Tempo de leitura: 3 minutos
Apesar de sinais contrários, Padilha diz que não conspira contra Dilma (Foto Wilson Dias/Ag. Brasil).
Apesar de sinais contrários, Padilha diz que não conspira contra Dilma (Foto Wilson Dias/Ag. Brasil).

O ex-ministro da Aviação Civil Eliseu Padilha disse ontem (6) que não participará de uma “conspiração” pelo impeachment e que “a chance é zero” de que ele e o presidente nacional do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer, participem de articulações para que o afastamento da presidenta da República aconteça.

“Quem conhece o presidente Michel Temer e me conhece sabe que conspiração não cabe no nosso vocabulário. Ele é um homem que é um democrata vocacionado à observância da Constituição e da Lei. Então ninguém espere de Michel e de mim golpe. Nós não seremos parceiros de golpe nenhum, nunca”, afirmou Padilha durante entrevista à imprensa para esclarecer os motivos que o levaram a protocolar, na última quinta-feira (3), a carta datada do dia 1º de dezembro, com o pedido de exoneração do cargo.

Questionado se ambos pretendem trabalhar a favor da presidenta para que ela fique no cargo, Eliseu Padilha disse que o PMDB está “dividido” em relação ao impeachment e que Temer está “ouvindo a todos” e só irá se manifestar quando tiver uma posição partidária.

“O PMDB tem uma composição múltipla. Uma parte do partido apoia e é fiel ao governo de forma incondicional, uma parte é neutra e uma parte faz oposição. O presidente Michel Temer tem que ser tradutor dessa vontade do partido, sob pena de perder o controle do partido. E esse é o momento que faz que ele tenha a posição que ele tem de refletir, de colher opiniões, para depois poder expressar”, disse.

De acordo com o ex-ministro, um dos motivos que o levaram a se afastar do cargo foi um “chamamento” do próprio Temer, para que cuide da articulação do partido, sendo interlocutor com os 27 diretórios regionais sobre o projeto para as eleições de 2016 e 2018.

“Eu sou aqui um executor daquilo que o presidente vai fazer no partido. Eu venho para cá para cuidar das eleições de 2016, 2018, cuidar do partido para que a gente possa ter as eleições que nos garantam ser o maior partido do país também a partir de 2016 e, mais ainda, a partir de 2018”, afirmou.

Ainda de acordo com Padilha, outras questões influenciaram na decisão, como o fato de não poder dispor do Fundo Nacional da Aviação Civil para tocar os projetos de ampliação e construção de aeroportos regionais, com os quais vinha se comprometendo junto a prefeitos e deputados. De acordo com o ex-ministro, o contingenciamento do fundo é compreensível, dado o momento econômico vivido pelo país, mas que o deixou “frustrado”.

Padilha disse também que quer voltar a se dedicar aos seus compromissos como advogado e empresário, mas admitiu que o fato de ter visto uma indicação sua para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ser retirada pelo Palácio do Planalto, foi um episódio que o fez “decidir” pela entrega da carta.

No fim da noite, a Secretaria de Imprensa da Presidência da Repúblca divulgou nota sobre o pedido de exoneração de Eliseu Padilha. “A presidenta da República, Dilma Rousseff, recebeu o pedido de exoneração do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha. Para o seu lugar, foi nomeado interinamente Guilherme Walter Ramalho, que ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta. A presidenta agradece os serviços prestados pelo ministro Padilha e deseja sucesso nos seus desafios futuros.”

4 respostas

  1. Muita gente vota contra a laia que se instalou nas costas do PT. Pessoas sem compromisso partidário ainda se acha no poder contra quem, de fato, tem compromisso.

  2. Um presidente do Brasil o PT prostituiu este simbolo maior de veneração e respeito pelo povo brasileiro,em termos de prostituição que chegou o Brasil tá quase se igualando a queda da República de Roma.

    Uma vez que,se pagando pra ser imperador de Roma ninguém queria,pela prostituição e corrupção endêmica da Republica romana,cuja prostituição e corrupção se espalhava por todo território.

    O que tá quasse igual,até o cachorro pra ser presidente do Brasil,o animal é capaz de recusar,cujo lamaçal é trilhões de vezes pior do que a lama de Mariana,o que só as Hienas se segura pra roer um narco de carniça,é o que o PT e uma legião de porcos e urubus faz de tudo em quanto pode roubar o nosso Brasil.

    Há ainda dá tempo,se afaste do PT pra não entrar no 5 dos infernos juntos com eles,foi o que aconteceu com a legião da República de Roma.

  3. -O PMDB SE TORNOU UM PARTIDO DE OPORTUNISTAS, ELES ESTÃO SEMPRE AO LADO DE QUEM ESTAR NO PODER, MAIS SÃO OS PRIMEIROS A ABANDONAR O BARCO QUANDO O MESMO COMEÇA A FAZER ÁGUA.
    -SE ISSO QUE O TEMER E SEUS COLIGADOS ESTÃO FAZENDO NÃO É CONSPIRAÇÃO, ENTÃO CONSPIRAÇÃO MUDOU DE NOME. A CARTA QUE ELE MANDOU PRA DILMA É UMA TOTAL DECLARAÇÃO DE GUERRA AO SEU GOVERNO.
    -PÔNCIOS PILATOS JÁ FEZ ESTE GESTO, SIMPLESMENTE LAVOU AS MÃOS.

  4. Desde quando o impeachment previsto na Constituição federal é uma conspiração? O PT quando oposição pedia impeachment para tudo e pedia também CPI para tudo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *