Tempo de leitura: 2 minutos
Prefeito Vane e secretário estadual Álvaro Gomes inauguram SineBahia (Foto Pedro Augusto).
Prefeito Vane e secretário estadual Álvaro Gomes inauguram SineBahia (Foto Pedro Augusto).

A unidade modelo do SineBahia de Itabuna começa a funcionar nesta quarta (29), após ser inaugurada hoje (28), pelo prefeito Claudevane Leite e o secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes. Município e Governo do Estado investiram R$ 800 mil no imóvel e em aquisição de mobiliários e equipamentos.

Os serviços prestados na unidade beneficiam empregados, autônomos e empresários locais e de municípios vizinho. Itabuna é a segunda cidade do interior do estado a ganhar unidade modelo do SineBahia, segundo prefeito Claudevane Leite. A primeira foi Jequié, no sudoeste.

A partir da unidade modelo do SineBahia, na Avenida Inácio Tosta Filho, as empresas locais e que se instalarem no sul da Bahia “não mais vão precisar buscar trabalhadores fora, pois serão colocados à disposição dos moradores do município cursos em diversas áreas visando à qualificação e capacitação”.

O secretário disse ainda que uma das novidades trazida para Itabuna foi o Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo (PATRA). O programa é voltado à intermediação de serviços oferecidos por profissionais como pedreiro, eletricista, encanador, faxineiro, lavadeira e cozinha.

– Esses profissionais são cadastrados e os serviços deles disponibilizados para quem necessita. Isso facilita muito a vida tanto de quem oferece quanto da pessoa que contrata – disse o secretário Álvaro Gomes, acrescentando que nos próximos meses serão incluídas outras categorias como cuidador de idosos e fisioterapeutas.

Itabuna ganha unidade modelo do SineBahia (Foto Pedro Augusto-SecomItabuna).
Itabuna ganha unidade modelo do SineBahia (Foto Pedro Augusto-SecomItabuna).

A unidade do SineBahia foi instalada em um prédio de dois pavimentos, com 3 mil metros quadrados de área. Além da intermediação de mão de obra e qualificação de trabalhadores, serão prestadas informações sobre seguro desemprego. Estão previstos também para unidade de Itabuna aulas de reforço de redação, português, matemática e orientação profissional ao trabalhador.

No prédio do SineBahia, onde o município investiu mais de R$ 500 mil na reforma e adequações, serão oferecidos também todos os serviços da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna. “Estamos trazendo a nossa secretaria para esse local, que é mais central, mais próximo das pessoas que buscam os nossos serviços”, explicou o secretário José Humberto Martins.

Além do prefeito de Itabuna e dos secretários Álvaro Gomes (estadual) e José Humberto (municipal, a cerimônia reuniu outras autoridades, a exemplo do deputado federal Davidson Magalhães e secretários municipais como Marcos Cerqueira (Fazenda), Gilvan Rodrigues (Comunicação) e Marcos Monteiro (Desenvolvimento Urbano). Alterado às 9h38min.

3 respostas

  1. alguém poderia explicar se o atendimento do sine desta unidade servirá para outro tipo de trabalhador além das atividades específicas de cozinha, construção civil? vendedores, atendentes, aux de escritório e administrativos, podem recorrer a este posto ou só no sac mesmo? outra coisa, o sac continuará prestando esse serviço?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *