Tempo de leitura: 2 minutos
Campos pede orações para que chova.
Campos pede orações para que chova.

A três dias da licitação para definir nova empresa que tocará obras da Barragem do Rio Colônia, em Itapé, a vizinha Itabuna voltou a sofrer os efeitos da estiagem no sul da Bahia.

Neste domingo (25) à tarde, o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Ricardo Campos, emitiu alerta a c0laboradores e secretários municipais.

A situação é de alerta com a suspensão da captação de água na estação instalada na região de Ferradas. É a segunda vez no ano que isso acontece.

“Ferradas já parou a captação, pois o rio secou naquele ponto, literalmente”, avisa o presidente da Emasa. Campos ressalta que está atendendo a região de Ferradas e adjacências “de maneira precária”.

A captação no Rio Almada, segundo Campos, está sendo reforçada para amenizar os efeitos com a suspensão da captação no Rio Cachoeira, de onde eram retirados 250 litros por segundo, em média.

A mensagem do presidente da Emasa dá bem uma ideia da situação provocada pela estiagem:

– Oremos para que chova nos próximos dias – conclamou Campos.

BARRAGEM DO COLÔNIA

As obras da Barragem do Rio Colônia, em Itapé, começaram em 2013, mas foram suspensas após a Construtora Andrade Galvão pedir revisão dos valores do contrato. Como o governo baiano não aceitou os termos, o contrato foi rescindido e houve duas novas licitações, que deram deserta ou empresas foram desabilitadas.

A expectativa é de que a licitação da próxima quarta (28) seja exitosa, pois o risco é de que o Estado tenha que devolver, para a União, mais de R$ 30 milhões de verba para a obra.

8 respostas

  1. Este método já foi testado no Polígono das Secas. nordeste brasileiro e não funcionou. Neste caso, depositar a esperança em questões metafísica não me parece mais absurdo do que confiar na eficiência e sensibilidade do Governo Baiano. Então podem começar a rezar espiritualistas, materialistas e bloco dos independentes:

    “Mesmo a quem não tem fé
    A fé costuma acompanhar
    Oh! Oh!
    Pelo sim, pelo não…”

  2. A máxima em quaisquer atividades fins; um prefeito ótimo,o mesmo terá excelentes auxiliares,tudo fluem naturalmente e os cidadãos cidadãs vivem felizes.

    O quanto um péssimo prefeito,um azarado,veaco,demagogo e gosta de dinheiro fácil,cujos aumentos de água,iptu,multas de trânsito,uma desgraça caem sobre a sociedade só pode gravitar uma legião de medíocres auxiliares,a exemplo deste infeliz em tela.

    A nossa Itabuna só fez andar pra trás com este péssimo prefeito que nós elegemos
    e porem,só nos deu uma alegria,foi derrotar o prefeito anterior,cujo caos era pior pra nossa cidade.

    O que Itabuna vai chotar o pior prefeito de Itabuna em todos os tempos,que é o finado Vane do renascer,a cidade vive numa trevas. Entretanto,serei justo,as trevas é em todos os 5.57O municípios do Brasil,causado pela gângster do PT.

  3. Como em gestões petistas todos os cúmulos da incompetência são possíveis, não será novidade essa obra de suma importância e mais que atrasada, nunca ser uma realidade!

    Mas, como ano que vem é ano de eleições, mais uma vez, como das outras, as mobilizações começam aparecer, para depois das eleições parar tudo de novo, e as desculpas esfarrapadas também!

  4. Barragem do Colônia, mais uma vez deixo aqui o meu pesar pelos homens inteligentes dos governos. Moro ha 45 anos nesta cidade e ha muitos anos o rio Colônia secando de tal forma que o atravessamos a pé enxuto em diversas localidades, portanto teremos uma obra com grande desperdício porque bastarão apenas 60 dias de estiagem e o pobre rio certamente secará e a grande obra será descoberta como grande ilusão do povo itabunense. Das cidades onde morei nos meus 60 anos,Itabuna é a primeira que não tem sequer um reservatório de agua tratada e basta que falte energia na captação por duas horas e o povo sofre com a falta de agua. Pagamos uma das mais altas taxas de agua, sim porque o esgoto que pagamos é apenas disfarce porque não existe tratamento de esgotos eninguem paga a vida toda apenas pela instalação da rede, então é tudo para a agua.

  5. Gostaria de saber qual o segredo por trás da Emasa, que apesar da falta de capacidade de investir, de ser um elefante branco, cabide de emprego,de praticar uma tarifa de água absurda, o prefeito Vane, mesmo assim, não devolveu o sistema para o governo da Bahia, que por diversas vezes já manifestou-se favorável no retorno da administração do abastecimento de água de Itabuna para EMBASA. Lembrando que os equipamentos em poder da Emasa pertencem ao Estado.

  6. Sr Presidente, V.Sa. que se mostra religioso pedindo orações, lembre-se que o pai do céu diz: “faz que eu te ajudarei”.
    Convença seu chefe, o prefeito, que a municiplidade não tem condições financeiras de administrar o sistema de abastecimento de água, saneamento etc. Essa insistência está relegando Itabuna ao atraso.

  7. O PT vai ser responsabilizado pela falta de água em Itabuna, ja que a solução é rezar que tal contratar a Fundação Cacique Cobra Coral, e demitir a turma do PT

  8. E eu fazendo orações para o término ( quer dizer incio) das obras da barragem do Rio Colônia, cuja a maquete ficou belíssima… Bem mudarei as intenções então.
    A EMASA está sendo gerida por incompetentes!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *