Tempo de leitura: 2 minutos
Abertura do festival, ontem à noite, com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues.
Abertura do festival, ontem à noite, com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues.

A sétima edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau começou ontem (11) e será encerrada no próximo domingo (14) com a expectativa de movimentar até R$ 5 milhões em negócios. Quem esteve ontem na festa, surpreendeu-se com novidades, como uma máquina de produção artesanal de chocolate, e volume ainda maior de visitantes em comparação com 2014.

A programação começa sempre às 9h e encerra-se às 22h, diariamente. Fabricantes de chocolate e outros derivados do cacau expõem no festival que, desde 2009, estimula um novo conceito de produção no sul da Bahia. O evento atrai pessoas de todas as idades com gastronomia, música e arte.

Quem participará do festival neste sábado (13), será o governador Rui Costa, que chega ao Centro de Convenções de Ilhéus às 15h. A programação de amanhã, além dos atrativos do festival, também inclui show de artistas regionais e de Geraldo Azevedo.

Ontem, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, chamou a atenção para a importância estratégica do cacau e do chocolate para a economia sul-baiana. Representantes da Bélgica também participaram da abertura. O país europeu é reconhecido por fabricar um dos melhores chocolates do mundo.

CLÍNICA TECNOLÓGICA

Numa parceria com o Sebrae, o festival conta, a cada dia, com programação voltada a quem deseja entrar no mercado do chocolate. A programação deste sábado (13) terá workshop Design de Produto: fazendo a diferença (Design e Embalagem), a partir das 9h. A inscrição pode ser feita no site do evento. No domingo, o workshop terá como tema Produção de chocolate: derreter ou fazer da amêndoa? (Gastronomia).

2 respostas

  1. O doce fruto do cacau, chegou ao Brasil,em 1822, pelo colono francês,Luiz Frederico Warneaux e plantado pelo colono,Pedro Weyll,na Fazenda Cubículo,em Canavieira,esta fazenda são de propriedade dos herdeiros do coronel,Adami Sá,historicamente este pé de cacau é conhecido como “cacau vovô.” Pag.234.

    Mutuns,minha doce terra,vila cujo apogeu o cacau,sinônimo de riqueza e geração de emprega e renda,milhares de famílias criou seus filhos e hoje são todos homens de bem e vivem com dignidades inclusive este comentarista.

    As fazendas de cacau o que predominara eram a fartura,a laranja,Lima,Tangerinas,
    Cana de açúcar,Jaca,pinha,banana,mamão,leite,ninguém passava fome,Mutuns,tinha,8
    casas de secos e molhados,se comprava de tudo.

    Seu moisés matava um boi por semana,ainda se matava carneiro e porco,e eram vendidos nos finas de semana. Tudo isso,após o fim do trem de ferro,o que o sustentáculo da economia era o cacau e esta riqueza soergueu a Bahia e o Brasil.

    Hoje o cacau se exauriu e a economia e a região entrou na miséria extrema,o que predomina é um tráfico de cocaína,prostituição e a falência completa pelo o abandono do estado.

    As famílias passam privações,as roças de cacau o que restou foram as saudades de
    um doces tempos de riquezas,pelo qual tanto desenvolveu o Brasil e hoje é extremamente abandonado pelo Brasil.

    São os frutos de um amor não correspondidos,pelo qual,o Brasil,prioriza melhorar a vida de outros povos,e deixando seus filhos no extremo abandono,são as bonanças que o Brasil fazem para Cuba,Bolívia,Venezuela e perdoam dívidas de bilhões de dólares à países africanos,governados por ladrões,a exemplo da Venezuela,cuba e Bolívia e nem quero falou dos roubos dos cofres do tesouro da nação que os frutos do cacau abarrotou com dinheiro dos impostos do cacau e só recebem ofensas e maledicência por parte deste governo do PT.

    Aqui são despejados toneladas de cocaína por dia,dos maiores produtores desta peste no mundo,cujo governo brasileiro,são sócio destes cultivadores de cocaína,
    que é Evo Morales,Bolívia,segundo a polícia americana.

    O legado de 12 anos de governo é miséria não só pra a região do cacau,mas pra todo Brasil. O cacau se fosse olhado como política que agrega,emprego e renda e cujo manancial de proteção a mata atlântica,não chegaria ao fundo do poço.

    O quanto os chocolateiros,recebem com abraços e beijos,este governo maldito,só entrega cocaína a nossa região,é o fruto do amor não correspondidos aos grandes
    produtores de cacau que oferecia trabalho e renda há mais de 4OO mil famílias e
    protegia a mata atlântica.

    Fonte. Documentário Histórico Ilustrado de Itabuna.
    Autor; José Dantas de Andrade.

  2. Qual a importãncia dos verdadeiros produtores de CACAU nesses festejos e nesse “oba oba” milionário? Temos a certeza que eles vão ser usados para desviar a atenção sobre as injustiças e perseguições impostas e perpetradas contra os produtores e para fazer esquecer a crise regional vivida. A região sofreu om TERRORISMO BIOLÓGICO através da introdução criminosa da VASSOURA E BRUXA e ninguém comenta. Esses eventos servem mais para desviar a atenção do que verdadeiramente acontece na região, inclusive com a falta de segurança. Ninguém comenta nada sobre isso. Há um silencio sepulcral e covarde sobre essa realidade. Pode se dizer até que, existe uma conivência doentia com tamanho crime que desestabiizou toda uma economia.
    Nada disso foi lembrado ou focado! Os governos petistas, alinhados e em coluio com a elite financeira do país(BANCOS), fazem “ouvido de mercador” e se comportam convenientemente como pior tipo de cego, “aquele que não quer enxergar”. Falaram e comentaram oficialmente dessa trama perpetrada de, se dar preferência ao cacau importado que não tem a segurança e nem muito menos a qualidade do nosso?
    A região através de suas importantes instituições não se levanta para protestar contra a situação a que estão relegados os produtores de cacau, vítimas de todas as armações nefastas possíveis e imagináveis da dupla GOVERNO e BANQUEIRO. Tudo nessa região, toda a sua infraestrutura inclusive a UESC foi graças ao ICB e CEPLAC que eram mantidos única e exclusivaente com recursos dos produtores.
    Não somos contra esses tipos de investimentos, mas, o em foco, está servindo volto a repetir muito mais para DESVIO DE ATENÇÃO. Está servindo para transformar os VILÕES da região em HERÓIS.
    Precisamos nós, os sofridos produtores, de uma forte UNIÃO!Vamos fortalecer a nosa instituição IPC (Instituto Pensar Cacau).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *