PT os dois projetos, rejeitando a proposta de alguns governistas para que derrubássemos as matérias”, disse um oposicionista sob o compromisso de não ser identificado.

Segundo ele, irritados com uma repartição do poder no governo que consideram desigual entre os deputados do PT e os demais aliados, parlamentares da base tentaram convencer a oposição a impor uma derrota ao governo, mas foram surpreendidos com a negativa do grupo em colaborar com eles. “Ficou deliberado que, a partir de agora, não faremos este jogo, que só beneficia os próprios governistas”, contou um outro deputado da oposição.

Apesar de os oposicionistas não admitirem, o resultado da votação de hoje mostra também que o governo Rui Costa abriu um canal de interlocução com a oposição que simplesmente inexistia na gestão passada, de Jaques Wagner, promovendo uma inflexão na relação com o grupo que pode resultar numa alteração na correlação de forças atual no Legislativo.

Uma resposta

  1. Não acreditamos nesse “papo furado” de entendimento da OPOSIÇÃO com o Governo do Estado que até aqui tem se mostrado “mais perdido que cego em tiroteio”, pois, passado quase 6 meses ainda tem sérios problemas no ajuste da máquina administrativa do Estado. A Oposição pelo que se sabe não tem nenhum tipo de conversa com o governo do Estado, as matérias que por ventura não causem nenhum tipo de prejuízos para o Estado e tragam benefícios, não sofrerão nenhuma restrição, diferente do comportamento do PT quando Oposição, que era contra tudo não importando a importãncia ou não do PROJETO e dos beneficios que pudessem trazer para o Estado e para a população. Esse papo, voltamos a repetir de conversa com o governador não se tem cnhecimento nos corredores da Assembleia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *