Tempo de leitura: 2 minutos

dr gustavo2Gustavo Leal Tavares

 

Quando a rinoplastia é executada por um cirurgião experimentado e qualificado, complicações são raras e normalmente menores.

 

A rinoplastia, que é a modificação da forma do nariz, é um dos procedimentos mais comuns em cirurgia plástica. Ela pode diminuir ou aumentar o tamanho do nariz, pode mudar a forma da ponta e mudar abaulamentos no dorso do nariz. Quando o paciente também tem alterações da respiração por um problema interno, estas podem ser corrigidas ao mesmo tempo.

Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter.

A rinoplastia, além de melhorar a aparência, aumenta a autoconfiança e autoestima do paciente. Você continua sendo “você”, porém “você” melhor! Antes de decidir pela cirurgia, pense sobre suas expectativas e as discuta com seu cirurgião.

Quando a rinoplastia é executada por um cirurgião experimentado e qualificado, complicações são raras e normalmente menores. Porém, como com qualquer operação, há riscos associados com a cirurgia e complicações específicas associadas com este procedimento.

Boa comunicação entre você e seu médico é essencial. Em sua consulta inicial, o cirurgião perguntará sobre a forma que você gostaria que tivesse seu nariz e vai avaliar a estrutura do seu nariz e rosto, e discute as possibilidades com você, dentro do que a medicina pode oferecer, esperando que a sua expectativa se adapte a realidade do possível.

O médico também explicará os fatores que podem influenciar o procedimento e os resultados. Estes fatores incluem a estrutura de seus ossos nasais e cartilagem, a forma de seu rosto, a espessura da sua pele, sua idade, e suas expectativas. Ele também lhe dará instruções específicas em como se preparar para cirurgia, que incluem orientações em relação à alimentação, bebidas, fumo, e evitar certas vitaminas e medicamentos e manter o uso de outras. Siga cuidadosamente as instruções que ajudarão sua cirurgia a correr perfeitamente.

Gustavo Leal de Lucena Tavares é otorrinolaringologista, cirurgião plástico facial e diretor técnico da Otoclin  – Centro Avançado de Otorrinolaringologia e Instituto do Sono.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *