Tempo de leitura: < 1 minuto
Sede da OAB da Bahia, em Salvador: mortos liberados para votar.
Sede da OAB da Bahia, em Salvador: mortos liberados para votar.

A seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) liberou até mortos para votar nas eleições do próximo dia 25 de novembro. A denúncia é da vice-presidente da OAB Itabuna, Jurema Cintra. A lista de aptos a votar no pleito deste ano tem nomes como os de Altamirando Marques, Aziz Maron e Nilton Galvão.

Nilton Galvão faleceu em abril 2013 (relembre aqui). Altamirando Marques, que também foi reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), morreu em janeiro do mesmo ano.

O caso mais chocante da lista é o de Aziz Maron, advogado e ex-deputado morto há 43 anos, em 6 de junho de 1972. Ao Pimenta, Jurema Cintra disse que os nomes continuam na lista, mesmo após a subseção itabunense da OAB ter enviado vários ofícios, desde 2003, pedindo a exclusão do nome do político itabunense e advogado.

Para Jurema, a irregularidade compromete a lisura e transparência do processo eleitoral. O site não conseguiu contato com a OAB da Bahia. Para conferir a lista de aptos, basta clicar aqui.

5 respostas

  1. valor.com.br
    Chuvas diminuem e podem comprometer produção nacional

    As lavouras de cacau na Bahia e no Pará estão recebendo menos chuvas que a média nas últimas semanas, o que deve comprometer o desenvolvimento dos frutos da safra principal da temporada 2015/16, cuja colheita já deu os primeiros passos.

    Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CNPT/Inpe), o sul da Bahia, onde se concentra a produção do Estado, recebeu chuvas abaixo da média nos últimos dois meses.

    Em outubro, que costuma marcar o início do primeiro período chuvoso do Nordeste, as precipitações acumuladas no sul baiano ficaram entre 25 milímetros e 50 milímetros. Historicamente, há áreas que chegam a receber 150 milímetros no mês.

    Do o início de novembro até o dia 11, as precipitações na parte sul da Bahia não ultrapassaram os 25 milímetros, enquanto os dados históricos indicam que algumas regiões chegam a receber, em média, 200 milímetros de chuva nessa época.

    As lavouras têm enfrentado déficit hídrico, o que já gerou pessimismo. A TH Consultoria, cortou sua estimativa para a produção da safra principal na Bahia de 1,5 milhão de sacas para 1 milhão a 1,2 milhão. E ressaltou que a projeção está sujeita “a novas revisões para baixo, dependendo do retorno das chuvas”.

    O normal para essa época são chuvas alternadas com períodos secos, o que favorece a colheita e a manutenção da qualidade da fruta nas árvores. De acordo com Thomas Hartmann, diretor da consultoria, se houver uma quebra de safra forte, é possível que o país tenha que voltar a recorrer às importações, que desabaram este ano.

  2. Para votar é necessário apresentação de documento identificador, sendo assim, é impossível o morto votar, ou votarem em nome do falecido.

    E quanto a retirar o nome do falecido da lista dos aptos, tal solicitação deve ser feita pela família e não pela OAB local.

  3. A ordem divulga lista de aptos a votarem com base na quitação das anuidades, todos os citados pela doutora estivessem vivos estariam aptos porque estariam isentos do pagamento das anuidades, entretanto não votam porque obviamente estão mortos, e continuam na condição de vivos porque os familiares nunca informaram o falecimento, portanto vejo tal reportagem meramente como intriga da oposição , até porque eles constam em tais listas por alguns anos, também é bom que se diga, que apesar de aptos tais não aparecem em nenhumas das listas de votantes nas eleições passadas.

  4. Mimimi retado.
    Toda eleição tem nome de morto nas listas.
    Sempre trabalhei em eleições e nunca vi um morto aparecer para votar.
    Para ser considerado “apto” tem que comparecer para votar.
    Tá parecendo coisa de gente desinformada.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *