Tempo de leitura: 2 minutos
Prédio do Fórum Ruy Barbosa em Itabuna, que ganha Vara de Execuções Penais (Foto Pimenta).
Prédio do Fórum Ruy Barbosa em Itabuna, que ganha Vara de Execuções Penais (Foto Pimenta).

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, estará em Itabuna, amanhã (10), para anunciar a criação da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas da comarca local, após desmembramento da Vara do Júri e Execuções Penais. O ato será no Fórum Ruy Barbosa, na Praça José Bastos, centro de Itabuna.

De acordo com informações da comarca local e do presidente da OAB de Itabuna, Andirlei Nascimento, a nova vara nasce com aporte de mais de 3 mil processos, tendo a responsabilidade de fiscalizar e executar penas de 17 comarcas de uma região que vai de Ilhéus a Itapetinga.

O processo de desmembramento ficará sob a tutela da subescrivã Elisângela Maria da Silva. Para ela, a criação da nova vara é “muito benéfica, especialmente para aqueles que se encontram encarcerados”.

Segundo a subescrivã, “a fiscalização do cumprimento das penas também será mais ágil, já que os servidores desta nova Vara apenas se preocuparão com os assuntos dela”.

Enquanto um juiz não é designado, a Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas terá à frente o magistrado Murilo de Castro Oliveira, titular da 1ª Vara Crime da comarca itabunense.

Andirlei: novos servidores na comarca.
Andirlei: nova Vara e mais servidores na comarca itabunense.

MAIS SERVIDORES NA COMARCA

O presidente da subseção itabunense da OAB, Andirlei Nascimento, informou que a nomeação de quatro novos servidores para o judiciário itabunense, sendo dois irão para Vara do Júri, um para a 1ª Vara Crime e outro para a 2ª Vara Crime.

“Dr. Eserval Rocha tem cumprido com suas promessas com Itabuna e as comarcas do interior”, disse Andirlei, afirmando que os operadores do Direito sabem da defasagem histórica de servidores no judiciário baiano. “Mas temos observado que o presidente do TJ-BA tem buscado meios para melhorar a prestação jurisdicional em nosso Estado, se mantendo aberto ao diálogo e cumprindo os compromissos firmados nas audiências em que fomos recebidos”, disse.

Uma resposta

  1. Se atualmente não temos juiz na Vara do Júri e Execuções, de que adiantará o desmembramento? Precisamos de mais juízes e servidores, antes de qualquer medida midiática, com viés único de aaprecer em vias das eleições para a OAB/BA.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *