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Faculdade de Ilhéus e Instituto Cabruca oferecem pós em gestão de negócios de chocolate (Foto Pedro Augusto).
Faculdade de Ilhéus e Instituto Cabruca oferecem pós em gestão de negócios de chocolate (Foto Pedro Augusto).

As inscrições para o curso de especialização em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate da Faculdade de Ilhéus ficam abertas até o próximo sábado (16), na secretaria da instituição. Este é o segundo curso de pós-graduação nessa área existente no Brasil. Atualmente, apenas uma faculdade de Canela (RS) oferece a especialização.

A iniciativa da Faculdade de Ilhéus tem parceria com o Instituto Cabruca, que promove eventos e produção de conhecimento sobre o manejo do cacau no País. De acordo com os coordenadores, o curso foi formatado levando em consideração o grande momento da produção de chocolate gourmet no Sul da Bahia, maior região produtora de cacau do País, aliado aos conceitos de qualidade, sustentabilidade, origem e inovação.

Sob a coordenação da professora Adriana Reis, o curso em Gestão em Negócios de Cacau e Chocolate vai passar por toda a cadeia do cacau, tanto a parte de processo e tecnologia do chocolate, como a do beneficiamento do chocolate, bem como a parte de gestão e empreendedorismo.

Conforme informação da diretora acadêmica da Faculdade, Sandra Milanesi, logo após o período de inscrições, haverá o processo seletivo através da análise de curriculum e entrevista do candidato. A matrícula está marcada para o período 1 a 17 de fevereiro próximo. Outras informações podem ser obtidas através do site da faculdade ou, presencialmente, na Secretaria Acadêmica.

Pode participar da especialização qualquer pessoa interessada em cacau e chocolate que tenha graduação. A carga horária é de 380 horas/aula, com duração de 18 meses, com aulas durante um final de semana por mês (sexta e sábado e, às vezes, domingo). O investimento é de 17 parcelas de R$ 510,00.

O presidente do Instituto Cabruca, Durval Libânio, declarou que a proposta do curso formar empresários em Cacau e Chocolate no sul da Bahia, com base nas palavras-chave  produtos, funcionários, sustentabilidade, artesanais e o gourmet – Chocolate de Origem, além de enfatizar a importância do consumo de chocolate por questões de saúde e até na prevenção aos problemas cardíacos.

Hoje na região Sul da Bahia, com esse novo movimento, já existem mais de 30 marcas de chocolate gourmet. “Nosso interesse é contribuir com o profissionalismo para o setor. Outro objetivo é integrar esse projeto ao turismo regional, com um melhor aproveitamento das fazendas, e promover o cacau fino no mercado chocolate”, enfatiza Libânio.

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