Tempo de leitura: 2 minutos
Pimenta é associada a maior longevidade (Foto Reprodução).
Pimenta é associada a maior longevidade (Foto Reprodução).

Da BBC Brasil

Uma pesquisa realizada na China sugere que o consumo frequente de comida apimentada – especialmente a temperada com pimenta malagueta fresca – pode aumentar a longevidade. Pesquisadores examinaram a dieta de quase 500 mil pessoas na China durante sete anos e observaram que os que consumiam comida picante uma ou duas vezes por semana tinham uma redução de 10% no risco de morte na comparação com os que consumiam este tipo de refeição menos de uma vez por semana.

O risco foi reduzido ainda mais, em 14%, entre aqueles que consumiam comida picante entre três e sete dias por semana. Os cientistas notaram que o principal componente ativo da pimenta, a capsaicina, já tinha sido apontado como antioxidante e anti-inflamatório.

Os pesquisadores, da Academia Chinesa de Ciências Médicas, afirmaram que os dados são resultados apenas de observação e que ainda são necessários mais estudos. A pesquisa foi publicada na revista especializada BMJ.

O estudo envolveu pessoas entre as idades de 35 e 79 anos de dez regiões geográficas diferentes da China. Estas pessoas foram acompanhadas entre 2004 e 2008 relatando seu estado de saúde, consumo de bebidas alcoólicas, consumo de comida picante, principal fonte de consumo de pimenta (fresca ou seca, em molho ou em óleo) e também o consumo de carnes e verduras.

Cerca de sete anos depois, os pesquisadores voltaram a acompanhar estas pessoas e registraram 20.224 mortes. Os participantes com um histórico de doenças graves foram excluídos e fatores como idade, estado civil, educação, atividade física, histórico familiar e dieta em geral também foram levados em conta.

Os participantes do estudo foram questionados sobre o tipo de comida picante que consumiam e qual era a frequência. Pimenta malagueta, que está entre os ingredientes mais tradicionais da China, foi o tempero que mais apareceu entre as respostas.

Mais análises mostraram que os que consumiram a pimenta apresentavam uma tendência a menor risco de morte causada por câncer, diabetes, doenças respiratórias e doenças cardíacas isquêmicas.

Uma análise mais profunda revelou que a pimenta fresca tinha um efeito até mais forte na proteção contra estas doenças.

Segundo o autor do estudo, Lu Qi, professor associado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar o efeito protetor da pimenta.

Mas, para Qi, os números são valiosos e sugerem que “aumentar o consumo moderadamente, para uma a duas ou três vezes por semana (o consumo da pimenta) mostra um efeito protetor”.

Para Nita Forouhi, da Universidade de Cambridge, já havia sugestões de que a capsaicina da malagueta tinha efeitos benéficos como antioxidante, anti-inflamatório e ainda para a flora intestinal e no combate à obesidade.

“São necessárias mais pesquisas para estabelecer se o consumo de comida picante tem o potencial para melhorar a saúde e reduzir a mortalidade diretamente ou se é apenas um marcador de outros fatores (ligados à) dieta e estilo de vida”, afirmou.

5 respostas

  1. O trem é bão mesmo, meu vô utilizou até os 8.8. Ele mesmo plantava, colhia e fazia a conserva. O véio era danado.
    E ainda serve como marketing invisível né Seu Pimenta?

  2. Foi por isso que Mario Lago viveu muito! Uma certa feita estava de plantão no então Posto da Polícia Rodoviária Estadual,ali entre a cidade mais bela do Brasil,Ilhéus e uma dentre as mais feia Itabuna.

    Quando de repente entra pela contra mão à frente do Posto policial,um automóvel Fiat,conduzido por uma doce e linda colega,a mesma estudava na UESC e estava conduzindo Mário Lago ao Aeroporto de Ilhéus,o mesmo veio fazer uma palestra na UESC.

    A doce e linda colega sabia que ali no então Posto de Policia,havia um pé de pimenta e falou pra Mário Lago,o mesmo adora degustar pimenta e queria levar uma
    pimentas pra sua casa.

    O autor de Amélia aquela que era mulher de verdade,colheu as pimentas e dei uma vasilha e o intelectual e poeta,Mário lago, levou as pimentas pra sua casa.

    Contudo,Eu queria saber por onde anda você,doce colega da UESC,que conduziste o grande pensador, Mário lago,ao Aeroporto da Linda Ilhéus,eu te amo por demais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *