Tempo de leitura: 2 minutos
Programa assegura
Programa assegura inserção de jovem no mercado de trabalho.

Itabuna e Ilhéus estão entre os dez municípios baianos selecionados para o Pronatec Jovem Aprendiz, do Ministério da Educação (MEC). A versão do programa de ensino técnico e emprego busca inserir jovens no mercado de trabalho e dará prioridade a jovens de áreas de maior vulnerabilidade social nos dois municípios.

Ainda na Bahia, também foram selecionados Salvador, Simões Filho, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro e Vitória da Conquista. Em todo o país, o programa oferecerá até 15 mil vagas neste ano.

Segundo o superintendente da Educação Profissional na Bahia, Almerico Lima, o programa deve reforçar as ações que já são realizadas pelo Governo, por meio do Programa Estadual de Educação Profissional, responsável por garantir oportunidades para cerca de 75 mil jovens de 123 cidades baianas. O Estado já executa o Projovem Urbano, ProFuncionário e Saberes da Terra, segundo Almerico.

O foco do Pronate Aprendiz são jovens entre 14 e 18 anos, matriculadas na rede pública de ensino. As vagas de emprego podem ter jornada diária de trabalho entre 4 e 6 horas. Como forma de capacitação, os contratados pelo programa vão fazer um curso gratuito de 400 horas, divido em dois anos.

As micro e pequenas empresas vão arcar com custos como o salário-mínimo-hora (meio salário mínimo no caso da jornada de quatro horas) e vale-transporte, além de fazer a contribuição reduzida para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *