Tempo de leitura: 2 minutos
Professores ocuparam gabinete do prefeito no início da greve (Foto Divulgação).
Professores ocuparam gabinete do prefeito no início da greve (Foto Divulgação).

Os professores da rede municipal de Itabuna decidiram encerrar a greve que já durava 72 dias. A decisão foi tomada em assembleia encerrada ao final da tarde desta segunda (3), no clube da Usemi. As aulas serão retomadas em toda a rede nesta terça (4).

A greve foi iniciada em 21 de maio, após o governo acenar com 8% de reajuste para os níveis II e III do magistério, enquanto os profissionais reivindicavam 13,01%. Este percentual foi obtido pelos profissionais do nível I, que recebem o piso básico nacional.

DECISÃO DO TRT ENFRAQUECEU MOVIMENTO

O movimento grevista ficou enfraquecido depois que o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) decidiu que a paralisação em Itabuna era “ilegal” e “abusiva”.

Os desembargadores também ordenaram que os professores retornassem imediatamente à sala de aula, sob pena de ter os dias parados descontados.

Mesmo após a decisão, a presidente do Simpi, Maria do Carmo Oliveira, disse que a categoria se manteria em greve e iria recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Hoje, em assembleia, os professores decidiram retornar à sala de aula. Há ameaça de novas paralisações, a depender do resultado do julgamento no TST.

A greve foi a mais longa dos últimos 20 anos na rede municipal. Os professores chegaram a ocupar o gabinete do prefeito Claudevane Leite, no início do movimento, e também fecharam o prédio da Prefeitura. A categoria volta às aulas, mas “em estado de greve”, como assinala a presidente do Simpi.

4 respostas

  1. Professores são guerreiros, não será um prefeitinho de um mandato só que vai derrubar essa categoria, avante colegas, causa justa e digna, não recebemos salario de Secretaria, pra ficar calados, unidos somos forte!!!

  2. Carminha assumiu a presidência do sindicato pra fazer campanha para vereadora. Fez tanta campanha que conseguiu derrotar os professores. Nos discursos Carminha so destilava seu ódio contra o prefeito, todo mundo percebia a saudade que tem de Azevedo. O sindicato mais parecia a sede do psdb e dem.

  3. A classe dos professores em comparação com tantos outros ofícios pelos quais são marginalizados pelo poder judiciário,que é um símbolo de subserviência do poder executivo nas três esferas.

    Portanto,não quero entrar nas demais classes sofredoras e cujos tratamentos dispensados pelo poder que deveria agir com senso de justiça social e com extrema autonomia e magnanimidade,agem feito ratos de esgotos.

    É isso que representa o Tribunal do Trabalho nos julgamentos que poem numa bola dividida entre a Lagosta e o Rochedo que é governo,sendo o Mar o Tribunal e esmaga as lagostas é desta forma que se encontra as desgraças da educação no Brasil.

    “Anima-te por teres se suportar as injustiças: a verdadeira desgraças consiste em comentá-las.”

    Pitágoras.

  4. Os professores foram vencidos… pelo cansaço, pelo descaso, pela burocracia, pela pericia nefasta de quem está no poder.
    Pouco importa agora as porcentagens combinadas, o índice e as minucias diversas…Agora o que importa é a qualidade do ensino ( comprometida), o calendário, conteúdo programático.
    Os alunos estão desmotivados..apáticos ..sem ritmo…Assim como Dinalva Melo e todos os integrantes da Secretaria de Educação de Itabuna, pois pasmem caros leitores, uma greve absurda destas, que trouxe prejuízos imensuráveis, não houve sequer um pronunciamento oficial, um documento, um breve comentário dos irresponsáveis da citada Secretaria.
    Já estamos acostumados com o descaso, os dominadores que buscam o poder não querem o desenvolvimento da racionalidade, afinal cabeças pensantes aprendem a votar, e claro preferem não “ter a mesma opinião formada sobre tudo, e ser a metamorfose ambulante”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *