Tempo de leitura: 2 minutos
Para Moisés Damasceno, ação inibe roubo ou furto de celular (Foto Oziel Aragão/Arquivo).
Para Damasceno, ação inibe roubo ou furto de celular (Foto Oziel Aragão).

A Polícia Civil da Bahia é a primeira do País a usar o Cadastro de Estações Móveis Impedidas (Cemi), sistema da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR-Telecom) para bloquear aparelhos celulares, em caso de furtos e roubos. Um Núcleo de Estações Móveis Impedidas (Nemi) para o bloqueio começou a funcionar, nesta sexta-feira (18), na sede do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), na Piedade, em Salvador.

O núcleo terá equipe treinada na ABR-Telecom, no Rio de Janeiro, para utilizar o Cemi. Na primeira fase, serão bloqueados aparelhos, sem vinculação com linhas telefônicas, ainda não habilitados e oriundos de roubos de cargas ou assaltos em lojas de varejo. As ocorrências poderão ser registradas em qualquer delegacia da Bahia, e em seguida encaminhadas ao Nemi, que efetuará o bloqueio dos aparelhos.

De acordo com o diretor do DCCP, delegado Moisés Damasceno, um estudo realizado pela polícia, a partir da observação dos números de registros de ocorrências envolvendo passageiros de ônibus, clientes em restaurantes e assaltos a grandes varejistas, permitiu perceber que o celular é usado como principal moeda de troca e motivador da maioria dos crimes patrimoniais.

“Esse dado levou a Segurança Pública a pensar estratégias para bloquear o aparelho e torná-lo inutilizável para o possível receptador”, explicou Damasceno. A Polícia Civil de São Paulo iniciou as ações nesse sentido, solicitando o bloqueio às operadoras, mas encontrou dificuldades na operacionalização.

Inicialmente as operadoras exigiam o número de Imei, uma sequência com 15 números, registrada no aparelho ou na embalagem, raramente guardada pela vítima. Além disso, as operadoras de telefonia não aceitavam bloquear aparelhos, que não estivessem vinculados a uma linha, como os celulares roubados em lojas e oriundos de roubos de cargas.

Um grupo de trabalho, integrado pela Anatel, polícias civis de vários estados, operadoras de telefonia, Polícia Federal e ABR-Telecom, passou a discutir o acesso das polícias judiciárias, diretamente ao Cemi, para cadastrar os bloqueios. São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso também devem utilizar o Cemi.

3 respostas

  1. De nada irá adiantar. Existem softwares e dispositivos que desbloqueia e renomeia o IMEI do aparelho. Quem trabalha com manutenção de smartphones resolve com a maior facilidade, basta pagar.

  2. Miserável país,que se orgulha de “desbloquear celulares roubados” o que era motivo de orgulho que nenhum celulares fosse roubado.

    Isso que caracterizava um país que nos orgulharia de viver,que povo honesto,era uma referencia ao mundo.

    Apenas o nosso país iria fazer parte de outros seletos povos,cujo país é espelho ao demais. São alguns; Nova Zelândia,Cingapura,Suécia,Dinamarca,Japão,Islândia,
    Noruega e outros,o quanto o Brasil,fecha escola,na Holanda e Suécia,fecham é
    prisões.

    Nós somos países de ladrões,cujo presidente do Brasil for o PT,estamos no cu da cobra,condenado ao ostracismo,nem precisa dizer que não somos,somos sim,a autoridade maior do Brasil é uma bandida,chefe de saqueadores dos cofres público do Brasil,o PT, eis ai Lula Lalau e Dilma prostituta petrolão.

  3. Moisés Damasceno é, sem dúvida, um dos delegados mais sérios e competentes da polícia baiana. Servidor dedicado, que deve ser motivo de orgulho e exemplo para todos que sonham com uma polícia civil que atenda verdadeiramente às expectativas da população.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *