Tempo de leitura: 2 minutos
Itabuna enfrenta colapso no abastecimento de água (Foto Martone Badaró).
Itabuna enfrenta colapso no abastecimento de água (Foto Martone Badaró).

A diretoria da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) divulgou nota em que informa ser falsa a lista com cronograma de abastecimento de água em Itabuna. O alerta foi emitido nesta sexta (4), após várias queixas de consumidores.

A lista era compartilhada desde o final de semana, principalmente via WhatsApp. O cronograma não possuía marca oficial da empresa, que demorou muito para desmenti-la, embora tenha se tornado “febre” nas redes sociais.

Na nota, a diretoria da Emasa diz que a lista é ação de má-fé de aproveitadores políticos. A Emasa, segundo dirigentes, possui cronograma de distribuição de água, mas não torna público por causa de ajustes que se tornam necessários “para melhor atender a população”. Confira a íntegra da nota abaixo:

A EMASA ESCLARECE

Aproveitadores, pessoas sem nenhum compromisso com nossa cidade, estão usando de má fé tentando tirar proveito político da situação crítica que toda a região atravessa devido à falta de chuvas. Além disso, fazem várias críticas a Emasa, inclusive divulgando uma lista com o suposto cronograma de abastecimento de água nos bairros da cidade.

A empresa tem se esforçado para atender seus usuários de acordo com a sua capacidade. A Emasa já tem um cronograma de abastecimento sim, mas que pode ser alterado para melhor atender à população. Por isto esta tabela que está sendo divulgada nas redes sociais não é oficial e não foi autorizada pela empresa.

Todas as providências necessárias estão sendo adotadas pela Emasa para amenizar a grave situação da falta d’ água, o suficiente para abastecer toda comunidade de forma satisfatória, inclusive após a decretação do Estado de Emergência pelo prefeito Claudevane Leite no dia 03/12. Atualmente, os carros pipa estão atendendo aos moradores em toda a cidade, fornecendo água, onde o abastecimento não está normal.

A Emasa reafirma que todas as providências estão sendo tomadas para atender da melhor forma possível a todos os itabunenses.

Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna.

12 respostas

  1. “Atualmente, os carros pipa estão atendendo aos moradores em toda a cidade, fornecendo água, onde o abastecimento não está normal.”

    Quem foi que assinou tal esclarecimento? Não vejo nome de ninguém. Quero saber quem assinou pois posso afirmar: VOCÊ É MENTIROSO!!MENTIROSO!
    Estamos sem água há 15 dias, os vizinhos que não tem dinheiro pra comprar no carro pipa estão pedindo aos outros. O Bairro de Fátima inteiro está sem água. Califórnia, Parque Boa Vista etc… é comum ver as pessoas passando com baldes de água pela rua pegando onde tem cisterna. Parece que voltamos aos anos 1960 que nem tinha água encanada. A Emasa continua falhando em sua comunicação, não tem uma gestão transparente com a população e sem planejamento deixou-nos sem água, enquanto TODAS as cidades da região que se abastecem dos mesmos rios não estão enfrentando falta d’água. Interessante não? Fica aí a questão: incompetência ou estratégia pra privatização?

  2. E nós usuários ficamos como nessa situação? Sem saber quando teremos água, sem carros pipas suficientes que atendam a população que também como escolas, clínicas e hospitais precisam ser também priorizados e não manipulados com carros pipas que atendem somente aos que tem influências. Repito a pergunta, ficamos como? Deveria a Emasa divulgar sim a lista oficial para conhecimento da população para que possamos tomar também outras providências. Porque pelo que eu entendi se a Emasa não puder abastecer tal bairro, será somente quando ela quiser, por dias, meses? Como fica o usuário sem saber uma data? Está errado, a população clama por uma lista oficial sim com cronograma e tudo mais de direito, pois além de pagar caro por isso merece o respeito da EMASA que vendo essa crise iminente resolve de uma hora pra outra interromper o abastecimento e fazer campanha na mídia social sobre racionamento. Um pouco tarde não acham?

  3. Uma pergunta de um leigo: O atual prefeito, ex-vereador, seus assessores e correliogionários, muito bem antenados com a realidade de Itabuna, sabiam que essa cidade tinha desde sempre uma oferta de água, capacidade de armazenamento. que não aguentaria um período de escassez; muitos deles estavam nos bastidores e na linha de frente do poder na primeira gestão de Geraldo Simões, lá pela década de 90, quando aconteceu um outro período de escassez de chuvas muito forte. Reclamaram que o governador da época – Paulo Souto – não recebeu o então prefeito do PT. Mas o governador atual lhes recebem são correligionários, aliados.

    Pois bem, quais foram as ações preventivas tomadas pela atual administração, aliada do governo do EStado e governo federal para minimizar essa situação?

    A prefetura não tem recursos para fazer barragem, nãi tem recursos para ter uma EMPRESA MUNICIPAL DE SANEAMENTO, mas tudo isso o atual prefeito já sabia desde que era somente vereador. Mas resolveu “casar com a viúva” se candidatou a prefeito sabendo que receberia uma prefeitura endividada, com a arrecadação caindo ano a ano, mas, a vaidade de ser Mas, construiram quantos resrvatórios para aumentar a capacidade de armazanemento tipo aquele que Ubaldo Dntas fez, que além de tudo aumentava a pressão da água na torneira e olha que na época de Ubaldo chovia com mais regularidade nessa região.

    Quer dizer, não fizeram nada???? ficaram quase quatro anos fazendo canteiro em avenida, fechando cruzamento e pintando meio fio???? Já vi esse filme antes!!!!

  4. Uma pergunta de um leigo: O atual prefeito, ex-vereador, seus assessores e correliogionários, muito bem antenados com a realidade de Itabuna, sabiam que essa cidade tinha desde sempre uma oferta de água, capacidade de armazenamento. que não aguentaria um período de escassez; muitos deles estavam nos bastidores e na linha de frente do poder na primeira gestão de Geraldo Simões, lá pela década de 90, quando aconteceu um outro período de escassez de chuvas muito forte. Reclamaram que o governador da época – Paulo Souto – não recebeu o então prefeito do PT. Mas o governador atual lhes recebem são correligionários, aliados.

    Pois bem, quais foram as ações preventivas tomadas pela atual administração, aliada do governo do EStado e governo federal para minimizar essa situação?

    A prefetura não tem recursos para fazer barragem, nãO tem recursos para ter uma EMPRESA MUNICIPAL DE SANEAMENTO, mas tudo isso o atual prefeito já sabia desde que era somente vereador. Mas resolveu “casar com a viúva” se candidatou a prefeito sabendo que receberia uma prefeitura endividada, com a arrecadação caindo ano a ano, mas, a vaidade de ser PREFEITO DE ITABUNA falu mais alto.

    Sabendo de tudo isso, fica a pergunta que não quer calar: construiram quantos resrvatórios para aumentar a capacidade de armazanemento? Tipo aquele que Ubaldo Dntas fez lá pelas bandas do S. Pedro, que além de guardar água, aumentava a pressão da água na torneira. Lembrando que na administração de Ubaldo chovia com mais regularidade nessa região.

    Quer dizer, não fizeram nada???? ficaram quase quatro anos fazendo canteiro em avenida, fechando cruzamento e pintando meio fio???? Já vi esse filme antes!!!! “QUEM MANDOU VOTAR NO HOMEM!”.

  5. Sinceramente, não creio que essa lista seja falsa. Acredito que houve “vasamento’ de informações. E uma vez que a população começou a reclamar e pedir soluções, a descabível nota veio à tona. Em fim….Concordo com o colega acima, que diz ser direito da população ter acesso a uma lista sim. Temos o direito de nos organizarmos e tomarmos as nossas providências em pró ao grande problema que (só o município não!), a região está enfrentando com a escarssez de água, uma vez que o município não se pronuncia de forma efetiva! A situação é séria!!!! E não é de agora que essa problemática ronda a nossa região. Além de não termos recursos hídricos para captação, a estrutura da EMASA é extremamente ultrapassada! Há séculos que não ocorre investimento técnico na infraestrutura da instituição com o objetivo de melhorar a eficiência da demanda de água no município. Os investimento que são feitos refere-se a cobrir folha de pagamento super lotada de funcionários fantasmas.A falta de chuva é um problema ambiental, sim. Mas essa situação em Itabuna não é novidade para ninguém. E até hoje nenhuma administração municipal tomou posse em solucionar. Então meus amigos, vamos pegar nossos baldinhos e tentar (seja lá de que forma for) fazer nossa reserva em casa.
    O engraçado é que água para distribuir não tem, mas para ser COMPRADA (carros pipas)ela está disponibilizada!!!!!!

  6. ALGUÉM PODERIA ME INFORMAR SE O NÚMERO 0800 DA EMASA MUDOU ?? É, PORQUE NINGUÉM ATENDE..OCUPADO .. OU NA CAIXA DE MENSAGEM !!! DIFÍCIL HEIM,,, SÃO CAETANO SEM ÁGUA!!!!!!!

  7. Não sei mais o que fazer, a pouca reserva de água que consegui acaba hoje, os vizinhos também estão sem abastecimento, nem tenho como pedir um balde d’água, pois não se sabe até quanto enfrentaremos essa situação. Pedi um caminhão pipa e até agora nada. É revoltante ver uma gestão que se iguala ao se preocupar mais com obras de fachada, deixando as necessárias debaixo do pano. É muito fácil pegar nosso dinheiro, comprar uns baldes de tintas e betume e sair por aí pintando faixas e tapando buracos, quero ver é resolver problemas mais complexos, que envolvem diretamente a qualidade de vida da população em geral, como é a questão do abastecimento de água. Prefeitos, secretários, vereadores e grupos políticos, vocês nos custam MUITO CAROS e não se pagam com trabalho, muito pelo contrário, são verdadeiros prejuízos em forma de gente.

  8. Estou sem entender pois fui na EMASA a semana passada e lá no mural,estava afixadas tabela do abastecimento. Aí eu pergunto A tabela é falsa ou a EMASA não tem mais como garantir a distribuição de acordo com a tabela que ela mesma divulgou no próprio mural?

  9. Pois é Alyne, a data de abastecimento para o meu bairro é justamente a mesma que me informaram por telefone, e liguei no final do mês de novembro. Estão mentindo, e mentindo descaradamente. Soltaram a tabela sem fazer um planejamento e ter noção real da situação. Novidade? Não. Incompetência que só se multiplica (me perdoem se os funcionários estão tomando como base a tal tabela falsa também, o que não deixa de ser uma incompetência dobrada). O pior de tudo é ver gente de grupos de oposição vibrando com a situação do povo, já veem vantagens propagandísticas politicamente para as próximas eleições. Triste.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *