Tempo de leitura: 2 minutos
Dilma anuncia mudanças em governo e corte de despesas.
Dilma anuncia mudanças em governo e corte de despesas (Foto Antonio Cruz).

A presidente Dilma Rousseff anunciou há pouco as mudanças em seu governo com a redução do número de ministérios de 39 para 31 e corte de, pelo menos, 3 mil cargos comissionados. Também está previsto redução de salário de ministros.

A Casa Civil terá como titular Jaques Wagner, que deixa a Defesa, onde entra Aldo Rebelo. Celso Pansera assumirá Ministério da Ciência e Tecnologia.

O ex-chefe da Casa Civil Aloizio Mercadante volta a assumir o Ministério da Educação. Arthur Chioro foi exonerado do Ministério da Saúde, que será assumido pelo peemedebista Marcelo Castro.

O ex-ministro das Comunicações Ricardo Berzoini será o novo secretário de Governo da Presidência da República. A secretaria de Governo foi criada e absorve as funções da Secretaria-Geral e do Ministério das Relações Institucionais. A antiga pasta de Berzoini será comandada por André Figueiredo.

Com as mudanças, o PMDB passa a ter controle sobre sete ministérios, dentre eles o de maior orçamento, o da Saúde. O partido manteve, dentre outros postos, o Ministério dos Portos, agora tendo à frente Helder Barbalho.

Uma baiana será a titular do Ministério das Mulheres, igualdade Racial e Direitos Humanos. A escolhida foi Nilma Lino. Com a reforma ministerial, a Bahia passa a ter representantes em três pastas. Além da poderosa Casa Civil, com Wagner, e do Ministério das Mulheres, com Nilma, Juca Ferreira já comandava Ministério da Cultura.

6 respostas

  1. O Brasil e as trevas,pobres brasileiros se perdestes três décadas de avanços sociais, científicos e tecnológicos,o que era uma esperança um sonho, hã 12 anos,virou uma verdadeira trevas. O legado da facção do PT.

    “Quando se olha para o povo brasileiro,eis ai o retrato da peste.”
    Poeta desconhecido.

  2. Se só ela criou mais de cem mil novos cargos, então, o que ela tá fazendo, na verdade, é trocar: Seis por meia dúzia.

    Ou seja: Passa a imagem de que ta fazendo alguma coisa, mas, quem vai pagar o Pato pelo desgoverno do PT, é o brasileiro que não aguenta mais!

  3. Deveria acabar com uns 10 a 12 ministerios e acabar com o maior absurdo que ninguem comenta os cartoes corporativos, em vez de diminuir 10% do salario dos ministros eda presidANTA, que apenas engana mais uma vez o povo.

  4. Infelizmente estas mudanças são sem efetividade.
    È fingir mudança e subestimar a capacidade do povo brasileiro.
    O corte de 04 ministérios não representa a real necessidade,os gastos públicos continuam com os parasitas.
    Ninguém de bom senso acredita na classe política e neste desgoverno.
    Queremos o voto não obrigatório já.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *