Tempo de leitura: 2 minutos

uadsonUadson Araújo de Jesus

 

Apesar do avanço tecnológico, o câncer de cabeça e pescoço ainda mata muito. Somente 20% dos pacientes conseguem a cura. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

 

 

A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade oncológica, cirúrgica, mas que também trata de moléstias benignas do território da face e do pescoço. O campo de atuação dessa especialidade inclui tumores de pele da face, pescoço e couro cabeludo, tireoide e paratireoide, glândulas salivares, lábios, cavidade oral, língua e garganta (laringe e faringe) e os cânceres de boca e garganta – de trato aéreo-digestivo alto.

Os fatores de risco ligados aos tumores de cabeça e pescoço, quando se excluem as lesões de pele e tumores de glândulas, tipo o tumor de tireoide, são múltiplos. Os mais importantes fatores são genéticos e hábitos de vida, tais como tabagismo e etilismo, contato com cimentos e fumaça de maneira constante, além dos hábitos alimentares – pacientes que ingerem pouca fibra e carotenoides e grandes quantidades de gordura saturada possuem maior risco de desenvolver doenças malignas.

As lesões de pele, em particular, são acentuadas quando há exposição solar em demasia e sem proteção, sendo esse fator decisivo para originar essas lesões.

A escolha do tratamento baseia-se em avaliações clínicas, radiológicas e histopatológica, afim de determinar a extensão do comprometimento pelo tumor, bem como tentar prever a evolução. Dentre os itens do arsenal terapêutico, temos a cirurgia como primeira escolha para a maioria das lesões, radioterapia e quimioterapia.

Apesar do avanço tecnológico, o câncer de cabeça e pescoço ainda mata muito. Somente 20% dos pacientes conseguem a cura. Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Se você perceber qualquer mancha branca ou vermelha na boca, ferimentos que não cicatrizam no rosto, no pescoço ou na boca (aftas) há mais de três semanas, procure imediatamente um cirurgião de cabeça e pescoço. Deve-se fazer o mesmo em caso de rouquidão recente e progressiva acompanhada de dificuldade para engolir e respirar.

Uadson Araújo de Jesus é cirurgião de cabeça e pescoço da Otoclin.

Uma resposta

  1. Queria saber os fatores de riscos para quem já fez a retirada da tireoide, mais agora tem um nódulo atras da orelha e vai ter que fazer uma cirurgia da orelha ate aonde ouve a retirada da tireoide ? oque pode acontecer ?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *