Tempo de leitura: 3 minutos

marco wense1Marco Wense

Comentei aqui – salvo engano no final de setembro – que a oposição terminaria ajudando o governo na sua intensa luta contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O açodamento dos opositores, passando por cima de tudo, até mesmo da Constituição, levaria o Supremo Tribunal Federal (STF) a tomar uma posição diante dos abusos e da falta de respeito com o Estado Democrático de Direito.

Deu no que deu: o rito eduardino para a tramitação dos processos de afastamento da presidente da República foi suspenso por liminares concedidas pelos ministros Teori Zavascki e Rosa Weber.

Com o endosso do senador Aécio Neves (PSDB), ainda inconformado com a derrota de 2014, criou-se até o “Manual do Impeachment”. Ou seja, todo o processo ficaria sob a vontade e os critérios definidos por Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Não vou nem comentar sobre as malandragens do presidente da Câmara dos Deputados: contas secretas na Suíça, recebimento de propina na roubalheira da Petrobras, sonegação fiscal, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e corrupção.

Vou me ater ao desrespeito e ao deboche com a nossa Carta Magna, a nossa Lei maior. Felizmente, o STF, sem dúvida a última trincheira da cidadania, continua firme e forte.

Ora, ora, o artigo 85 da Constituição Federal define os atos do presidente da República que implicam em crimes de responsabilidade. A Lei 1.079 regula o respectivo processo de julgamento.

A presidente Dilma não cometeu nenhum desses atos. Até que prove ao contrário, é uma pessoa honrada. Querem o poder? Tudo bem. Mas conquiste através do voto.

Jogaram o caput do artigo 86 na lata do lixo. Sorrateiramente, na calada da noite, manobravam para que a acusação contra Dilma Rousseff fosse admitida por maioria simples dos votos dos parlamentares, quando o preceito constitucional diz que é por dois terços.

Ora, o pedido de impedimento não pode ser lastreado na impopularidade do governante, em um crescente sentimento nacional de reprovação do governo federal, como querem alguns juristas.

Celso Bandeira de Mello, professor da Faculdade de Direito de São Paulo, tem razão quando diz que “juridicamente, toda questão é ridícula e infundada, que tudo não passa de uma agitação sem nenhuma base jurídica, que pode até prosperar no Legislativo, mas num ambiente de gente qualificada, como no STF, não tem chance de ir adiante”.

Qualquer saída que não seja assentada na Constituição, que não seja constitucional, é golpe. E quem alimenta o golpe é golpista. É inimigo da democracia.

O “Fora Dilma” só depois do resultado da eleição presidencial de 2018. É só ter um pouquinho de paciência. O cobiçado Palácio da Alvorada não vai desaparecer. O impeachment subiu no telhado.

AzevedoAZEVEDO E O PSD

“Não acredito em nenhum rompante de rebeldia por parte do Capitão Azevedo. Nos bastidores, o comentário é de que o ex-alcaide não teria coragem de romper com Fernando Gomes, o DEM e, por tabela, com o prefeito soteropolitano ACM Neto, o demista-mor.” (Coluna Wense, 4 de setembro de 2015).

O assunto veio à tona no último sábado na TV. Itabuna, no programa Resenha da Cidade, apresentado por Roberto de Souza e o polêmico vereador Ruy Machado.

Roberto acha que José Nilton Azevedo está de malas prontas para o PSD. Ruy Machado discorda: “O capitão não tem coragem de romper com o DEM e, principalmente, com Fernando Gomes, seu criador”.

Outra informação dada por Roberto é que três vereadores estão se filiando ao PSD, e que essas filiações fazem parte do plano para lançar Azevedo pela legenda do senador Otto Alencar. E mais: o ex-prefeito teria como vice Roberto José, atual secretário municipal de Transporte e Trânsito.

Uma coisa é certa: não há como juntar o núcleo duro do vanismo, os evangélicos e o pessoal do PRB no mesmo palanque do prefeiturável e comunista Davidson Magalhães. Em relação ao petista Geraldo Simões ainda há uma pequenina esperança.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

6 respostas

  1. Bem “Ptista”.

    As instituições só são qualificadas quando possuem nos seus quadros “gente” deles.

    Eu ouvia isso há 30, 40 anos atrás!

    Estou vendo muito bem como funciona o modus operandi do PT!

  2. É necessário que Azevedo tome uma posição, não existe dois caciques no mesmo partido. E por que não ir se filiar em outro partido? Em qualquer outra legenda que o Capitão for o eleitorado dele vai junto e ainda pode buscar aqueles que não gosta do dem, por algum motivo. O povo já tá cansado desse antigo grupo desgastado, Precisa de modelo novo de fazer e agrupar pessoas novas. O politico moderno pensa em buscar os eleitores que estão indecisos. O ex- prefeito tem que ir buscar o seu espaço e não ficar colocado com FG por ele é mais fácil transferir a rejeição do que o percentual bom que tem.

  3. Difícil de suportar é ver alguém coar um mosquito e, no entanto, engolir um camelo!

    Como disse o único mestre por excelência: Quem tem ouvidos para ouvir que ouça!

  4. Realmente em um país onde as pessoas que poderiam tomar decisões assertivas se vemndem, infelizmente não é o que gostaria mas estou vendo que essa presidente vai empurrando até… O povo não se mobiliza. a oposição não se une. Uma pena. Ruim para o Brasil. E vamos enfrentar uma das piores crises.

  5. O conteúdo do anunciado do “fora Dilma,só em 2O18″é o que o presidente do PT,Ba.Everaldo da Anunciação,respondeu ao deputado federal,Aleluia,”Que o parlamentar está fora de órbita.” Contudo, a realidade quem vive fora de órbita é o próprio Everaldo na presidência do PT.Ba.

    Além se ser fora de órbita o anunciado,o mesmo alicerçados em conteúdo já conhecido produzido por subservientes e servidores nomeado para fazer o serviço sujo que nos envergonham e nada republicano.

    Serviço “em nome da democracia” que o ditador do presidente venezuelano,usando outro subserviente da corja do PT pra mandar recado que não aceita Nelson Jobim,
    como observador internacional na eleição venezuelana.

    O menino de recado e um ser humano menor,Marcos Aurélio Garcia,agiu em nome da “democracia”,é a mesma democracia que o anunciado propala no “fora Dilma,só em 2O18.

    Entretanto,só quem usa os cargos públicos pra fazer os serviços sujos e outros
    que apoiam esta grande corrupção e destruição do Brasil,são pessoas medíocres e que recebem pixuleco.

    “O cobiçado palácio do Alvorada não vai desaparecer” Eu tenho as minhas duvidas:
    à Bahia foi bombardeada em 1912,Já que a sede do governo baiano foi totalmente destruída, Teatro São João,a biblioteca desapareceu.

    Porque não o Palácio do Alvorada? Olhem os exemplos dos grandes reboliços populares,o que nos deixou marcas e transformou o mundo,a revolução francesa,tal
    acontecimento ocorreu causadas por subservientes que fazem o jogo sujo a serviço de cojas, a exemplos do PT cujos indivíduos recebem pixulecos que o anunciado tanto enaltece os mesmos.

    O quanto o anunciado retrata “Azevedo e o PSD” graças a Deus! Que o nosso construtor do anunciado saiu de órbita e pisando em terra firme e voltando ao normal.

  6. Análise correta. A desinformação/desinteresse contribuem para a “esculhambose” (processo de esculhambação em grau máximo), política que vivemos: Eduardo Cunha diz que não sai, o Aecio, feroz crítico de Dilma, e sua turma o apoiam, na esperança de que consigam chegar ao poder, o PT se acovardou não pedindo a saída do Eduardo, e este, enrola e ilude a todos, e vai ficando, tipo o malandro que cola nos incautos. Enquanto isso, o dólar, manejado por especuladores, dispara e provoca inflação, levando milhares ao desemprego, á miséria e a violência cresce.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *