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Rui, deputados e senadores foram ao TCU defender projeto da Fiol (Divulgação).
Rui, deputados e senadores foram ao TCU defender projeto da Fiol (Divulgação).

Uma comitiva de representantes da Bahia, liderada pelo governador Rui Costa, esteve nesta quarta-feira (28) no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, pela defesa da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol).

“A Fiol é um sonho dos baianos que está se materializando. A ferrovia é um indutor de desenvolvimento e, portanto, importantíssima para a Bahia, para o Centro-Oeste do País”, disse o governador baiano. Ele prevê e vai atuar pela ligação da Fiol com a ferrovia Bioceânica – incluída no programa de investimento em logística 2015/2018 do governo federal -, para o aumento da competitividade da Bahia e do Brasil.

Cerca de 30 pessoas, entre senadores baianos e tocantinenses, deputados federais (16) da base do governo Rui Costa e também de oposição, além de deputados estaduais. Pelo TCU, participaram da reunião no gabinete do ministro Aroldo Cedraz, além dos ministros Augusto Sherman, que relata a obra da Fiol, Bruno Dantas e Augusto Nardes.

Também estiveram presentes na agenda o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, o representante do governo baiano em Brasília, Jonas Paulo, os presidentes da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), Carlos Andrade, e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Alvarez Alban.

Ao ressaltar a devida severidade que o setor público deve ter em todas as suas ações, Rui disse que “o rigor para manter a coisa pública pode ser combinado com a celeridade das obras. É só encontrar o modelo correto e o ritmo correto”. O governador condenou a premissa de que todo gestor é corrupto e assinalou ser necessária a articulação entre tribunais de controle e o Poder Executivo para que as obras sejam sempre transparentes e executadas de maneira rápida, como espera a população.

PORTO SUL

O avanço da estrada de ferro na Bahia e sua interligação com o Porto Sul também foram apresentados por Rui, a exemplo do decreto de utilidade pública, publicado no início da semana, que é condição para que o Ibama libere a autorização de supressão vegetal do bioma de Mata Atlântica existente na região. Também salientou o diálogo que terá nesta quinta-feira (29) com os controladores da empresa Bamin para avanço do cronograma de investimentos do porto que será construído em Ilhéus, além de mais detalhes.

Rui Costa também enfatizou o caso do Metrô de Salvador, que, assim como a Fiol, tem como relator o ministro Sherman. “Enquanto [era] secretário da Casa Civil, deixei claro ao ministro que a história do metrô tinha um marco, uma divisão, e hoje estamos concluindo os 12 quilômetros iniciados pela prefeitura”. O ministro relator da Fiol, em resposta à comitiva, afirmou que sabe da importância da ferrovia e concordou com os participantes ao pontuar que não cabe ao TCU questionar o traçado da Fiol.

3 respostas

  1. O discurso é o mesmo! Sem fins e sem fim! Incompetência e irresponsabilidades vêm se sucedendo no que diz respeito aos projetos desse desgoverno a respeito da FIOL e o Porto Sul. Descompasso total e geral! Não sei como a região cacaueira tão maltratada e vilenpendiada pelos governos petistas ainda fica submissa e acreditando nesses governos.

  2. TEMAS QUE MERECEM A ATENÇÃO
    Estado dobra Redas e quer ampliar prazo de contrato (A Tarde / 27/10)
    O governo petista de Rui Costa – partido que sempre levantou o discurso a favor do concurso público e contra contratações pelo sistema REDA – agora quer dobrar o Reda e ainda esticar o prazo por mais um ano.
    Eleição chegando e é hora de contratar gente “a migué”! Conhecendo como se conhece do que é capaz de fazer o PT, não tem como pensar o contrário, pois, além de quase dobrar o número de contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) nos últimos anos, o governo da Bahia pretende ampliar o prazo de duração do contrato para três anos nos casos de profissionais das áreas de educação e saúde. Conforme o quadro de pessoal do estado presente no orçamento de 2014, o Executivo tinha 9.613 Redas. Na proposta orçamentária de 2016, este número sobe para 18.027. No parecer sobre as contas de 2014, últimas do governo Jaques Wagner, a conselheira Carolina Costa, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), afirmou que o Estado deveria restringir as contratações temporárias via Reda e apontou uma “distorção” no uso da modalidade. A Constituição prevê que a contratação via Reda deve ocorrer somente em situações excepcionais. Projeto encaminhado para a Assembleia Legislativa revoga o trecho do Estatuto dos Servidores da Bahia referente à contratação temporária de excepcional interesse público. Atualmente, as contratações via Reda não podem ultrapassar dois anos, podendo haver apenas uma prorrogação por período igual. No texto enviado para a Assembleia, há a possibilidade de que esse prazo suba para três anos.
    TCU QUER REDUZIR A MALHA DA FIOL E AVALIAR O CUSTO BENEFÍCIO DA FERROVIA
    > O Tribunal de Contas da União (TCU) quer que a malha da Ferrovia Oeste Leste, a Fiol seja reduzida. O órgão de contas ainda quer ouvir o ex-presidente da Valec, José Lucio Lima Machado, que hoje preside a CONDER, para avaliar uma possível multa ao gestor por ter assinado contratos para fornecimento de trilhos e outros materiais de forma antecipada, sem observar o andamento das obras. Segundo o TCU, a recomendação pela diminuição da malha foi também encaminhada aos ministérios dos Transportes e Planejamento que devem reavaliar, junto com a Valec, o custo-benefício da ferrovia, além de considerar como alternativa finalizar somente os lotes 1 a 4 (Ilhéus a Caetité), além de concluir a conexão com o porto de Ilhéus.
    A PREVISÃO É QUE O PROJETO TRARIA DESPERDÍCIO DE R$ 2 BILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS POR CONTA DO DESCOMPASSO NAS OBRAS CONFORME O TCU. SE A FIOL FICAR PRONTA ANTES DO COMPLEXO PORTO SUL, PREVISTO PARA 2018 FICARÁ COM NÍVEL DE OPERAÇÃO DESPREZÍVEL, O QUE MOSTRA FALTA DE PLANEJAMENTO DO GOVERNO DA BAHIA, POIS OS DOIS PROJETOS FORAM REALIZADOS SEM NENHUM TIPO DE INTEGRAÇÃO, APESAR DE A FIOL – QUE LIGA O SERTÃO BAIANO AO LITORAL – SÓ FAZER SENTIDO INTEGRADA AO PORTO SUL PARA CONCLUIR O ESCOAMENTO DA CARGA.
    De acordo o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-BA) todos os lotes da obra passam por problemas financeiros que podem gerar a demissão de 5.868 trabalhadores.
    BARRA DO ROCHA após sucessivas demissões, obras da Fiol param mais uma vez paralisadas. O trecho que compõe o Lote 1 da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), entre os municípios de Barra do Rocha e Ilhéus estão praticamente parados. Segundo informações do site Giro em Ipiaú, na última semana vários trabalhadores que prestavam serviços a CTP (Consórcio Trail Pavotec) foram demitidos. “A ordem é que fiquem apenas os vigias”, disse um ex-funcionário. Desde o início do ano já foram desligados mais de mil trabalhadores. Essa é a terceira vez que os serviços são paralisados nesse trecho, o mais atrasado de todos os cinco. Iniciada em 2011, o cronograma de conclusão era para dezembro de 2015, para o Lote 1. A Valec, empresa de engenharia ligada ao Ministério dos Transportes e que coordena as obras da ferrovia, informa que houve corte de gastos do governo por causa da atual crise financeira. A Valec, empresa de engenharia ligada ao Ministério dos Transportes e que coordena as obras da ferrovia, informa que houve corte de gastos do governo por causa da atual crise finance

  3. Já foi um tempo que Mutuns já teve (Fiol),cujo traçado era as Fazendas de cacau,de Itabuna, Ilhéus,Água Preta,Pirangi, Poiri, cujo traçado até Vitória da Conquista.

    O trem chegou em 1911,porem,inaugurado em agosto de 1913,causando grande reboliço na nossa Região,contudo,o trem partiu em em 1964 cujo traçado até Vitória da Conquista nunca chegou.

    O trem era para transportar o ouro branco da nossa região,que o escritor Jorge Amado,fala que os coronéis do cacau fazia cigarros com dinheiro e queimava,porem
    Zá Barreto diz que isso nunca aconteceu,foi invenção de Jorge Amado.

    Fato este discutido no Jardim Savoia na casa de Zá Barreto,sendo oferecido um almoço cuja iguaria Pitu,fato este na década de 😯 com a presença da então reporte famosa da Globo,Sandra Passarinho,que é prima de Zá Barreto.

    Portanto,sobre Trem de ferro,a nossa Região tá vacinada,a mesma vai transportar o que mesmo? De onde o trem vem e pra onde vai?

    Se o PT recuperasse o Rio Cachoeira da nossa região e que hoje tal feito fosse uma realidade,o mesmo poderia retornar navegável e criaria emprego e renda pra milhares de família sem contar a qualidade de vida de milhões de família.

    O mesmo poderia ser feiro com o Velho Chico,aliás era promessa do PT,recuperar todo seu transcurso e nestes 12 anos já feito,nós aplaudiria o PT.

    Anistiar toda dívida dos nossos ícones cacauicultores de nossa Região com o Banco do Brasil,os mesmos tão relevantes serviços prestaram; construíra o progresso da Bahia,exemplo da estrada de ilhéus Itabuna sem falar no pagamento de Imposto que correspondia quase 7O% da receita da Bahia.

    O quanto criaram emprego e rendam e milhares de famílias foram beneficiadas com
    a nossa lavoura do “ouro Branco” tendo moradia,escola e com a chegada do trem para transportar o cacau aumentaram à qualidade de vida.

    Os nossos agricultores,tanto fizeste pra este país e são tratados como cachorro pelo “governo” do PT,o mesmo quer transformar em miserável pra dá à esmola,o quanto as nossas riquezas são amealhadas e doadas pra governos corruptos e déspotas.

    Os milhões dos nosso impostos tirando do nosso couro e são mandado para Cuba e Venezuela, e perdoando e anistiando trilhões de reais aos governos corruptos africanos. Sem falar da entrega da refinaria da Petrobras ao maior traficante da cocaína do mundo, Evo Morales e os roubos do PT,é melhor deixar pra lá.

    Portanto,basta de embuste PT,chega de galhofas,engodo cuja característica é só do PT ,além de ser uma seita maléfica ao povo brasileiro são estremos demagogos.
    Entretanto,não queremos (Fiol)e chega de trem bala, queremos um governo sério,isso nos basta,o que não encontramos no PT.

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