Tempo de leitura: 2 minutos
Indígenas discutem soluções com coordenador do Setaf, Marco Souza (Foto Divulgação).
Indígenas discutem soluções com coordenador do Setaf, Marco Souza (Foto Divulgação).

Viviane Cabral

Durante reunião, nesta sexta-feira (18), com o coordenador regional do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf/Litoral Sul), Marcos Souza, indígenas da tribo Pataxó Hã-Hã-Hãe, da Aldeia Bahetá, em Itajú do Colônia, apresentaram as demandas para a regularização do sistema de abastecimento de água na região. A tribo também busca melhorias na infraestrutura para o escoamento da produção, investimentos na agricultura familiar e a renegociação da dívida com o Banco do Brasil.

O presidente da Cooperativa Mista de Produtores Rurais e Indígenas, Edson Santana, “Son Pataxó”, revelou que foram contraídos mais de R$ 5 milhões em empréstimos com o Banco do Brasil e 99 % desse recurso foi utilizado para a compra de gado de leite. No entanto, com a crise nacional e a grave estiagem dos últimos meses, o gado está cada dia mais magro e de difícil comercialização para conseguir honrar com as parcelas do financiamento.

– A nossa preocupação é que estão vencendo as parcelas do Pronaf no momento da estiagem e de crise financeira no país. A nossa preocupação é que a inadimplência não venha crescer, e que os bancos nos dê mais um prazo para que a gente tome um fôlego para, lá na frente, pagar e não voltar para a linha da miséria” – revelou Son.

Outra demanda solicitada pelo grupo é verificar com o banco a possibilidade de liberar recursos para o manejo de pastagem e a melhoria de aguada em Itaju do Colônia.

Para o Cacique Regi, que também é vereador do município, a comunidade precisa também, de investimentos na agricultura para ter o retorno dentro da Agricultura Familiar. “A gente tem um rio, um “pedaço de terra” que a gente quer fazer um cinturão verde na nossa aldeia, mas precisamos da parceria com o Governo”.

O coordenador do Setaf, junto aos técnicos da Bahiater, informou que encaminhará as solicitações e fará visitas as comunidades. “A diversidade em nosso território é grande e temos a obrigação de ir a campo, conhecer os problemas e buscar as soluções para todos”, disse Marcos.

LOCALIZAÇÃO

A aldeia Bahetá está localizada na margem direita do rio que corta o município de Itajú do Colônia. Nessa comunidade vivem 152 famílias, coordenadas pelo Cacique Regi, com a participação de 11 lideranças indígenas. Na comunidade possui ainda duas associações e uma cooperativa.

6 respostas

  1. Pena que eles não falar que ouve incêndio proposital com a finalidade de fazer expansão da bovinocultura de corte e leite nas áreas indígenas do Panelão (Jacareci/Camacan), que seguiu pra Baretá (Itajú) em Pau Brasil no Mundo Novo, Agua Vermelha, Ourinho e taquari. Os índios brancos queimaram as pastagens, o fogo seguiu para as roças de cacau e por fim para as matas. A cidade de Pau Brasil dormia e acordava respirando fumaça e ninguém até o momento nada fez e nada vai fazer? Agora os índios querem ajuda para fazer um cinturão verde, de capim? Ou de horta? As matas vocês todos os anos no mês de novembro a janeiro fazem queimada assim como os caras pálidas. NÃO SE FAZEM INDIOS COMO ANTIGAMENTE

  2. Passou da hora de se aprender que não existe fábrica artificial de água, ela está vinculada ao respeito do homem pela natureza. Os índios estão fazendo a dança da chuva? Ela é um tipo de oração, uma prece ao poder divino. Parece que o povo esqueceu de Deus.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *