Tempo de leitura: 2 minutos
Marina defendeu reforma e candidaturas avulsas (Fotos Cláudio Rodrigues).
Marina defendeu reforma e candidaturas avulsas (Fotos Cláudio Rodrigues).

Cláudio Rodrigues – Feira de Santana (BA)

A ex-senadora e ex-candidata à presidência da República Marina Silva ministrou palestra sobre sustentabilidade, ontem (26) à noite, em Feira de Santana, para uma plateia de cerca de mil pessoas. O evento foi realizado pelos alunos do 10º semestre do curso de Direito da Faculdade Nobre (FAN) e contou com o apoio da Formandus Eventos e Formaturas. Além de abordar sobre as questões ambientais que afetam o planeta, Marina defendeu uma reforma política que limite o poder dos partidos e possibilite a existência de candidaturas independentes.

– Eu defendo que se quebre o monopólio dos partidos. Não sou contra os partidos, até estou criando um. Hoje eles têm o monopólio da política e muita gente não se interessa pela política. Se a gente tivesse candidaturas avulsas, independentes, quantos professores, advogados, médicos e jovens poderiam entrar na política? – questionou.

Para a palestrante, é preciso criar uma concorrência idônea com os partidos e seus líderes. “A reforma politica é importante, porque ela pode criar mecanismos que facilitem melhorar a qualidade da representação e do funcionamento das instituições”, defendeu.

MUDANÇA DO MODELO ATUAL E CRISE CIVILIZATÓRIA

Com mais de 30 anos na luta socioambiental, Marina Silva defendeu a substituição do modelo de desenvolvimento atual por um modelo sustentável para o que ela considera o desafio de fazer o Brasil um país sustentável e também o resto do mundo. “Chegamos a uma situação em que algo precisa ser feito e ser feito com urgência, do ponto de vista ambiental. Pelo lucro, sacrificou-se recursos de milhares de anos em apenas algumas décadas. Não podemos estar preocupado em atender apenas as nossas necessidades, sem se preocupar com as necessidades dos que ainda vão nascer”, definiu.

Para a ex-senadora, o mundo está sofrendo cinco graves crises: econômica estrutural, social, ambiental profunda, política e de valores, que pode nos levar a uma crise civilizatória. “É a crise de valores que separa ética de politica, economia de ecologia, aquilo que se diz daquilo que se faz. Se temos cinco crises, constituindo uma única crise, a conclusão é que estamos vivendo uma crise civilizatória, e é preciso a união de todos para vencer esse desafio e não cair em colapso”.

A ativista afirmou que a geração dela lutou pela liberdade, acreditando que com a liberdade poderia construir o futuro que quisesse. “A geração de hoje tem um desafio muito maior, usar a liberdade que nos conquistamos e lutar para ter um futuro e lutar para ter um futuro é sair desse modelo de desenvolvimento insustentável para o modelo sustentável. Para que as pessoas continuem economicamente prosperas e a gente tenha um mundo social mais justo”.

Evento com Marina, no Olimpo, reuniu cerca de mil pessoas.
Evento com Marina, no Olimpo, reuniu cerca de mil pessoas.

2 respostas

  1. Essa é uma grande mulher!!! Deixar de eleger Marina para eleger Dilma foi um “tiro no pé”. Agora vamos ter que aturar a volta da CPMF, aumentos e outrostantos desmandos é Dilmais!!!

  2. O homem que é o sujeito que transforma a sociedade,sem o mesmo,ela não existe. Eis ai uma brilhante ideia de transformação de uma sociedade,cuja ideia de uma mulher.

    É quebrando dogmas e paradigmas rompendo barreiras que a humanidade se desenvolve. já pensou se a mesma fosse como a idade da pedra?

    Já pensou se o nosso cotidiano fosse igual o de feliz Severino do Amor divino e Manoel Constantino,morando na Marimbêta,pag.28. Jequitibá da Taboca.

    Já pensou que adversários políticos fosse resolvido por jagunços,no tiro,assim era o nosso cotidiano nos idos de Taboca.

    Voltando a brilhante ideia da Marina,cujo objetivo,acabar com essas corjas de bandidos encrostadas nas seitas de partidos políticos,cujos monopólios é extremamente nocivo à sociedade.

    Ai seria a verdadeira liberdade pelas quais,quaisquer eleitor e eleitora pode ser candidata a prefeito de Itabuna,que legal! assim; aos demais cargos legislativos e governador e presidente da república,que o cidadão não seja atrelados nestes covil de delinquentes que se transformou os partidos políticos.

    Até eu iria sair prefeito de Mutuns!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *