skip to Main Content
10 de julho de 2020 | 09:41 am

FORA DO TRILHO

Tempo de leitura: 3 minutos

marco wense1Marco Wense

 

Uma coisa é certa: só o governador Rui Costa pode evitar que o trem do governismo saia do trilho. É bom lembrar que o chefe do Executivo não é de duas conversas, conversa mole e, muito menos, de conversinha.

 

O suplente de deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) sonha com uma ampla união em torno da sucessão do prefeito Claudevane Leite, que já declarou que não será candidato à reeleição.

Davidson quer uma junção em torno dele. Acha que Geraldo Simões, por ser do PT, vai ter dificuldades. Quando questionado sobre Roberto José, trata logo de descartá-lo: “Não será candidato”.

Como resposta a contundente afirmação do comunista, Roberto se reúne com o comando estadual do PSD e diz que é candidatíssimo, que não abre mão da sua legítima e democrática pretensão.

“Não há mais espaço para a velha política e os velhos modos de fazer política”, alfineta Roberto José. A verdade é que o relacionamento entre o prefeiturável do PSD e do PCdoB tende a ficar mais aceso, intenso e incontrolável.

Tem ainda o imbróglio entre o PT e o PCdoB em torno da Codeba. É que os comunistas andavam dizendo que os petistas apoiariam a candidatura de Davidson em troca de um cargo na Companhia das Docas do Estado da Bahia.

Tiririca da vida, Geraldo Simões, ainda a maior liderança do petismo grapiúna, desmentiu os camaradas com uma fina ironia: “Se o PCdoB não teve força para manter um gerente do Ciretran, vai ter força para indicar um diretor da Codeba?”

Difícil mesmo é colocar no mesmo palanque os evangélicos de Vane, os comunistas de Davidson, os lulistas de Geraldo Simões, o núcleo duro do vanismo, os robertistas do PSD e o pessoal do PRB da Igreja Universal.

Outro detalhe é que tanto Geraldo como Davidson dão como favas contadas o apoio do PSB, desconsiderando a pré-candidatura de Carlos Leahy. O ex-presidente da CDL diz, peremptoriamente, que vai até o fim.

As articulações em torno do processo sucessório vêm de cima para baixo, o que não é nenhuma novidade. Se diretório municipal e nada é a mesma coisa, imagine comissão provisória. É o manda quem pode, obedece quem tem juízo. O que prevalece são os interesses da cúpula.

Uma coisa é certa: só o governador Rui Costa pode evitar que o trem do governismo saia do trilho. É bom lembrar que o chefe do Executivo não é de duas conversas, conversa mole e, muito menos, de conversinha.

MANGABEIRA E AS PESQUISAS

mangabeiraO pré-candidato do PDT, médico Antônio Mangabeira, acredita que vai iniciar o ano de 2016 com uma boa pontuação nas pesquisas de intenção de votos.

Mangabeiristas mais otimistas falam até em um percentual acima de 10%. O prefeiturável, no entanto, acha que as coisas vão acontecer no seu devido tempo.

Mangabeira, que é o presidente do diretório municipal, comunga com a opinião de que a eleição é complicada: “Temos que trabalhar muito. Não é fácil enfrentar o populismo demagógico”.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

Esta publicação possui 12 comentários
  1. Temos q acreditar q Itabuna ainda tem jeito, q fazendo um trabalho serio, com competência, pessoas qualificadas, uma boa equipe de pessoas honestas q tem compromissos, com a nossa cidade, pessoas humanas, um Prefeito realmente independente capacitado q entenda de varias áreas incluindo saúde, educação, esporte, geração de emprego e renda. Itabuna tem tudo para ser uma das maiores cidades do sul e extremo sul da Bahia e esse homem existe e o médico Dr.Mangabeira. Tenho certeza q ele reúne todas as qualidades citadas. Só está faltando as pessoas darem o seu voto de confiança e lembrar q para frente é q se anda e o passado já fez a sua parte e q no qual deixaram mto a desejar. não esqueçam o nome, Dr Mangabeira

  2. Não gosto muito de Davidson Magalhães (acho ele pedante e sabido demais pro meu gosto), mas vejo uma certa “inveja” de Marco Wense quanddo usa para com Davidson o mesmo “termo pejorativo” que Rui Porquinho (o cego que vive no whatsapp) quando se refere a ele “suplente de deputado”.
    Marco Wense é uma pessoa inteligente (rancorosa, mas inteligente) e sabe que neste momento o comuna ESTA DEPUTADO e não suplente. Se por acaso Josias ou Pelegrino retornarem ao parlamento aí sim, ele voltará à condição de suplente.
    O articulista político que a guisa de levantar a bola de seu candidato preferencial quiser aproveitar do fato que tem espaço na mídia para desqualificar os adversários de forma mentirosa, pode cair no descrédito e ser considerado apenas mais um “capacho da vida”.

  3. CARO AMIGO MARCOS WENCE. TENHO ENORME RESPEITO A SUA PESSOA.MAIS VC ESTÁ SUBESTIMANDO O NOBRE DEPUTADO. VC NESSA MATÉRIA SITOU NOMES QUE TEM UM GRANDE DESEJO DE SER PREFEITO DE ITABUNA.HOJE EM NOSSA CIDADE SÓ QUEM TEM MILITÂNCIA É O PCdoB,DEM E O PT.OS OUTROS PARTIDOS SÃO TÃO PEQUENOS EM NOSSO MUNICÍPIO QUE VIVEM ABAGANHADO CARGOS.SE VC TIVESSE A EXPERIÊNCIAS DESSES TRÊS PARTIDOS EM RESPEITO A POLITICA. VC VERIA QUE Ñ É VANTAGEM NEM UMA O PCdoB OU ATÉ MESMO O PT E O DEM ABRIR MÃO DA CABEÇA DE CHAPA. ELES SABEM QUE CADA UM TEM EM MEDIA DE 20 A 25 mil VOTOS. E QUANTO MAIS CANDIDATO MELHOR P/QUEM TEM MILITÂNCIA E DINHEIRO.E EU NESSE EXATO MOMENTO PERGUNTO A VC? SE VANE COM A MAQUINA NA MÃO,SE ACOVARDOU DE IR P/ UMA REELEIÇÃO, ALEGANDO FALTA DE RECURSOS.COMO ROBERTO JOSÉ,MANGABEIRA,LENINHA E OUTROS VÃO CONSEGUI MANTER ESSA CANDIDATURA. VC TAMBÉM DEVE ESTÁ ACHANDO QUE EU ESQUECI DE AUGUSTO CASTRO. Ñ, EU Ñ ESQUECI. É QUE ELE Ñ É CANDIDATO. TAMBÉM COLOCOU SEU NOME EM EVIDÊNCIA P/ NEGOCIA SUA CANDIDATURA A DEPUTADO FEDERAL. ESPERE P/ VER.

  4. O interessante disso tudo é que tudo de ruim que vem acontecendo na nossa região, com o desmatelamento da economia regional, tem o carimbo dessa gente. Ou não?

  5. Um nome novo e q não tem envolvimento com políticos q ja passaram na prefeitura e não fizeram nada pelo contrário acabaram com a nossa cidade mangabeira além de ser honesto e um bom administrador a população tem q querer mudar de verdade e não de fachada mangabeira tem uma equipe nova as vezes se muda o prefeito mas equipe continua lá na prefeitura vamos dar um voto de confiança e a inovação q chega a itabuna pra frente itabuna na era q agente ver muito marketing e pouco trabalho vamos mangabeira mudar e cidade q está atrasada suja Rio poluído e q tudo aq chega depois itabuna está atrás de cidades menores no desenvolvimento

  6. Mangabeira nem sequer atende pelo SUS. Desconhecê as necessidades de nosso povo. Deconhece os bairros periféricos. Um engodo NÃO VAI A LUGAR NENHUM. Candidatura natimorta. Tô fora.

  7. Combinamos assim , aqueles que estiveram aliados do governo estadual estão fora de questão, eles prometeram muito e nada fizeram, tem a duplicação da Ilheus/itabuna, Barragem, Centro de Convenções de Itabuna, Aeroporto, FIOL, Porto Sul, Ponte do Pontal.
    Quem está ao lado do governo tem um debito com a região, precisamos mudar, que comece pela cidade, fora estes corruptos que só visam seu interesses, um partido que só pensa em cargos de Setran não merece o voto do eleitor de Itabuna.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top