skip to Main Content
29 de março de 2020 | 10:20 pm

ITABUNA ASSEGURA DUAS UNIDADES PRISIONAIS

Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, se reuniu com o assessor técnico da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), Paulo Cesar Reis, representantes de entidades civis e da área de segurança pública para discutir a construção de mais duas unidades prisionais- com 388 vagas cada- visando desafogar o atual presídio no município. A previsão é que a obra seja iniciada ainda neste semestre e concluída no início do próximo ano pelo Governo do Estado.

Para as autoridades, as novas unidades são fundamentais para desafogar o presídio.O prefeito de Itabuna afirmou que as unidades também devem ser construídas com objetivo de separar detentos sentenciados dos provisórios. “Entendemos que essa medida ajudará a reduzir o índice de violência, pois os novos presos não seriam cooptados tão facilmente pelos chefes das facções criminosas dentro do atual presídio”, disse Vane, que foi apoiado pelos representantes da OAB, Ministério Público, Polícia Civil e demais participantes da reunião. O prefeito disse ainda que o funcionamento das novas unidades vai ajudar gerar novos empregos e movimentar o comércio de Itabuna.

As unidades prisionais serão construídas em um terreno de 60 mil metros quadrados, no bairro Nova Ferradas, doado ao Governo do Estado pela Prefeitura de Itabuna. O município investiu R$ 150 mil na aquisição da área. “Essas duas unidades ajudarão a resolver o problema atual de superlotação do conjunto penal. Além disso, é realmente necessária a separação dos presos provisórios dos sentenciados, cumprindo o que está previsto na Lei de Execuções Penais”, observou o promotor público Dioneles Santana.

Para o coordenador regional da Polícia Civil de Itabuna, delegado Evy Paternostro, se for seguido o que prometeu o representante do SEAP, a tendência é que Itabuna tenha redução nos confrontos entre integrantes das facções criminosas, cujos líderes de dentro das celas comandam ações violentas em várias partes da cidade. O conjunto penal de Itabuna tem capacidade para pouco mais de 400 detentos, mas atualmente abriga 1.284.

Esta publicação possui 7 comentários
  1. Parece até piada de mal gosto, o Governo do Estado não traz nada de bom pra nossa região e agora vem com mais um presente de grego, e o outro ainda fala de movimentar o comércio com os novos presídios? Só se for o de drogas. Agora teremos raio C, D, E…Z.

  2. Será que esse povo do DEZgoverno esta advogando em causa própria, já que depois de 2016, talvez alguns desse governo CRODE….VANE vão se hospedar nesse “hotel” que vai ser construido. O bom que pelo menos vão ter um “quarto” com tudo novinho…….

  3. Mesmo inaugurando esta cadeia,uma vez que,os dois presidiários Lula Lalau e sua puta, Dilma Petrobras,presos aqui em Itabuna,era motivo de desonra para Taboca,ter pressos de alta periculosidade próximo dos honrados e honradas taboquenses.

    Os cariocas abominaram a Marquesa de Santos,a puta do Imperador perpétuo do Brasil. Ela foi expulsa a do Rio de Janeiro e o Imperador foi expulso do Brasil,cujo episódio entrou para história,à noite das garrafadas.

    Entretanto,que os dois marginais mais perigosos do Brasil vá ser preso nos Estados Unidos, o Lula Lalau e a sua puta, Dilma, tudo de ruim e aqui em Taboca para inaugurar o presídio que seja com a prisão do bandido, Joaquim Elchapo Guzman.

  4. Escola que é bom ninguém constroí, mas hotel pros bandidos vem mais dois. Está comprovado onde se constroí hotel pra bandido, a criminalidade aumenta,
    E viva a Vergonha chamada Brasil, país de bandidos.

  5. Não estou sendo pessimista, mas vamos analisar alguns fatos, friamente e com bom senso, muita gente sabe que o PT administra Vitória da Conquista a quase duas décadas, e que também, Conquista é o maior município da REGIÃO CENTRO SUL que por sua vez, é a 2ª região mais importante do estado, com uma população beirando aos 2.600.000 habitantes (IBGE/2014) só perdendo para REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, pois bem, apesar dos fatos importantes acima citados, em 2007, o Ministério da Justiça no governo do Lula correligionário e amigão do peito das lideranças petista de Conquista, iniciou a obra de um presídio para REGIÃO CENTRO SUL, já vamos caminhado aí para 8 anos e até hoje o famoso e necessário presidio agora chamado de CADEIÃO, até maio deste ano não tinha entrado em operação, sem contar que o valor da obra foi atualizado várias vezes, em algumas reportagens os valores simplesmente quadruplicaram. Tudo isso aconteceu nos bons tempos das “VACAS GORDAS”, ou seja, tinha grana de sobra com o “LULINHA PAZ E AMOR”.

  6. Desafogamento , do presídio , geração de emprego e movimentação do comércio sim . Ou vc acha q eles vão construir o presídio com papel ??
    E depois como vão equipa -los ??
    Muito boa a iniciativa da atual gestão

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top