Tempo de leitura: 3 minutos

juremaJurema Cintra Barreto | falecomjurema@gmail.com

 

Vemos enchentes e secas em locais impensados há 50 anos atrás, avanço do mar em todo o mundo, degelo das calotas polares e geleiras. Bem perto de nós, em Ilhéus, o mar avança na Orla Norte, afetando moradores e o turismo.

 

Sou uma pessoa preocupada com questões ambientais. Costumo dizer que sou “ecochata”, mas não sou “ecoboba”. Algumas pessoas acham chato falar de meio ambiente, como se fosse um assunto apenas de ambientalistas, biólogos e geógrafos. Em dezembro deste ano, será realizada a COP-21. Chefes de Estado e Governo de todo o  mundo inclusive o Brasil estarão presentes em Paris para discutir a redução na emissão de gases de efeito estufa.

Se os governos, os países estão pensando em como reduzir essa emissão por causa das graves consequências macroestruturais, devemos pensar também nas questões microestruturais. O que posso fazer em minha residência, em minha casa, no meu trabalho? Como posso envolver família e amigos? O impacto ambiental das famílias também tem grande relevância nesta discussão e assumir o problema para si é o primeiro passo.

Pensar o Global e pensar o Local, essa união de esforços é fundamental para um planeta equilibrado e vivo. Em poucos anos, vemos enchentes e secas em locais impensados há 50 anos atrás, avanço do mar em todo o mundo, degelo das calotas polares e geleiras. Bem perto de nós, em Ilhéus, o mar avança na Orla Norte, afetando moradores e o turismo.

Mudança de mentalidade, perceber que o problema é coletivo, de todos e adotar práticas sustentáveis, acredite você, poupa o meio ambiente e o seu bolso agradecerá muito.

Primeiro faça o cálculo de quantas toneladas de CO2 você emite  (clique aqui).

1- Faça coleta seletiva. Entregue num galpão de reciclagem ou combine com o(a) catador(a)de sua rua um dia certo para recolhimento

2- Tenha baldes separados para lixo seco(plástico/metal/papel) e lixo úmido(resíduos orgânicos)

3- Faça compostagem; Conheça a forma de fazer: http://www.juremacintra.com/compostagem-em-casa-passo-a-passo/

4- Mantenha uma horta em seu apartamento ou casa, veja projetos de horta vertical em pequenos espaços na Página “Help Horta” no Facebook.

5- Participe de hortas comunitárias em seu condomínio, bairro ou cidade;

6 – Desligue aparelhos domésticos das tomadas, você economizará até 5% na conta de luz

7- Quando viajar retire todos os aparelhos das tomadas

8- Apague as luzes ao sair dos ambientes

9- Verifique se torneiras e chuveiros tem vazamentos

10- Ande mais de bicicleta, transporte público e faça caminhadas, seu bolso e saúde irão agradecer imensamente

11- Mantenha seu carro revisado, motores que funcionam bem gastam menos combustível e poluem menos também;

12- Utilize ventilação e iluminação natural sempre que puder, janelas e portas abertas;

13 – Evite imprimir e-mails ou textos desnecessários

14- Sempre utilize o verso de um papel impresso, prática a ser adotada em casa e escritórios

15- Utilize canecas e squeeze ao invés de copos descartáveis no seu ambiente de trabalho

16- Tenha sempre no seu carro sacolas retornáveis(plásticas ou ecológicas) para as compras, é comum só lembramos delas quando estamos no Caixa do supermercado, já tarde demais e voltamos para casa com aquela infinidade de sacolas plásticas;

17- Quando for à feira livre leve sua sacola retornável e sacos plásticos para escolher e separar frutas e legumes, assim você dará maior vida útil às sacolinhas plásticas que tanto poluem nossas praias e rios;

18 – Consuma produtos regionais, provenientes da agricultura familiar da sua região pois a logística de transporte de alimentos o deixa mais caro e exige mais gasto de energia;

19 – Cuidado com o banho, se ensaboe e passe shampoo com o chuveiro fechado

20 – Cuidado com a higiene, escove os dentes com a torneira fechada;

21- Conheça as marcas que você consome, algumas são acusadas de exploração de trabalho infantil e crimes ambientais, um consumo sustentável mantém a natureza preservada e a certeza de leis vigentes cumpridas.

Jurema Cintra Barreto é advogada e vice-presidente da OAB Itabuna.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *